TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho Tecnico

Casos: Desenho Tecnico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  1.091 Palavras (5 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 5

Etapa 1

Passo 2

a) Defina qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico.

A principal característica é que no desenho técnico a descrição é destinada a explicitar com rigor a forma e as dimensões do objeto representado.

b) Descreva quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.

Os modos de representação são o de perspectiva que é usada quando se quer ter uma visão espacial , rápida, de determinado objeto e a de vistas múltiplas que é um dos tipos de representação mais utilizados e se baseia no conceito de projeção ortogonal.

c) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambiguidades, é necessário que obedeça a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho “falem a mesma língua”. Especifique qual é a norma ou órgão que serve como referencia para maioria das normas individuais de cada país.

Na Europa são as Euro-normas(EN) e a ISO(International Organization for Standardization). No continente americano são as normas ANSI(American National Standards Institute). Em Portugal é o IPQ(Instituto Português da Qualidade) o responsável pela normalização que produz normas com o prefixo NP, assim como na Inglaterra é o BSI(British Standards Institute), que produz normas com o prefixo BS. Na normalizaçao de elementos de maquinas são muitos usadas as normas alemãs DIN.

Passo 3

a) Descreva qual é o principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico.

b) A norma ISSO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especifique quais são os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas do contorno visível e invisível.

c) A utilização crescente de programas de CAD 3D e das suas interfaces com equipamentos de produção e fabricação, leva a uma utilização cada vez menor em desenhos em papel. Contudo, a impressão e reprodução de desenhos continuam a desempenhar uma função importante na documentação técnica do produto. Justifique por que o uso do desenho em papel ainda não foi abolido.

d) Sempre que possível, as peças devem ser representadas nos desenhos em escala real, ou seja, escala 1:1. Na prática, verifica-se que, para a maioria das peças, isso não é possível. Explique quando devemos utilizar escalas de ampliação e redução normalizadas nos desenhos técnicos.

Etapa 2

Passo 1

a) O estudo de desenho técnico não deve começar sem que o aluno tenha um bom conhecimento de desenho linear geométrico. Com base na leitura do livro-texto, defina o quê são retas perpendiculares.

b) Defina o quê são retas paralelas.

c) Defina o quê são polígonos.

d) Defina o quê são polígonos regulares e como eles podem ser em relação à circunferência que os criam.

Etapa 3

Passo 1

a) Compare os diferentes tipos de perspectivas ortogonais axonométricas.

Trimétrica: esta perspectiva resulta do fato de o objeto ter todas as faces contidas em planos oblíquos ao plano de projeção. Os eixos com que esta perspectiva se apresenta formam entre si ângulos de valor variável conforme a projeção. Considera-se, no entanto, uma aresta em verdadeira grandeza correspondendo a uma das direções dos eixos.

Isometrica: dentre as projeções é a mais utilizada, principalmente porque não carece de coeficientes de redução (r=1) e os ângulos de fuga são ambos de 30°,permitindo assim obter perspectivas “verdadeiramente rápidas”.

Dimetrica: neste tipo de perspectiva utilizam-se coeficientes de redução: r=1, portanto dimensões em verdadeira grandeza nos eixos das alturas e larguras, e r=0,6, portanto redução de metade para a dimensao da profundidade.

b) Defina quais as características da projeção cilíndrica de projetantes oblíquas(perspectiva cavaleira).

As características

c) Explique por que as perspectivas cônicas são muito utilizadas na arquitetura.

Essas perspectivas são muito utlizadas porque tem a vantagem de mostrar o objeto conforme ele aparece aos olhos do observador.

Etapa 4

Passo 1

a) Existem dois métodos para representação de peças em Projeções ortogonais.Defina quais são esses métodos de representação, de que região eles se originam e qual é o adotado pela ABNT?

Os métodos são o método europeu, também chamado método do 1º diedro,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com