TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO EDUCACIONAL

Tese: PROJETO EDUCACIONAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/2/2014  •  Tese  •  3.428 Palavras (14 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE PEDAGOGIA

Projeto Multidisciplinar I

Lourdes da Silva Felismino - RA: 4311808366 e-mails lourdessf@bol.com.br

Maria Gilvoneide E. Alves - RA: 3876775195 e-mail emariagilvoneide@yahoo.com

Rudiney Oliveira Penteado - RA: 1299863244 e-mail rudineypenteado@r7.com

Sueli Perim Calssi - RA: 38086216000 e-mail suel.c@hotmail.com

Isabel Ap. Cardoso Albino - RA: 1299822389 e-mail Isa-albino1@hotmail.com

Professor EAD – Djalma Silveira

Professora Tutora à Distância Marinês Soratto

Campinas, 18/06/2013

ETAPA 1 - PROJETO EDUCATIVO

Um projeto educativo deve conter:

1 – Título, que expressa no início do Trabalho, uma vaga referência ao tema;

2 – Justificativa, que servirá como introdução e relatará quais os motivos de estar desenvolvendo o projeto, bem como a origem da idéia, além de mostrar o que fará a Escola querer tratar o Tema;

3 – Objetivo geral, que definirá explicitamente o propósito do Estudo;

4 – Objetivo específico, caracterizando as etapas do projeto, servirá como detalhamento do objetivo geral;

5 – Metodologia, mostrando a maneira como o professor poderá introduzir o tema em sala de aula, trazendo detalhes de como estará trabalhando e aplicando as atividades relativas ao projeto;

6 – Duração do projeto, sendo esta relativa, podendo durar um dia ou até mesmo um ano;

7 – Avaliações, que poderá ser qualitativa (grau de aquisições como socialização, interação, participação e conhecimento que o aluno terá com as atividades e com seus colegas durante as atividades) ou quantitativa (geralmente feita por acúmulo de notas);

8 – Culminância, que é a finalização do projeto, devendo ser cuidadosamente calculada e voltada a envolver Escola, professores, alunos e familiares.

O título de um projeto educativo, apesar de ser apenas uma referência ao tema a ser tratado, é a chave da porta de entrada, despertando ou não o interesse dos envolvidos. É ele que vai provocar a emoção inicial, entrelaçando disciplinas, ideias e conceitos, colocando todos dispostos dentro e fora da sala de aula, a lutarem por um único propósito.

Justificar é importante para mostrar como a ideia surgiu e demonstrar os por quês da realização do projeto, apresentando o problema inicial encontrado e a solução proposta, especificando seus meios e sua finalidade. A justificativa do projeto levará os envolvidos a enxergarem as reais necessidades de seu desenvolvimento frente aos problemas ocorridos diariamente dentro do contexto ensino-aprendizagem, fazendo-os pesarem os pontos positivos que evidenciarão uma melhoria na relação das disciplinas e fora delas.

O objetivo geral, que definirá de forma explícita o propósito do projeto, fornecerá condições ao aprimoramento deste durante seu desenvolvimento, levando educadores, coordenadores, diretores e alunos à procura de explicações.

O objetivo específico, ou objetivos específicos, tendo a finalidade de expor o projeto de maneira detalhada, mostrará os diversos pontos a serem explorados pelos envolvidos no desenvolvimento do trabalho, dando noções de como buscar as soluções necessárias para a sua elaboração, desde sua concepção até sua culminância, discutindo as diferentes opiniões e chegando a um consenso.

Buscando uma forma eficaz de elaborar um trabalho, professores, coordenadores pedagógicos e diretores de Escolas, envolvidos no propósito de atingirem um único objetivo, devem discutir a melhor metodologia de ensino a ser empregada durante o desenvolvimento de um projeto, visando sua eficácia junto à relação das diversas disciplinas estudadas nas salas de aula e no meio externo, no dia-a-dia dos educando.

Visando o bom resultado de um projeto educativo, seus elaboradores devem levar em consideração os materiais disponíveis para estudos dentro da Escola, o nível atual de conhecimento dos alunos, a disponibilidade de cada um dos envolvidos, incluindo os próprios educando, a necessidade ou não de transportes para pesquisas de campo, a autorização dos pais para determinadas pesquisas, entre outros fatores como, por exemplo, a política de governo atual. Lembrando que a duração de um projeto pode durar de um dia a um ano.

Avaliar os discentes não é apenas um meio de descobrir o quanto eles estão absorvendo os conteúdos aplicados durante o desenvolvimento de um projeto, serve também para ver os pontos positivos e os negativos que este trabalho está apresentando, o quão satisfatório está sendo para os envolvidos que participam ativa e passivamente dele. Na avaliação será possível vislumbrar a necessidade de repensar ou não em como elaborar um projeto futuro.

A culminância ou encerramento servirá para harmonizar todos os envolvidos no desenvolvimento de um projeto. É seu ponto máximo, mesmo com seus acertos e erros, sendo um momento de contemplação de uma realização que envolveu muito trabalho durante determinado período. Envolve Escola, profissionais da Educação, alunos e pais de alunos, interligando os meios e transpondo barreiras.

ETAPA 2 - MATRIZ CURRICULAR/ EDUCAÇÃO INFANTIL

Série escolhida: Educação Infantil Fase 2

De acordo com o projeto “Brincar” escolhido por uma escola de ensino infantil pública e constam na Matriz Curricular os seguintes conteúdos: Linguagem oral e escrita com duração de 6 horas/semanal; Natureza e Sociedade com duração de 3 horas/semanal; Matemática com duração de 4 horas/semanal; Brincar com duração 8 horas/semanal; Educação Físíca com duração de 1 hora/semanal; Educação Artística com duração de 1 hora/semanal; Língua Estrangeira (Inglês) com duração de 1 hora/semanal, totalizando 25 horas por mês e 1000 horas/ano.

O grupo analisou a matriz curricular desta escola nos quais são trabalhados a base Nacional comum: linguagem oral e escrita, natureza e sociedade, matemática, educação física e educação artística. OBS: Lei Federal

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com