TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Descrição De Cargos

Ensaios: Descrição De Cargos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  1.181 Palavras (5 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 5

Análise, Descrição e Especificação de Cargos

1-Diferencie analise de cargo, descrição de cargos e especificação de cargo.

Descrição de cargo: É um processo que consiste em enumerar as tarefas ou atribuições que compõe um cargo e que o torna distinto de todos os outros cargos existentes na organização.A Descrição de Cargo é o detalhamento das atribuições ou tarefas do cargo.

Analise de cargo- A análise de cargo pretende estudar e determinar todos os requisitos qualificativos, as responsabilidades envolvidas e as condições exigidas pelo cargo, para seu desempenho adequado. É através da analise que os cargos serão posteriormente avaliados e devidamente classificados para efeito de comparação.

Especificação de Cargo: Os fatores de especificação funcionam como pontos de referencia para poder analisar uma grande quantidade de cargos de maneira objetiva. Constituem verdadeiros instrumentos de mensuração, construídos de acordo com a natureza dos cargos a serem analisados. Geralmente, a análise de cargos concentra-se em quatro áreas de requisitos quase sempre aplicadas a qualquer tipo ou nível de cargo (requisitos mentais, requisitos físicos, responsabilidades envolvidas, condições de trabalho).

2- Diferencie cargo, tarefa e função.

Cargo: É um conjunto de funções (conjunto de tarefas ou atribuições)com uma poição definida na estrutura organizacional, isto é no organograma. A posição define as relações entre o cargo e os demais cargos da organização. No fundo são relações entre duas o mais pessoas.

Tarefa: É toda atividade individualizada e executada por um ocupante de cargo. Geralmente é a atividade atribuída a cargos simples e repetitivos (cargos de horistas ou operários)

Função: É um conjunto de tarefas exercido de maneira sistemática e reiterada por um ocupante de cargo. Pode ser exercido por uma pessoa que, sem ocupar um cargo, desempenha provisória ou definitivamente uma função.

3- Quais os objetivos da análise e descrição de cargos.

• Subsídios a elaboração de anúncios, demarcação do mercado de mão-de-obra onde se deve recrutar, como base o recrutamento de pessoal.

• Determinação do perfil do ocupante do cargo através do qual se aplicará a bateria adequada de testes, como base para seleção de pessoal.

• Material necessário ao conteúdo dos programas de treinamentos , como base para treinamento pessoal.

• Determinação, através da avaliação e classificação de cargo, das faixas salariais, de acordo com a posição relativa dos cargos dentro da organização e do nível de salários no mercado de trabalho, como base para a administração de salários.

• Estimulo à motivação do pessoal para facilitar a avaliação do desempenho e do mérito funcional.

4- O que é desenho de cargo e para que serve.

É a especificação do conteúdo, dos métodos de trabalho e das relações com os demais cargos , no sentido de satisfazer aos requisitos tecnológicos , organizacionais e sociais, bem como aos requisitos pessoais do seu ocupante. O desenho dos cargos representa o modelo pelo qual os administradores projetam os cargos individuais e os combinam em unidades, departamentos e organizações.

5- Quais as funções da análise e descrição de cargo.

Embora intimamente em suas finalidades e no processamento de obtenção de dados, a descrição de cargos e a análise de cargo são perfeitamente distintas entre si.Enquanto que a descrição preocupa-se com o conteúdo do cargo( o que o ocupante faz, quando faz, como faz e porque faz), a análise pretende estudar e determinar todos os requisitos qualificativos, as responsabilidades envolvidas e as condições exigidas pelo cargo, para se desempenho adequado. É através da análise que os cargos que os cargos serão posteriormente avaliados e devidamente classificados para efeito de comparação.

6- Qual o processo, passos da análise e descrição de cargos.

De maneira sintética, programa de análise de cargos envolve três fases:

• Fase de planejamento: É a fase em todo o trabalho de análise de cargo é planejado. É uma fase de gabinete e de laboratório. O planejamento exige as seguintes etapas: determinação de cargos a serem descritos, elaboração de cronograma de cargos, elaboração do cronograma de trabalho, escolha do método de análise a ser aplicado.

• Fase de preparação- É a fase em que pessoas, esquemas e materiais de trabalho deverão ser preparados. Recrutamento, seleção e treinamento dos analistas de cargo, que comporão a equipe de trabalho, preparação do material de trabalho, preparação do ambiente, colheita de dados prévios.

• Fase de execução- É a fase em que se fazem a colheita de dados a respeito dos cargos a analisar e a redação de análise ( Triagem dos dados obtidos, redação definitiva da análise do cargo, apresentação da redação definitiva da análise do cargo para aprovação final.

7- Determinação dos dados requeridos.

A análise descrição de cargos requer uma série de dados, tais como:

• Atividades do cargo: descrição das atividades desempenhadas, o nível de detalhamento exigido varia de organização para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com