TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional Apollo 13 - Dimensão Humana em GC

Por:   •  26/6/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.770 Palavras (8 Páginas)  •  423 Visualizações

Página 1 de 8

MBA EM GESTÃO DE PESSOAS

PÓS-GRADUAÇÃO 2016

André Hoffmann da Rosa

Samuel Pereira Severo

Disciplinas módulo - A

Liderança

Desenvolvimento Organizacional

Dimensão Humana na Governança Corporativa

Autor: Prof. Ms. Henrique Rauch

Faculdade Anhanguera de Caxias do Sul

DESAFIO PROFISSIONAL MISSÃO APOLLO 13

  1. ENUNCIADO

        Este Desafio Profissional baseia-se num estudo de caso da Missão Apollo 13, que foi a terceira missão do Programa Espacial Apollo a ter como objetivo realizar uma alunissagem (pouso na lua).

2.        INTRODUÇÃO

        A personalidade humana colocada à prova em uma situação de extremo stress onde a vida de três pessoas estava em jogo.

        Ao assistir o filme nos deparamos com algumas perguntas que nos mostram o como podemos ser geniosos e nos forçar aos desafios que nos são apresentados para nossa superação e para deixar marcas na historia da humanidade.

        Buscamos desafios, tentamos fazer coisas que parecem impossíveis, que estão somente em nossa imaginação e que muitas vezes por falta de coragem deixamos de lado e desistimos de tentar.

        O filme se passa em dois momentos, onde equipes tentam a cada momento superar-se para salvar o próximo, pessoas envolvidas em encontrar soluções em um clima de muita tensão no laboratório da NASA e ao mesmo tempo no espaço a equipe de astronautas realizando o que é solicitado, tentando manter a calma e a sanidade dentro da nave espacial.

        O filme trás também a importância da amizade, quando por suspeita de doença um dos tripulantes é afastado o que afeta o clima da missão, o personagem principal precisa substituir o amigo ou desistir da missão, porem após todos os problemas este amigo se faz presente e alimenta a esperança dos tripulantes a se colocar a disposição para trazer seus amigos de volta, ensinando uma lição muito bonita que podemos levar para nossas vidas e nossas carreiras, pois a amizade quando verdadeira permanece para sempre independente da situação que se apresente.  

        Vimos também alguns erros que são normais quando falamos de humanidade, erros de projeto, pequenas peças que podem levar a grandes catástrofes por falhas de testes ou mesmo de produção de um determinado item dentro de uma organização.

        Um ponto bem comum e uma grande falha da humanidade também vista no filme é a preocupação ou o interesse das pessoas na falha, no erro, as pessoas dão mais ênfase e atenção quando algo tende a dar errado e fica evidente quando a própria mídia deixa de mostrar os astronautas se divertindo na nave logo após deixarem a terra. Este fato já tinha sido mostrado e para as emissoras não daria tanto ibope.

        O contrario após saberem dos problemas ficou bem evidente, pois todos se mobilizaram para ver se os mesmos conseguiriam voltar a terra com segurança e ficaram mais preocupados e com maior atenção aos erros da missão.

        O trabalho apresentara uma comparação das situações as disciplinas apresentadas em aula, Liderança, Desenvolvimento Organizacional e Dimensão Humana na Governança Corporativa.

3.        LIDERANÇA

        A liderança pode ser definida como a capacidade de influenciar um grupo em direção ao alcance de objetivos. A origem dessa influência pode ser formal, como a conferida por um alto cargo na organização, entretanto, esta posição hierárquica não assegura uma liderança eficaz. A liderança não sancionada, aquela capacidade de influenciar os outros que emerge fora da estrutura formal hierárquica da organização é igualmente importante. Líderes podem surgir naturalmente dentro de um grupo. A liderança conquistada desta forma gera um comprometimento natural, sem imposições (ROBBINS, 2002).

        A analisarmos o filme, por varias vezes o papel do líder se torna evidente, onde uma pessoa com um determinado problema, pulso forte e conhecimento orienta sua equipe, norteando a para descobrir uma maneira de trazer os astronautas de volta a terra, contornando a enxurrada de ideias e organizando as pessoas a pensarem uma de cada vez, definindo um plano de ação.

        O filme mostra também a liderança exercida pela NASA, através da participação ativa de todos os membros da equipe, da interação de cada uma para melhoria continua de seus processos para alcance dos objetivos, e da pro atividade da equipe para enfrentar as dificuldades uma de cada vez.

        Ainda, percebemos o sentimento de importância que contorna o comportamento de cada integrante, a preocupação com o bem estar, a importância que se da à criatividade, a liberdade para aperfeiçoar novas ferramentas, a autonomia e confiança mútua em cada indivíduo.

        Ser líder é fazer com que os outros te sigam e queiram tentar ajudar, é saber aceitar opiniões e dividir os problemas, liderar é uma arte para poucos.

        A gestão contemporânea de pessoas inseridas em um contexto de mudanças requer características e habilidades específicas de liderança, pois o líder é o elo central que articula os processos.

        O líder facilitador irá direcionar esforços, por intermédio do reconhecimento das competências individuais que formam uma equipe coesa, voltada para o rumo definido como meta. Maior é a importância do líder, na medida em que o diferencial das organizações passa a estar calcado no conhecimento e não na estrutura física facilmente copiada pela concorrência.

Um líder tem que ser alguém confiante, que pense positivo e que esteja sempre preparado para combater situações difíceis, pois se ele não demonstrar essas características para sua equipe, logo ela também ficará sem animo para suportar situações criticas e perderam a confiança, ou seja o líder tem que ser um exemplo a ser seguido no grupo.

4.        DESENVOLVIMENTO ORGANIZACIONAL

        Em verdade, a função principal do Desenvolvimento Organizacional é não deixar a empresa estancar num determinado momento de sua evolução.  Zona de Conforto e Desenvolvimento Organizacional são inimigos viscerais, quando a empresa achar que está tudo muito bem é a hora do desastre, num mundo em constante transição.

        Um eficaz profissional de Desenvolvimento Organizacional é aquele que faz com que sua a empresa nunca sinta que não há mais o que inovar e que vive “incomodando” todo mundo ao perguntar: “O que mudou hoje e o que já fizemos para nos adaptar?” ou “Que transformações vêm por aí e como podemos nos preparar mesmo enquanto elas não chegam?”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (130.1 Kb)   docx (14.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com