TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição De Cargo

Tese: Descrição De Cargo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  Tese  •  2.007 Palavras (9 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 9

INTRODUÇÃO

Este trabalho vem unir o conhecimento teórico dos vários temas estudados na disciplina de Gestão de Pessoas, com a realidade do mundo corporativo. Ou seja, a aplicação da teoria na prática organizacional no que diz respeito aos processos de recrutamento, seleção, contratação, treinamento e desenvolvimento de colaboradores dentro das organizações.

A empresa citada neste trabalho é fictícia, bem como os processos de recrutamento, seleção, contratação, treinamento e desenvolvimento. Estes por sua vez são a proposta e o objetivo desta atividade, no decorrer do trabalho é possível entender como se decorreu todo o processo.

A ws Consultoria Empresarial Ltda. é uma empresa que atua na área de consultoria e Gestão de Pessoas.

A empresa atende todo o estado de Pernambuco e mais especificamente a cidade de recife e circunvizinhas. Atua no mercado há 5 anos oferecendo o que há de mais inovador e atual no mercado no que se refere à prestação de serviços de consultoria, entre seus serviços estão:

Avaliação Psicológica; Verificação da compatibilidade entre o perfil e as expectativas do futuro colaborador com a cultura da organização; Serviço de Coaching Profissional; Treinamentos e Desenvolvimento; Criação de processos para a aprendizagem de habilidades e Mudança de posturas profissionais; Pesquisa de clima organizacional; Identificação de satisfação da vida profissional para melhoria do ambiente e adaptação entre colaborador e organização e vise versa; Elaboração de planos de cargos e carreiras, entre outros.

Tem no seu quadro funcional um total de quinze (15) colaboradores os quais são divididos nos seguintes setores:

• Conselho Administrativo

• Departamento de Gestão com Pessoas

• Departamento Jurídico

• Departamento Financeiro

• Departamento de TI

• Departamento de Desenvolvimento

• Serviços Terceirizados

A vaga em aberto, ou seja, a qual o processo de seleção se destina é para suprir a necessidade referente à função de Gerente Comercial, mostrada em detalhe no organograma do quadro 1.

O tipo de estrutura da WS Consultoria Empresarial Ltda. é mista, haja vista mesclar o estilo Mecânico e Orgânico, destaque para suas principais características: especialização do trabalho; papéis bem determinados e com tarefas bem especificas; hierarquia reforçada; coordenação e equipes multifuncionais; mecanismos de integração complexos; descentralização e autonomia; organização baseada na competência e na meritocracia.

MISSÃO: Atuar no desenvolvimento do potencial humano, para alcançar os resultados almejados por nossos Clientes de forma coerente, estruturada, sustentável, em um ambiente saudável e motivador.

Prestar serviços e atendimento de excelência à Empresa-Cliente, aos candidatos e colaboradores.

VISÃO: Ser referencial em soluções relacionadas à Gestão de Pessoas.

Receber reconhecimento por parte dos nossos clientes, superando expectativas e padrões de excelência em desenvolvimento e implementação de projetos de modo moderno, dinâmico e criativo.

VALORES:

Ética – Estabelecer relações baseadas em honestidade, lealdade e confiança.

Excelência – Trabalhar constantemente para melhoria dos resultados, processos e satisfação dos atuais e futuros Clientes.

Capacitação e Valorização Profissional – Estimular o desenvolvimento profissional e pessoal de nossos colaboradores através do aperfeiçoamento do conhecimento.

Responsabilidade Social e ambiental – Apoiar programas voltados à qualidade de vida e meio ambiente.

Relação de Parceria – Trabalho em equipe, criatividade e bom humor norteiam nossas ações e atitudes. O Talento de nossa equipe é o nosso maior diferencial competitivo.

DESENVOLVIMENTO

A WS Consultoria Empresarial Ltda., tem sua Cultura Organizacional adaptativa com foco no futuro, dá ênfase à mudança e a inovação. Valoriza o conhecimento e a criatividade de seus colaboradores.

Como citado anteriormente a WS Consultoria Empresarial Ltda., está com a vaga de Gerente Comercial em aberto para compor o quadro de colaboradores da organização. Sendo assim, a seguir passaremos a descrever as particularidades da vaga em evidência.

Esse deverá ser um profissional bem articulado, com competências para transmitir a imagem da empresa de maneira comercial para o mercado. Ter constantemente informações atualizadas de tendências, inovações e oportunidades identificadas. Ele será o elo entre o Conselho administrativo, com Administradores, Psicólogos, Coaching, Auxiliares e com as empresas-cliente, utilizando-se de ferramentas como Marketing Pessoal e Endomarketing.

De acordo com GIL (2006 pag. 24) “A Gestão de Pessoas abrange amplo leque de atividades, como recrutamento de pessoal, descrição de cargos, treinamento e desenvolvimento, avaliação de desempenho, entre outros”.

Tomando como base o que comenta Gil, é responsabilidade do setor de RH da organização verificar as necessidades da organização e trabalhar de maneira a solucionar problemas no que diz respeito a pessoas, dentre elas a necessidade de trazer para a organização “sangue novo” e o aperfeiçoamento continuo.

Vale ressaltar, porém, que não necessariamente a missão de recrutar, selecionar, contratar, treinar e desenvolver os novos funcionários fique a cargo do setor de RH da própria organização, ou seja, essa tarefa pode ser terceirizada, ficando assim a missão e responsabilidade na mão de uma empresa especializada e o departamento de Gestão de Pessoas da empresa apoiando e acompanhando todo o processo.

O processo de captação e seleção de pessoas pode ser executado por diversos agentes, [...] “as empresas podem recorrer às agências de emprego, consultorias especializadas (headhunters), optando por não conduzir diretamente o processo. [...] Nesse caso a função do RH será de contratar o serviço terceirizado e servir de ponte entre a área da empresa que requisitou e a empresa terceirizada”. HANASHIRO, TEIXEIRA, ZACCARELY (2007, p 121)

Observa-se que a terceirização dos serviços de recrutamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com