TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho Tecnico

Trabalho Escolar: Desenho Tecnico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  2.367 Palavras (10 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 10

A importância do desenho técnico na indústria moveleira

Tema: A importância do desenho técnico na indústria moveleira.

Professor Orientador: Fabio Redin do Nascimento

Autores: Edgar Didomenico, Douglas Zanchin.

Resumo.

Mostrar a importância do desenho técnico e as possibilidades que ele oferece é o tema do presente trabalho. O estudo propõe a interpretação dos meios como o desenho técnico e a construção de projetos na área moveleira contribuem para produzir com qualidade em consonância com todos os segmentos da empresa, dando ênfase a comunicação entre os pares. A estreita relação entre produção e projeto tem como método pesquisas bibliográficas, sites, periódicos e interpretações. Resulta na trilogia projeto, comunicação e produto, trazendo em seu contexto o desenho técnico e a gama de possibilidades que o mesmo oferece.

Palavras-chave: Desenho técnico, projeto, comunicação.

Abstract

Demonstrate the importance of technnical design and the possibilities it offers is the theme of this work.The study proposes an interpretation of the media as the technical design and construction of projects in furniture help to produce quality in line with all segments of the company emphasizing communication between paris.A close relationship between design and production method has as literature searches,websites journals and interpretations.Results in the Trilogy project, communication and product, brining their context in the technical design and the range of possibilities that it offers.

Keywords:Technicaldrawing, design, communication.

Introdução.

A arte de representar um objeto ou fazer sua leitura por meio do Desenho Técnico é muito importante para o Engenheiro e o Projetista, visto que ele fornece todas as informações precisas e necessárias para a construção de uma peça. Assim, o Desenho Técnico surgiu da necessidade de representar com precisão, no caso desse trabalho, móveis, porém é ampla sua utilização como; máquinas, peças, ferramentas e outros instrumentos de trabalho.

A finalidade principal do Desenho Técnico é a representação precisa, no plano, das formas do mundo material e, portanto, tridimensional, de modo a possibilitar a reconstituição espacial das mesmas.

Assim, constitui-se no único meio conciso exato e inequívoco para comunicar a forma dos objetos; daí sua importância na tecnologia, face à notória dificuldade da linguagem escrita ao tentar a descrição da forma, apesar da riqueza de outras informações que essa linguagem possa proporcionar.

A precisão proporcionada pelo desenho técnico obedece a normas internacionais, não são leis, porém obedecidas para que o produto final esteja dentro de um padrão específico.

Pode-se observar na visita realizada a empresa Finger Moveis Planejados à importância da sua utilização, percebendo que a comunicação entre desenhista e executor do projeto também tem que acontecer de maneira clara e concisa, para que o produto final realmente seja fiel ao projeto e esteja dentro das normas.

Revisão bibliográfica

Geometria Descritiva.

No séc. XVIII, Gaspard Monge (1746-1818) formulou as regras da Geometria Descritiva, enquanto ciência, generalizando os métodos introduzidos pelos artistas do Renascimento e apresentando, de forma sistematizada, os diversos métodos de representação rigorosa, no plano do desenho que tinham sido abordados de forma dispersa até então.

Ele introduziu em 1795 dois planos perpendiculares entre si para a descrição gráfica de objetos sólidos. Também desenvolveu um método para aplicação da geometria aos problemas da construção, métodos e descobertas de muito valor para a contemporaneidade.

Segundo a revista Ciência Hoje (2005)

A geometria descritiva dispõe de métodos e procedimentos que permitem caracterizar elementos, dimensões e propriedades de qualquer figura geométrica do espaço a partir de suas projeções cilíndricas ortogonais.

É uma ciência que estuda os métodos de representação gráfica das figuras espaciais sobre um plano. Resolve problemas como: construção de vistas, obtenção das verdadeiras grandezas de cada face do objeto através de métodos descritivos e também a construção de protótipos do objeto representado.

A geometria descritiva dispõe de métodos e procedimentos que permitem caracterizar elementos, dimensões e propriedades de qualquer figura geométrica do espaço a partir de suas projeções cilíndricas ortogonais. Ela fornece ao desenho técnico a base geométrica do estudo das relações espaciais que as formas tridimensionais apresentam em projeção, não visando expressivamente à solução de problemas técnicos. Mas é o desenho técnico que concretiza no plano do desenho, a descrição rigorosa das formas dos objetos, como meio de comunicação entre quem os projeta e quem os fabrica ou constrói.

A geometria descritiva utiliza da épura para representar objetos. A imagem do objeto é projetada em um plano por linhas de fuga ortogonais, a chamada projeção ortogonal. A projeção pode ser dada nos planos principais da épura ou em planos auxiliares.

Após a projeção, as imagens são rebatidas para o plano do "papel", formando as vistas do objeto. Observa-se que as vistas são alinhadas entre si, no qual uma pessoa pode perceber sua posição relativa.

A geometria descritiva serve como base teórica para o desenho técnico, permitindo a construção de vistas auxiliares, cortes, rebatimentos e interseções de planos e sólidos.

Desenho Técnico.

Segundo historiadores, as primeiras representações de desenho com finalidades técnicas foram executadas pelos egípcios. O primeiro projeto de uma construção que se tem documentos é de um forte projetado pelos caldeus 2000 a.C. Segundo Cunha,2004 “os romanos se utilizaram dessas ferramentas para seus edifícios, aquedutos, fortalezas, etc”. Mesmo com poucos documentos existentes, é improvável que as grandes construções da humanidade tenham sido executadas sem um planejamento prévio.

Para um leigo ou uma pessoa que não domina a interpretação dos códigos, o desenho técnico possui uma linguagem bastante confusa, pois representa linhas onde não existem (arestas dos objetos) e não representa graficamente os materiais que deverão ser utilizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com