TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Densidade Dos Solidos

Trabalho Universitário: Densidade Dos Solidos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  1.661 Palavras (7 Páginas)  •  240 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI

DEPARTAMENTO DE QUÍMICA – FACET

ATIVIDADE 1: NATUREZA DOS COMPOSTOS ORGÂNICOS E INORGÂNICOS

PROPRIEDADES FÍSICAS

Disciplina: Química Orgânica I Turma: Química

Data do experimento: 11/12/2012 Data da entrega: 18/12/2012

Professor: Rodrigo Moreira Verly

Autores:

Karla Cristiane Gomes Pena

Diamantina

2º semestre/2012

OBJETIVO: Observar as diferenças físicas entre substâncias orgânicas e substâncias inorgânicas.

INTRODUÇÃO:

A partir do desenvolvimento da mecânica quântica, compreendeu-se a relação entre as propriedades químicas dos elementos e a sua estrutura eletrônica. A ligação química, sendo a interação entre dois átomos ou grupos de átomos, está intimamente ligada ao rearranjo da estrutura eletrônica.

Os átomos se combinam entre si para dar substâncias de menor energia, mais estáveis, tendo propriedades diferentes dos átomos que contêm. Existem três mecanismos possíveis para alcançar, via formação de ligações químicas, uma situação termodinamicamente mais estável que aquela de átomos ou íons isolados.

Uma ligação iônica é consequência da atração eletrostática entre íons com cargas opostas. Se um elemento é formado de um cátion e um ânion, a ligação iônica depende principalmente, da diferença de eletronegatividades entre os íons.

Ligações covalentes é caracterizada pelo compartilhamento de um par de elétrons entre dois átomos vizinhos, que unidos, podem formar moléculas ou sólidos covalentes. Quando este compartilhamento é equivalente para ambos os átomos, não há densidade eletrônica ao redor da molécula e a ligação é dita apolar. Quando a diferença de eletronegatividade é considerável, a densidade eletrônica é desigual na molécula e a ligação é denominada ligação covalente polar.

Cada tipo de ligação química pode levar a substâncias com propriedades físicas e químicas bem distintas. Substâncias iônicas como o sal de cozinha (NaCl), normalmente apresentam alto ponto de fusão porque os cátions e os ânions se atraem fortemente e alta solubilidade em água (e em outros solventes polares com alta constante dielétrica). Sólidos covalentes, por sua vez, são normalmente maus condutores elétricos e insolúveis em água, apresentando ponto de fusão baixo.

Este relatório visa à observação experimental das diferentes propriedades físicas em relação às ligações intermoleculares e intramoleculares e, principalmente, a diferenciação entre compostos orgânicos e inorgânicos.

MATERIAIS E MÉTODOS:

Materiais Utilizados:

1) Tubos de ensaio

2) Tubos de Thiele

3) Termômetro

4) Tubos capilares

5) Bico de Bunsen

6) Bastão de vidro

7) Suporte universal

8) Garras

9) Mufas

10) Vidro de relógio

11) Fita adesiva

12) Tubo de látex

13) Tubo longo de vidro

14) Fósforo

15) Espátula

16) Conta-gotas

Reagentes utilizados:

1) Acetato de sódio

2) Acetanilida

3) p-nitroacetanilida

4) Acetato de sódio

5) Cloreto de cálcio

6) Água destilada

Procedimento experimental:

A) Determinação do ponto de fusão

Utilizou-se um sistema apropriado com tubo de Thiele, para determinar as faixas de fusão para a acetanilida, p-nitroacetanilida e acetato de sódio. Pegou-se um capilar de fusão e fechou-se uma das extremidades girando-o ao leve contato com a chama do bico de Bunsen até observar a formação de uma “pérola” na extremidade. Colocou-se um pouco de acetanilida em um vidro de relógio, macerou-o e introduziu a substância no capilar, pressionando-a contra o sólido com a extremidade aberta do tubo e codificou-se o tubo utilizando caneta apropriada. O mesmo procedimento foi feito com a p-nitroacetanilida e acetato de sódio em tubos capilares, codificando-os. Com uma fita adesiva fixou-se cuidadosamente os três tubos capilares ao termômetro de modo que as substâncias ficassem na mesma altura do bulbo do termômetro e a fita o mais próximo possível das extremidades abertas dos capilares. Prendeu-se o termômetro a uma garra de modo que o bulbo do termômetro atingisse o nível da saída superior da alça do tubo Thiele e estivesse totalmente submerso no óleo. Aqueceu-se cuidadosamente o sistema sempre com a chama tocando apenas a alça do tubo de Thiele. Atentou-se para a variação na temperatura, para o aspecto físico das substâncias e para a temperatura na qual verificou-se a mudança no aspecto, principalmente em torno de 60, 100-130, 160-190 ºC. Anotou-se as modificações observadas. Interrompeu-se o aquecimento ao se verificar a fusão da p-nitroacetanilida.

B) Determinação da solubilidade

Colocou-se uma ponta de espátula de cloreto de cálcio, de acetanilida e acetato de sódio, separadamente, em três tubos de ensaio. Adicionou-se água destilada com conta-gotas em cada tubo, agitando-o após

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com