TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional - Proc.Gerenciais Matematica

Trabalho Escolar: Desafio Profissional - Proc.Gerenciais Matematica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2014  •  1.044 Palavras (5 Páginas)  •  645 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

POLO DE ARACAJU/SE

CURSO DE GESTÃO PÚBLICA

DESAFIO PROFISSIONAL

DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E PROCESSOS GERENCIAIS

1 – INTRODUÇÃO

A globalização trouxe, num ritmo mais acelerado, modificações no mundo econômico, tecnológico e social, fazendo com que a organização (principalmente a lucrativa), tenha a imprescindibilidade de obter um capital humano capaz de satisfazer plenamente os objetivos traçados pela entidade organizacional.

Para isso, deve existir não só o comprometimento dos subordinados, mas, também, dos líderes de uma organização, que devem aplicar seus conhecimentos para a evolução do patrimônio humano e, consequentemente, do próprio estabelecimento.

2 – DESENVOLVIMENTO

Com espeque no desafio profissional lançado para obtenção de nota para as disciplinas de processos gerenciais e matemática, foi realizada uma visita ao estabelecimento comercial Hoterdan – Hipermercad . A referida sociedade empresária, com razão social Casa Estudantil Indústria Gráfica nunes LTDA, possui atualmente 18 funcionários em seu quadro,todos eles administrados pelo Sr. Adilson Filho Nunes, gerente-proprietário.

O objetivo da visita foi identificar (a) a percepção dos colaborados em relação ao estilo de liderança que existe na empresa; (b) se o ambiente interno favorece a produtividade dos funcionários; (c) objetivamente traçar os fundamentos da organização (missão, valores, visão, objetivos); (d) principais produtos e serviços oferecidos e (e) a satisfação dos empregados em relação ao ambiente de trabalho.

Nesse contexto, a liderança é “a influência interpessoal exercida em uma situação e dirigida por meio do processo de comunicação humana à consecução de um ou mais objetivos específicos.” (CHIAVENATO, 2010, p. 307),

não sendo um conceito de fechado em si, de fácil definição, pois seu uso cotidiano trazem impactos na vida da organização.

A liderança difere do conceito de chefia, pois nem todo líder é um bom chefe, entretanto, todo chefe tem o dever de ser um bom líder. Ademais, ressalte-se que a liderança, de acordo com o conceito apresentado por CHIAVENATO, não é, por ela mesma, sinônimo de chefia ou de pessoas que ocupem cargos estratégicos na organização, mas aquele que consegue influenciar outros indivíduos ou grupos para qualquer finalidade (no caso em questão, para o

lucro).

Utilizando os conceitos de CHIAVENATO, os estilos de liderança podem ser divididos em liderança autoritária, liberal e democrática.

A liderança autoritária, em resumo, é aquele no qual o líder é o impositor de tarefas, determinando o modo e meio de suas realizações e prioriza as tarefas, não o ser humano; já o líder liberal tende a não se impor diante do grupo,

permitindo a realização de tarefas no modo e meio estabelecido pelo grupo, sem nenhum tipo de avaliação ou imposição de metas para resultados; por fim, a liderança democrática traduz a motivação inspiracional, a estimulação intelectual e a recompensa, sendo uma gestão ativa e que prioriza o debate, focado no ser humano.

Nesse sentido, em conversa franca com o sócio-gerente da Gráfica Nunes, depois de apresentados os conceitos sintéticos de liderança, ele, em autocrítica, visualizou seu estilo de liderança baseado nos conceitos autoritário e

democrático, enfatizando que em determinado setores (produção da gráfica) impõe as tarefas, enquanto que discute (democrático) as situações vividas no dia-a-dia com o setor administrativo.

Por outro lado, diante da autopercepção do sócio-gerente quanto ao seu estilo de liderança, foi aplicado o questionário aos setores administrativo e produção do referido estabelecimento comercial1, separando-os ao final, a fim de se promover um melhor resultado nos dados obtidos.

1

Com os conceitos dos estilos de liderança.

Nesse sentido, restou demonstrado que no setor produção da empresa, os colaboradores enxergam seu chefe como sendo um líder autoritário e, doutro modo, a seção administrativa o vê como um chefe democrático, refletindo, a

grosso modo, a própria percepção do gestor:

O clima organizacional, na visão de Chiavenato (2010, p. 306), é “a qualidade ou propriedade do ambiente organizacional, percebida ou experimentada pelos participante da empresa e que influencia o seu comportamento.”.

Dessa forma, o cima organizacional nada mais é que a percepção que os funcionários tem em relação à organização, sendo que seu estudo pela direção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com