TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho Tecnico

Casos: Desenho Tecnico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

DESENHO TÉCNICO MECÂNICO – PROF. ANTONIO CÉSAR FERNANDES

5°A -ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

SANTA BÁRBARA D’OESTE

2014

1. INTRODUÇÃO.

Assim como o homem, as máquinas contam com sua coluna vertebral. Como um dos principais elementos de sua estrutura física: eixos e árvores, quepodem ter perfis lisos ou compostos, em que são montadas as engrenagens,polias, rolamentos, volantes, manípulos etc.

Resumidamente, toda máquina estrutural, onde há a necessidade de um sistema de transmissão e controle de rotação, é possível dizer que em sua estrutura existe a presença de um eixo árvore.

2. DESENVOLVIMENTO.

2.1 DEFINIÇÃO:

Para melhor entendimento de um eixo árvore, primeiramente é preciso definir separadamente cada palavra, onde:

Eixo - Peça fixa ou móvel, em torno da qual gira uma outra, trabalhando apenas a flexão.

Árvore - Peça geralmente alongada, que permite a transmissão de potência por torção.

Pelas definições, fica claro que árvores podem ser submetidas a esforços de flexão, tração,compressão e torção, atuando em combinação ou individualmente. Quando tais elementos atuam de maneira combinada, deve-se considerar além das cargas, os efeitos de outros fatores, como fadiga e choque.

Abaixo, seguem algumas figuras de utilização de eixos árvores, onde apresentam suas aplicações, principalmente no sistema rotacional para transmissão.

Assim, podemos definir que eixo árvore é um componente onde se transmite uma força com aumento ou redução no sistema de rotação.

2.2 CARACTERÍSTICAS E MATERIAIS DE FABRICAÇÃO:

Os eixos e árvores são fabricados em aço ou ligas de aço, pois os materiais metálicos apresentam melhores propriedades mecânicas do que os outros materiais. Por isso, são mais adequados para a fabricação de elementos de transmissão:

Eixos com pequena solicitação mecânica são fabricados em aço ao carbono.Eixo-árvore de máquinas e automóveis é fabricado em aço-níquel; Eixo-árvore para altas rotações ou para bombas e turbinas são fabricados em aço cromo-níquel; Eixo para vagões são fabricados em aço manganês.

Quando os eixos e árvores têm finalidades específicas, podem ser fabricados em cobre, alumínio e latão. Portanto, o material de fabricação varia de acordo com a função dos eixos e árvores.

Os aços mais empregados para construção de eixos são os seguintes:ABNT 1015, 1020, 1025, 1030, 1040, 1045, 2340, 2345, 3115, 3120, 3135, 3140, 4023, 4140, 4340,4615, 4620, 5140 A seleção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com