TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Deparatamento Pessoal

Pesquisas Acadêmicas: Deparatamento Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/6/2014  •  244 Palavras (1 Páginas)  •  164 Visualizações

Proporcionar a todos os profissionais que atuam nas áreas de RH, Departamento Pessoal, e/ou Contábil das empresas e pessoas que queiram iniciar atividades relacionadas com a administração de pessoal uma macro visão das rotinas trabalhistas que devem seguir.

Departamento Pessoal é o setor responsável pelos funcionários da empresa, desde sua admissão até sua demissão. O D.P., como é conhecido, possui, basicamente, 3 setores com atribuições distintas: admissão, controle/manutenção e demissão.

O setor de admissão cuida da parte de recrutamento e seleção do funcionário,de acordo com as necessidades da empresa. Primeiro verifica-se o perfil profissiográfico (são todas as atribuições, características profissionais do empregado) que a empresa está procurando no futuro empregado. Depois inicia-se o processo de recrutamento e seleção, por meio de escolha de currículos e fazendo entrevistas e dinâmicas de grupo. Esse setor também é responsável pela integração do novo funcionário na empresa, nos critérios administrativos e jurídicos. Esse setor deve registrar o empregado conforme legislação trabalhista vigente.

O setor de controle/manutenção é responsável pela confecção da folha de pagamento, bem como do controle da jornada de trabalho, salários, pagamentos de todos os impostos pertinentes aos funcionários, fluxo de freqüencia e todas as rotinas trabalhistas.

Por último e não menos importante o setor de desligamento ou demissão tem por finalidade cuidar de todo o processo de quitação de trabalho do funcionário, elaborando sua rescisão do contrato de trabalho e representando a empresa nos órgãos oficiais do trabalho (DRT - Delegacia regional do Trabalho, sindicados, Jstiça do Trabalho, etc.).

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com