TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho Tecnico

Dissertações: Desenho Tecnico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2013  •  1.300 Palavras (6 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 6

ETAPA 1

Aula-tema: Desenho técnico como forma de comunicação. Aspectos gerais do desenho técnico.

Esta atividade é importante para que você possa distinguir entre desenho técnico e desenho artístico; reconhecer a necessidade de aprender desenho como forma de comunicação; escolher adequadamente o formato e orientação da folha de papel; dobrar corretamente os desenhos e identificar um desenho através da legenda; utilizar a escrita e os tipos de linhas adequadas para cada tipo de aresta do desenho.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

1 Consultar o Manual para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos. Unianhanguera. Disponível em:

<http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Passo 1 (Aluno)

Leia o capítulo um do livro texto da disciplina e discuta os principais tópicos com seu grupo.

Passo 2 (Equipe)

Responda às seguintes questões relacionadas à disciplina de desenho técnico.

a) Defina qual é a principal característica do desenho técnico em relação ao desenho artístico.

O desenho artístico reflete o gosto e a sensibilidade do artista que o criou não transmite quantificação das dimensões ou ênfase em detalhes .

O desenho técnico é um tipo de representação gráfica utilizado por profissionais

de uma mesma área, como, por exemplo, na mecânica, na marcenaria, na

Eletricidade. O desenho técnico, ao contrário do artístico, deve transmitir com exatidão todas as características do objeto que representa. Para conseguir isso, o desenhista deve seguir regras estabelecidas previamente, chamadas de normas técnicas. Assim, todos os elementos do desenho técnico obedecem a normas técnicas, ou seja, são normalizados. Cada área ocupacional tem seu próprio desenho técnico, de acordo com normas específicas. Observe alguns exemplos.

Nesses desenhos, as representações foram feitas por meio de traços, símbolos, números e indicações escritas, de acordo com normas técnicas. No Brasil, a entidade responsável pelas normas técnicas é a ABNT - Associação Brasileira de Normas Técnicas.

b) Descreva quais são os modos de representação dos desenhos técnicos mais utilizados.

Perspectivas, que é a técnica de representação do objeto em espaço tridimensional para uma superfície plana, fazendo com que a imagem obtida se aproxime daquela que vemos.

Vistas Múltiplas, baseada no conceito de projeção ortogonal e possui uma gama muito grande de informações, permitindo visualizar imediatamente o objeto representado.

c) Para que o desenho técnico seja universalmente entendido sem ambiguidades, é necessário que obedeça a determinadas regras e convenções, de forma que todos os implicados no processo de desenho "falem a mesma Língua". Especifique qual é a norma ou órgão que serve como referência para maioria das normas individuais de cada país.

O principal órgão regulamentador de normas é a ISO (International Organization for Standardization), e serve como base para elaborar também as normas aqui regidas e controladas pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

ISOASA = Americam Standart Association (Estados Unidos)

JIM = Japan International Norm (Japão)

DIN = Deutsche Indrustrie Normen (Alemanha)

Passo 3 (Equipe)

Leia o capítulo 3 do livro texto e responda aos questionamentos pertinentes a esse capítulo:

a) Descreva qual é o principal objetivo da utilização da escrita normalizada em desenho técnico.

A escrita normalizada em um desenho técnico tem com objetivo a uniformidade, a legibilidade e a reprodução de desenho sem perdas de qualidade.

b) A norma ISO 128:1982 define 10 tipos de linhas e respectivas espessuras. Especifique quais são os tipos de linhas que utilizamos para representar as arestas de contorno visível e invisível.

Para arestas de contorno visível usamos o tipo de linha A – Continuo Grosso.

Para linha de contorno invisível usamos a o tipo de linha E – Interrompido Grosso.

c) A utilização crescente de programas de CAD 3D (Computer Aided Design 3 Dimencions) e das suas interfaces com equipamentos de produção e fabricação, leva a uma utilização cada vez menor de desenhos em papel. Contudo, a impressão e reprodução de desenhos continuam a desempenhar uma função importante na documentação técnica do produto. Justifique por que o uso do desenho em papel ainda não foi abolido.

É necessário que o desenho em papel esteja disponível no local de execução do projeto,

para que seja feita consultas rápidas, e para que não haja erros em sua execução

É importante também para que se tenha um histórico de projeto, já que qualquer alteração é devidamente documentada diretamente no desenho.

d) Sempre que possível, as peças devem ser representadas nos desenhos em escala real, ou seja, escala 1:1. Na prática, verifica-se que, para a maioria das peças, isso não é possível. Explique quando devemos utilizar escalas de ampliação e redução normalizadas nos desenhos técnicos.

Devemos utilizar escalas quando o objeto a ser representado é muito grande em relação à folha, chamando de escala de redução, ou seja, dimensão do desenho é menor que sua dimensão real ou quando é muito pequeno e em tamanho real não consiga representar devidamente seus detalhes e dimensões, chamado de escala de ampliação, ou seja, a dimensão do desenho é maior que sua dimensão real.

Passo 4 (Equipe)

Utilize o formato A4 em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com