TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Densidade Picnômetro

Artigos Científicos: Densidade Picnômetro. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/8/2014  •  2.525 Palavras (11 Páginas)  •  1.070 Visualizações

Página 1 de 11

Ministério da Educação

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Instituto Federal Goiano – Câmpus Ceres

Licenciatura Plena em Química

DENSIDADE RELATIVA DE LÍQUIDOS – MÉTODO DO PICNÔMETRO

Relatório nº 1.

Sob exigência da disciplina

Físico-Química Experimental II

CERES - GO

MARÇO/ 2014

Ministério da Educação

Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica

Instituto Federal Goiano – Câmpus Ceres

Licenciatura Plena em Química

Disciplina: Físico-Química Experimental II

Professora: Elza Paula Silva Rocha

Acadêmicos: Caio César Souza Vilaça

Cláudio Marcos Borba Conceição

Geruza Alves Rodrigues

Késia Damaso de Oliveira

Marcos Vinícius Dimas Pacífico

Wesley Barbosa da Silva

DENSIDADE RELATIVA DE LÍQUIDOS – MÉTODO DO PICNÔMETRO

CERES - GO

MARÇO/ 2014

I – OBJETIVO

A primeira experiência de “Físico-Química Experimental II”, realizada no dia 10 de março de 2014, teve como objetivo principal:

- Determinar a densidade das substâncias líquidas: etanol e éter de petróleo, pelo método do picnômetro, comparando os resultados obtidos experimentalmente com os da literatura, avaliando assim sua validade.

II – INTRODUÇÃO

No dia-a-dia e com uma certa frequência, a densidade de um material utiliza-se indiferentemente como meio de avaliar quanta matéria está presente. Isto significa que este conceito não esta suficientemente clarificado.

Quando se pretende por exemplo, efectuar a determinação da densidade de um dado material utilizando os métodos habituais, surge a necessidade de se ser muito preciso na preparação do material.

Porque a necessidade de tal rigor? a razão explica-se por haver situações em que ocorre por exemplo a entrada de bolhas de ar na preparação o que vai induzir a erros experimentais, alterando a densidade dessa mesma preparação.

Um objeto que é essencial na determinação da densidade de uma substância é a balança.

BALANÇA

A unidade de massa no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o quilograma (kg). A medição da massa de um corpo efetua-se, normalmente, com balanças. A precisão de uma balança depende muito do ambiente em que se encontra e da habilidade do operador. Para conservar esta qualidade, devem evitar-se correntes de ar, variações de

temperatura ou vibrações e resguardar a balança do pó e dos vapores corrosivos.

Os estados da matéria podem, de forma simplificada, ser agrupados em sólido, líquido e gasoso. Uma das propriedades macroscópicas que geralmente distingue esses três estados da matéria é a densidade específica (massa/volume), pois para materiais comuns do dia a dia, a densidade de gases é menor do que a de líquidos, e as dos líquidos menor ainda do que a dos sólidos, embora neste último caso haja muitas excessões. A densidade é uma grandeza intensiva, isto é, não depende da quantidade de matéria. Assim, a densidade da água pura contida em um litro ou numa colher de 5 ml é a mesma. De forma geral, se a substância é homogênea, então a sua densidade é a mesma em todos os pontos do volume que ocupa. A densidade depende do tipo de substância, mas é em geral influenciada pela temperatura e pela pressão.

A Picnometria é um processo que utiliza um picnômetro (de líquidos ou sólidos) para determinar a densidade relativa de dois materiais (líquido-líquido ou líquido-sólidos).

Exixtem dois tipo de picnômetro : o picnômetro de líquidos é um pequeno frasco de vidro usado para determinar a densidade relativa de líquidos. Este pequeno frasco está completamente cheio quando o tubo da sua tampa estiver também cheio de líquido. Isso permite que a capacidade do picnômetro (à mesma temperatura) seja rigorosamente a mesma.

O Picnômetro de sólidos é também um pequeno frasco de vidro utilizado para determinar a densidade relativa de sólidos granulados ou em pó. A boca do frasco é larga para que se possam introduzir as amostras. A tampa tem uma marca por onde o líquido é acertado com o auxílio de papel absorvente.

O processo de enchimento de um picnômetro se faz pelo escorrimento do líquido pela parede para evitar a formação de bolhas de ar. As bolhas de ar são fonte de erros experimentais. Quando o picnômetro estiver completamente cheio, introduz-se a tampa com um movimento vertical rápido que obrigue o líquido a entrar para o seu interior. Para acertar o líquido pela marca é conveniente utilizar o papel absorvente.

Éter de petróleo é uma mistura de hidrocarbonetos, composta principalmente pelo pentano e o hexano, que se obtém na destilaçãodo petróleo. A sua composição pode variar, e o seu ponto de ebulição varia entre 60-75°C. É utilizado como solvente apolar em laboratório, nas indústrias, nas tinturarias, em lavagens a seco, como desengraxante e na remoção de adesivos. A benzina (também chamada de éter de petróleo) é um líquido obtido na destilação fracionada do petróleo entre 35-90°C, constituído por hidrocarbonetos, geralmente alifáticos, de baixo peso molecular (pentano, hexano). A fração de alto ponto de ebulição denomina-seligroína. A benzina emprega-se como solvente e como extractante. Também é utilizada em lavagens à seco, devido a sua volatilidade.1

Possui

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com