TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho Tecnico

Trabalho Universitário: Desenho Tecnico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/5/2014  •  1.387 Palavras (6 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 6

DESENHO TÉCNICO

INTRODUÇÃO

O desenho é uma forma de representar graficamente visões, formas e idéias, podendo ser executado a mão livre ou por meio de instrumentos e aparelhos especiais. O desenho livre, aquele praticado pelos artistas, distingue-se do desenho técnico que segue normas de representação gráfica de entendimento internacional. A normalização do desenho surgiu

como estratégia de padronizar as representações gráficas de modo que as soluções propostas possam ser entendidas.

O desenho é a arte de representar graficamente formas e idéias à mão livre, sob a forma de um esboço, ou com o auxílio de instrumentos, com a observância de certas normas. O desenho técnico torna-se assim, o elemento de expressão e comunicação, ou de ligação, entre o projeto

(concepção) e a execução (SILVA, 2001).

O desenho técnico é uma linguagem de expressão gráfica que permite a transmissão de informações técnicas entre indivíduos.

O desenho técnico é a única forma eficiente e segura de transmitir idéias e soluções para os projetos de qualquer ramo das engenharias.

HISTÓRICO E PRINCÍPIOS

A transmissão de informações através do desenho existe desde a pré-história quando foram feitas as primeiras pinturas nas paredes das cavernas . Com o longo do tempo, foram surgindo formas de comunicação baseadas em figuras como os hieróglifos, bastante utilizado na cultura egípcia, conforme Figura abaixo:

Outro fato importante que marcou o desenvolvimento do desenho foi a origem da concepção da geometria (do grego geo = terra + metria = medida, ou seja, "medir terra") com base na Matemática. A Geometria é a mais antiga manifestação da atividade matemática conhecida, segundo Gonçalves et al. (2007). Já cerca de 3000 a. C. os antigos egípcios possuíam os conhecimentos de Geometria necessários para reconstituir as marcações de terrenos destruídos pelas cheias do rio Nilo, bem como para construir as célebres pirâmides.

Os gregos, em particular Pitágoras e Platão, também perceberam as vantagens do estudo da Geometria espacial e associavam-na ao estudo da metafísica e da religião, devido às formas abstratas que os sólidos apresentam (ARAÚJO, 2007).

A geometria também estava intimamente ligada à necessidade de melhorar o sistema de arrecadação de impostos de áreas rurais, e foram os antigos egípcios que deram os primeiros passos para o desenvolvimento da disciplina (Wikipédia, 2007). Segundo HISTÓRIA (2007), a utilização das figuras geométricas e suas combinações se mostraram muito útil na determinação das áreas dos terrenos para fins de arrecadação de impostos. Um exemplo pode ser observado na Figura abaixo, onde se visualiza a combinação de diversos triângulos.

A partir do século V a.C., os matemáticos gregos desenvolveram uma parte da Matemática, intimamente ligada à geometria, denominada de construções geométricas, que utilizavam os recursos gráficos para a interpretação de problemas relacionados com figuras (MEGA, 2003).

No século XV, Leonardo da Vinci, grande pintor, escultor, arquiteto, engenheiro, cientista e músico do Renascimento italiano, desenvolveu estudos relativos à teoria do desenho que usava como instrumento para compreender a realidade e representou inúmeros de seus inventos graficamente. Seus desenhos mostravam visões diferentes dos objetos de

acordo com o posicionamento do observador

Assim, o desenho passou a representar uma das primeiras formas de comunicação e de expressão do homem, visto pelas construções de monumentos na antiguidade, cujos projetos se baseavam em traçados cuidadosamente planejados. Mais a frente observou-se que o desenho, com predominância técnica, recebeu grande impulso com o desenvolvimento industrial.

No século XVIII, um grande matemático francês Gaspard Monge (1746-1818) formulou as regras da Geometria Descritiva, enquanto ciência, generalizando os métodos introduzidos pelos artistas do Renascimento. Apresentou, de forma sistematizada e rigorosa, os diversos métodos de representação no plano do desenho que tinham sido abordados de forma dispersa até então (COSTA, 2000). Sem a geometria descritiva, originalmente usada na engenharia militar, a enorme expansão da maquinaria do século XIX teria, provavelmente, sido impossível. Um

exemplo de desenho de maquinaria pode ser observado na Figura mostrando duas vistas de um mesmo objeto

Na análise da Figura acima, pode-se perceber que os dois desenhos representam uma mesma peça, sendo que os desenhos correspondem a posições diferentes de visualização da peça. A Fig.1 pode ser entendida como uma vista da frente do objeto e a Fig.2 como uma vista lateral.

Dessa forma, pode-se afirmar que, em função da posição da peça no espaço, obtém-se vistas (ou desenhos) diferentes de uma mesma peça.

Para facilitar e padronizar as representações das peças nos planos, a geometria descritiva torna-se fundamental. Entende- se como Geometria Descritiva a ciência que estuda os métodos de representação gráfica de figuras espaciais sobre um plano, resolvendo os problemas em que são considerados até três dimensões.

A geometria descritiva2 (também chamada de geometria mongeana ou método monge) é um ramo da geometria que tem como objetivo representar objetos de três dimensões em um plano bidimensional. Um exemplo da representação de um sólido pode ser observado na abaixo.

Para Silva (2001), “o desenho técnico fundamentado na geometria, na codificação e na tecnologia tem papel de destaque tanto na concepção como na fabricação e montagem de peças de formas complexas, nos desenhos de definição e nos desenhos de conjunto”. Quando o sistema de vistas ortográficas não é suficiente para atender as exigências de projeto,

lança-se mão dos recursos, como mudança de planos de projeção, rotação,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com