TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio profissional Logistica Bimestre 2015

Por:   •  27/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.709 Palavras (7 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 7

RESUMO

        Iremos apresentar o funcionamento de uma empresa esmagadora de grãos, instalada na cidade de Rondonópolis – MT, com sua fábrica construída em um local estratégico, acessível e de fácil localização para receber seus insumos de toda região do mato grosso. Uma fábrica de grande porte, com uma estrutura bem trabalhada e equipamentos modernos para um melhor alcance de suas metas e resultados, este estudo ou levantamento foi realizado de forma consultiva, através de informações disponibilizadas em sites e outros meios de divulgação.

        Estaremos relacionando a importância de um controle de produção efetivo e eficiente, com aplicação de normas de conduta e de controle sobre os diversos setores industriais, buscando sempre uma melhor execução do processo com maior produtividade e habilidade. O controle realizado de forma conjugada com todos os setores aumenta a eficácia do processo, não ocasionando perdas ou desperdício, assim como mantem sempre um margem de segurança para que não haja desabastecimento e escassez de insumos para desenvolver a atividade.

 APRESENTAÇÃO

Atividade desenvolvida através do estudo de uma empresa do ramo industrial, beneficiadora de soja e produtora de Biodiesel, empresa de grande porte com faturamento anual em torno de R$ 660.000.000,00; a empresa desenvolve sua atividade há 4 (quatro) anos na cidade de Rondonópolis – MT, atendendo o mercado interno e externo, com exportação de commodities como Farelo, casca e óleo de soja e a venda de biodiesel pra Petrobrás que por legislação vigente no país é o único comprador legal que arremata os lotes produzidos através de leilões e após isso vende pra seus clientes (postos de gasolina).

        A empresa desenvolve suas atividades com o foco de atender a demanda do mercado de empresas de produtoras de rações, grandes pecuaristas que tem nos derivados da soja grande fonte de proteína e fibra, e também atender o mercado internacional com óleo de soja e os derivados da soja, que é um negócio muito lucrativo e com alta demanda.

        O esmagamento e beneficiamento da soja é um processo industrial atípico, haja vista que não há uma grande gama de insumos no processo e a contrário da maioria dos processos industriais, existe somente uma matéria prima que gera três co-produtos: Óleo, Farelo e Casca.

[pic 1]

Já o Biodiesel é um processo mais complexo que “compra” óleo da esmagadora de soja e o processa juntamente com insumos químicos que reagem com o óleo transformando-o em diesel biológico.

Os insumos utilizados nessa cadeia são:

  • Metanol – Álcool Metílico CH4O – É o reagente que serve pra quebrar

as moléculas dos Triglicerídeos.

  •  Metilato de Sódio – H³C – O Na+ - Catalisador A intenção do catalisador é modificar a velocidade da reação. Pra isso, ele atua na parte "lenta" da reação, modificando a energia de ativação desta.
  •  Ácido Cítrico - Citrato de hidrogênio - C6H8O7 – Neutraliza o catalisador utilizado na reação química.
  •  Hidróxido de Sódio – Usado para equilibrar o Ph do óleo.
  •  Ácido Clorídrico – HCL – É utilizado na reação de separação da Glicerina dos Ácidos Graxos.
  •  TBHQ - (terc butil hidroquinona) – Mantém a estabilidade Oxidativa do óleo.

[pic 2]

MAPEAMENTO DA EMPRESA

Observando quais são os insumos utilizados no processo e a matéria prima, notamos que a soja utilizada é adquirida em todo território do estado, com uma logística muito eficiente por parte da empresa, uma vez que está localizada numa região extremamente forte na produção de soja, o que facilita a logística e ainda é reforçada por um grande armazém local com capacidade de 300 milhões de quilos e ainda armazéns menores em pontos estratégicos do estado que facilita a estocagem e recepção do grão vindo dos produtores mais distantes e também gera pra empresa o poder de esperar o período quando a soja está em falta e poder escolher se quer vender a soja ou processá-la de acordo com o que estiver mais vantajoso segundo as perspectivas do mercado externo e da bolsa de valores, em contrapartida no processo de extração do óleo da soja é utilizado um produto solvente chamado Hexano sendo esse o único insumo utilizado nesse processo, comprado da Petrobrás e retirado de dois pontos do país, Araucária (PA) ou Santos (SP), e os insumos do Biodiesel serem retirados principalmente em São Paulo, é necessário trabalhar sempre com um estoque pulmão de uma semana, considerando o lead time de entrega de cada fornecedor, como a empresa conta com tanques para armazenagem desses químicos, pode-se trabalham com um estoque pulmão até mais “folgado”, porém foi necessário, também, analisarmos o custo de armazenagem do mesmo.

Nesse interim observamos o papel fundamental da área de PCP (planejamento e controle da Produção), uma vez que este compila, analisa e avalia as informações recebidas das áreas comercial, produção e logística, considerando diretamente os estoques de produto acabado, insumos e matéria prima, prevendo vendas e demanda produtiva, capacidade da planta, provisionando a compra de matéria prima e garantindo de maneira eficiente que o produto seja entregue no consumidor final dentro dos prazos e que a área produtiva não pare por falta de insumos ou matéria prima. Também consideramos a capacidade produtiva da planta que é de 4000 tons de soja esmagada das quais é gerada 800 tons de óleo, 2880 tons de farelo e 200 tons de casca, respectivamente (20%, 72% e 5%), assumindo uma perda conhecida de 3%. Pro Biodiesel a capacidade é de 600 tons por dia com geração de três sub produtos oleína, glicerina e borra, estes são vendidos no mercado interno, como sobras de processo uma vez que esses produtos surgem da reação química do biodiesel e o custo operacional não está voltado a produzi-los embora os mesmos tenham valor comercial.

No contexto logístico da fábrica observamos grandes vantagens, como o fato de estar num condomínio logístico com um complexo ferroviário que embarca seus produtos on-line direto do armazém para o trem, a localização geográfica numa rodovia com saída para as duas principais rotas de transportes, e com posição estratégica tanto pro recebimento de materiais quanto pro escoamento da produção, saída para norte e sul do país. Também uma capacidade estática de armazenagem muito boa, tanto pra insumos, quanto matéria prima e produtos acabados o que dá vantagem competitiva no mercado internacional, por poder esperar o melhor momento de venda.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)   pdf (156.2 Kb)   docx (74.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com