TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho Tecnico

Casos: Desenho Tecnico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2013  •  616 Palavras (3 Páginas)  •  550 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

O desenho técnico é uma forma de representação gráfica utilizada por vários profissionais: Arquitetos, urbanistas, engenheiros, tecnólogos, entre outros. Tento como finalidade a representação com precisão de projetos na modalidade de engenharia e arquitetura. Ele representa o que deve ser executado ou construído, que através de um conjunto constituído por linhas, números, símbolos e indicações escritas apresentando soluções gráficas que podem substituir cálculos complicados.

O desenho e a principal forma de expressão e é através dele que o técnico deve exterioriza as suas criações e soluções, representando o seu projeto, seja ele de um móvel, uma casa, ou ate mesmo uma cidade.INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DESENHO TÉCNICO

O que é desenho técnico?

Quando alguém quer transmitir um recado, pode utilizar a fala ou passar seus pensamentos para o papel na forma de palavras escritas. Quem lê a mensagem fica conhecendo os pensamentos de quem a escreveu. Quando alguém desenha, acontece o mesmo: passa seus pensamentos para o papel na forma de desenho. A escrita, a fala e o desenho representam idéias e pensamentos. A representação que vai interessar neste curso é o desenho.

Desde épocas muito antigas, o desenho é uma forma importante de

comunicação. E essa representação gráfica trouxe grandes contribuições para a compreensão da História, porque, por meio dos desenhos feitos pelos povos antigos, podemos conhecer as técnicas utilizadas por eles, seus hábitos e até suas idéias.

As atuais técnicas de representação foram criadas com o passar do tempo, à medida que o homem foi desenvolvendo seu modo de vida, sua cultura. Veja algumas formas de representação da figura humana (Figuras 1a, 1b e 1c), criadas em diferentes épocas históricas.

Figura 1 – a) Desenho das cavernas (Noruega) do período mesolítico (6000 - 4500 a.C.).

È um tipo de representação esquemática da figura humana; b) Representação egípcia do século XIV a.C. Este tipo é conhecido como representação plana, pois destaca o contorno da figura humana; c) Nu artístico que foi desenhado por Miguel Ângelo Buonarroti (1475-1564). Este tipo de representação do corpo humano transmite a idéia de volume. a) b) c)2

Desenho Técnico – Aula 1

Esses exemplos de representação gráfica são considerados desenhos

artísticos. Embora não seja artístico, o desenho técnico também é uma forma de representação gráfica, usada, entre outras finalidades, para ilustrar instrumentos de trabalho, como máquinas, peças e ferramentas, projetos arquitetônicos, etc. E esse tipo de desenho também sofreu modificações, com o passar do tempo.

A Origem do Desenho Técnico A representação de objetos tridimensionais em superfícies bidimensionais evoluiu gradualmente através dos tempos. Um do exemplos mais antigos do uso de planta e elevação está incluído no álbum de desenhos na Livraria do aticano

desenhado por Giuliano de Sangalo no ano de 1490.

No século XVII,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com