TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho Tecnico

Ensaios: Desenho Tecnico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  1.040 Palavras (5 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 5

DESENHO TÉCNICO: ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISSIONADAS (1ª ETAPA).

Conforme solicitação referente à primeira etapa das Atividades Práticas Supervisionadas, que tem com objetivo resolver uma tarefa por meio de pesquisa e debate com os membros do grupo. Sendo assim, promovemos entre os integrantes do grupo a troca de idéias e a construção do conhecimento tendo como base de analise o primeiro capítulo do livro-texto da disciplina (SILVA, Arlindo. Desenho Técnico Moderno. 1ª ed. Rio de Janeiro: LCT, 2009).

ETAPA 1.

Aula-tema: desenho técnico como forma de comunicação. Aspectos gerais do desenho técnico.

Esta atividade é importante para que você possa distinguir entre desenho técnico e desenho artístico; reconhecer a necessidade de aprender desenho como forma de comunicação; escolher adequadamente o formato e orientação da folha de papel; dobrar corretamente os desenhos e identificar um desenho através da legenda; utilizar à escrita e os tipos de linhas adequadas para cada tipo do desenho.

PASSO 1.

Leia o capitulo 1 do PLT e discuta os tópicos com o seu grupo.

PASSO 2.

Responder às seguintes questões relacionadas à disciplina de desenho técnico.

a) Definir qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico.

R.: É comum que o desenho artístico tenha como objetivo transmitir apenas uma imagem, sem grande ênfase na quantificação das dimensões do objeto, tem como característica transmitir significados e interpretações diferentes para cada indivíduos; já para o desenho técnico, o mesmo deve transmitir com exatidão todas as características do objeto que representa, que por sua vez, deve ser perfeitamente perceptível em qualquer lugar do mundo, tendo uma mesma interpretação, um tipo de representação gráfica utilizada por profissionais de uma mesma área.

b) Descrever quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.

R.: Os modos de representações mais utilizados são as representações em vista e em perspectiva, estas etapas são feitas representando o objeto de duas formas distintas. Perspectivas é a técnica de representação do objeto em uma visão espacial. Vistas múltiplas é a representação mais usada em Engenharia e se baseia no conceito de projeção ortogonal, este tipo de representação pode ser um esquema simples ou um esquema de grandes proporções trazendo uma grande quantidade de informações contidas nestes tipos de desenhos, com anotações, notas de fabricação, notas de montagem etc.

c) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambiguidades, é necessário que obedeça a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho "falem a mesma Língua". Especifique qual é a norma ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de cada país.

R.: O principal órgão regulamentador de normas é a ISO (International Organization for Standardization), e serve como base para elaborar também as normas regidas e controladas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Em outros países existem alguns institutos de normas técnicas e todos baseados na norma ISO. ASA - Americam Standart Association (Estados Unidos); JIM - Japan International Norm (Japão); DIN - Deutsche Indrustrie Normen (Alemanha).

PASSO 3.

Leia o capítulo 3 do PLT e responda aos questionamentos pertinentes a esse capítulo:

a) Descreva qual é o principal objetivo da utilização da escrita normatizada em desenho técnico.

R.: A escrita normalizada tem como objetivos a uniformidade, a legibilidade e a reprodução de desenhos sem perda de qualidade.

b) A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especifique quais são os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visível e invisível.

R.: Os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visível e invisível são:

Arestas e linha de contorno visíveis (tipo A), Arestas e linha de contorno invisíveis (tipo E ou F).

c) A utilização crescente de programas de CAD 3D e das suas interfaces com equipamentos de produção e fabricação leva a uma utilização cada vez menor de desenhos em papel. Contudo, a impressão e reprodução de desenhos continuam a desempenhar uma função importante na documentação técnica do produto. Justifique por que o uso do desenho em papel ainda não foi abolido.

R.: O desenho em papel é necessário para que esteja disponível no local de execução do projeto, sendo utilizados para consultas rápidas, evitando erros na execução, também é importante que se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com