TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dependencia 2 Semestre

Casos: Dependencia 2 Semestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/11/2014  •  2.526 Palavras (11 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 11

Tema: ambiente empresarial

Trabalho de conclusão do semestre, apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Bacharel em Ciências Contábeis.

Orientador: Prof. Vania Machado

Redenção - Pá

2013

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO__________________________________________4

INTRODUÇÃO ____________________________________________5

DESENVOLVIMENTO__________________________________6 a 12

CONCLUSÃO_____________________________________________13

REFERÊNCIAS __________________________________________14

ANEXO_________________________________________________ 15

1- Apresentação

A presente pesquisa visa à discussão acerca do use dos Sistemas de Gestão Ambiental como fonte de maximização do desempenho produtivo e do aumento dos ganhos financeiros. Para tal, faz-se o uso de fontes bibliográficas, documentais e explanações práticas concebidas nas fontes pesquisadas, sobre a importância da Gestão Ambiental para o posicionamento estratégico empresarial frente às forças do mercado,consumidores e instituições competentes de regulamentação e normalização. O Sistema de Gestão Ambiental se originou com o desenvolvimento dos sistemas de qualidade; sua definição é proposta como a parte de um sistema de gestão de uma organização que a utiliza para o desenvolvimento e a implementação da sua política ambiental e para o gerenciamento dos seus aspectos ambientais.Com a abertura comercial brasileira implementada na década de 90, a questão ambiental começou a fazer parte da gestão empresarial das corporações brasileiras e nacionalizadas, em função do aumento da concorrência internacional e da instalação de empresas internacionais competitivas no cenário nacional.

2- Introdução

As organizações devem adaptar-se a circunstâncias específicas, mas sempre de forma planejada. Tal planejamento é bastante facilitado por alguns instrumentos que por regulamentação ou autoregulamentação devem ser considerados por todas as instituições que almejam um desenvolvimento sustentável. Esses instrumentos permitem também o aprimoramento da percepção comum sobre o ambiente externo, de modo a facilitar a adaptação de toda a organização e a sustentabilidade de suas atividades. O ambiente externo aponta para o aumento da consciência ecológica dos consumidores que exigem organizações como instituições criadas para desempenhar determinadas funções junto àsociedade. Para esse grupo de consumidores a legitimidade organizacional depende do cumprimento correto de suas atividades.Dentro desse contexto, a preservação do meio ambiente vem ganhando um espaço crescente. O desenvolvimento da consciência ecológica em diferentes camadas e setores da sociedade acaba por envolver também o setor empresarial que vislumbra, no aumento dessa consciência, uma oportunidade de consolidar suas marcas, ampliar seu portfólio de produtos e serviços, aumentar a legitimidade organizacional e outras vantagens, por meio da Gestão Ambiental.

3- Desenvolvimento

O que é motivação?

Motivação é um impulso, um sentimento que faz com que as pessoas ajam para atingir seus objetivos, e é um termo oriundo do latim. Motivação é o que faz com que os indivíduos deem o melhor de si, façam o possível para conquistar o que almejam, e muitas vezes, alguns acabam até mesmo “passando por cima” de outras pessoas.

Motivação é um tópico muito estudado pela psicologia, para saber o que faz com que as pessoas se comportem da maneira que fazem, de onde sai a motivação, e o que ocorre quando as pessoas não são motivadas. A motivação é avaliada em certos tratamentos psicológicos em que é imprescindível medir a disposição real que um indivíduo tem para iniciar um tratamento.

A motivação, e a falta dela, são assuntos muito discutidos também nasorganizações. A motivação empresarial, ou seja, a capacidade de motivar cada elemento de uma empresa é essencial para o seu sucesso. Motivação e liderança são conceitos que estão intimamente ligados. Um bom líder deve estar motivado e ao mesmo tempo, deve ser capaz de motivar os elementos da sua equipe.

A motivação é um elemento essencial para o desenvolvimento do ser humano. Sem motivação é muito mais difícil cumprir algumas tarefas. É muito importante ter motivação para estudar, para fazer exercício físico, para trabalhar, etc.

A motivação pode acontecer através de uma força interior, ou seja, cada pessoa tem a capacidade de se motivar ou desmotivar, também chamada de auto-motivação, ou motivação intrínseca. Há também a motivação extrínseca, que é aquela gerada pelo ambiente que a pessoa vive, o que ocorre na vida dela influencia em sua motivação.

Na área da psicologia, Maslow e McClelland criaram suas teorias para motivação. Maslow disse que o homem se motiva quando suas necessidades são supridas, como a auto realização, autoestima, necessidades sociais, segurança e necessidades fisiológicas. Já McClelland, indicou três necessidades que são essenciais para a motivação: poder, afiliação e realização.

Como a Teoria da Hierarquia das Necessidades de Maslow explica a Motivação humana

A hierarquia de necessidades de Maslow, também conhecida como pirâmide deMaslow, é uma divisão hierárquica proposta por Abraham Maslow, em que as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto. Cada um tem de "escalar" uma hierarquia de necessidades para atingir a sua auto-realização. Maslow define um conjunto de cinco

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com