TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional 1 Bimestre

Ensaios: Desafio Profissional 1 Bimestre. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  930 Palavras (4 Páginas)  •  611 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Estrutura e Organização da Educação Brasileira

Educação e Diversidade

Lessia Alves Costa Prado: - RA:8527963004

Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão das disciplinas “Educação e Diversidade” e “Estrutura e Organização da Educação Brasileira”, sob orientação da Tutora EAD Simone Anacleto Pariz

São Paulo/

2014

Introdução

Através da análise das legislações os principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito as diversidades e ao multiculturalismo segundo a LDBEN 9396/96 , PCN, diretrizes nacionais para educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africanas, e referencial curricular nacional para educação infantil, são algumas delas ;

Desenvolvimento

Passo1

Documento:

Principais aspectos abordados nos documentos relacionados ao respeito às diversidades e ao multiculturalismo.

Lei de Diretrizes e Bases

Da Educação Nacional

(LDBEN 9.394/96) Art. 1: A educação abrange os processos formativos que desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisas, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil nas manifestações culturais.

Art. 2: A educação, dever da família e do Estado, inspirado nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação.

Art. 3: Igualdade de condições para o acesso e permanência na escola.

Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber.

Valorização do profissional da educação escolar.

Gestão democrática do ensino público na forma desta Lei e da legislação dos sistemas.

Consideração com diversidade étnico-racial

Parâmetros Curriculares

Nacionais (PCN)

É uma referencia de qualidade para educação no ensino fundamental em todo país. Tem como função orientar e garantir a coerência dos investimentos no sistema educacional.

O processo de elaboração dos parâmetros curriculares nacionais teve inicio a partir do estudo de propostas curriculares de Estados e Municípios brasileiros, da análise realizada pela Fundação Carlos Chagas. Sobre os currículos oficiais e do contrato com informações relativas à experiência de outros países.

Quanto à pluralidade cultural reflete um conhecimento fundamental de muitas linguagens que se apresentam como fato de identidade de grupos e indivíduos, facilitando à criança a compreensão de normas e regulamentos para a organização da vida coletiva, tomando conhecimento da existência de diferentes grupos étnicos culturais e da diversidade de outras culturas. Além de promover os princípios éticos de liberdade, dignidade, respeito mútuo justiça e equidade e solidariedade dialogo no cotidiano. Característica especifica e singulares de regiões, etnias escolas, professores e alunos.

Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de

História e Cultura Afro-Brasileira e Africana Com o movimento negro estabeleceram canais de comunicação contendo suas formas de vivência incluindo nas disciplinas escolares. É de responsabilidade de a escola acabar com o racismo entre alunos fazendo com que as pessoas entendam as diferenças étnico- raciais . Ainda mais como o Brasil que é um país multi- étnico e pluricultural fazendo com que todos tenham o direito de aprender e ampliar seus conhecimentos. Podemos implantar o ensino de Historia Afro Brasileira nas disciplinas, como educação artística, literatura, historia do Brasil e também através de datas comemorativas.

Referencial Curricular

Nacional para Educação

Infantil, Volume 1. Cabe ao professor a tarefa de individualizar as situações de aprendizagem oferecidas as crianças considerando suas diferenças capacidade emocional, afetiva. Ficando mais difícil lidar com as crianças menores já que muitas ainda não fala dificultando a comunicação, e sem contar com as que possuem algum tipo de deficiência física ou mental. Mas o convívio com outras crianças ajuda a melhorar as dificuldades.

O educador deve aplicar o ensino de acordo com a faixa etária da criança respeitando seu limite de aprendizado lembrando que “todos” têm o direito de aprender.

As pessoas com necessidades especiais representam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com