TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho Tecnico

Monografias: Desenho Tecnico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  359 Visualizações

Página 1 de 3

Etapa 4 - Passo 1:

A- Existem dois métodos de projeções ortogonais, o do primeiro diedro e do terceiro diedro. O do primeiro diedro é de origem europeia, já o do terceiro diedro é de origem americana. A diferença entre os dois métodos de representação reside na forma como se orientam as projeções. No método europeu situamos três observadores em três vistas diferentes de um objeto, escolhemos a projeção de um deles como vista principal e a partir deste as restantes vistas auxiliares (o desenho da vista será feito no lado oposta em que você se “localiza”). No método americano de representação passa-se tudo da mesma forma à exceção da vista em que cada um dos observadores projeta aquilo que vê (o desenho da vista será feito no mesmo lado em que você se “localiza”). A ABNT adota a projeção ortogonal do primeiro diedro (europeia).

B- O objetivo principal é de representar explicitamente o(s) objeto(s) em várias vistas relevantes dimensionando-os em termos funcionais e/ou produção

C- São necessárias três vistas para representar peças nos desenho técnicos, essas vistas são chamadas: de vista frontal, vista lateral esquerda e vista superior. Seguem os exemplos abaixo:

D- Faces oblíquas não são representadas em verdadeira grandeza nas vistas ortográficas normais. Os elementos dessas faces oblíquas aparecem deformados e superpostos, dificultando a interpretação do desenho técnico. Para que as partes e elementos oblíquos da peça possam ser representados sem deformação temos que imaginar um plano de projeção paralelo à face oblíqua. Este plano de projeção inclinado recebe o nome de plano de projeção auxiliar. A projeção da face oblíqua, no plano inclinado, aparece representada sem deformação, em verdadeira grandeza.

Etapa 5 – Passo 1:

A- A cotagem é composta por três elementos, sendo eles as linhas de cota, as linhas de chamada ou de extensão e o valor numérico da cota.

B- Só se cota detalhes iguais em um lado só, não se repete a cota; colocam-se cotas no desenho na vista que transmitir mais claramente a forma do desenho; deve-se evitar a cotagem do desenho em um elemento tracejado como furo, por exemplo, nesse caso cota-se a forma circular no desenho; não se pode cortar ou separar linhas auxiliares e de cotas; representar as cotas sempre de maneira legível em caligrafia; fazer a cotagem da peça com uma boa distribuição de cotas pelo desenho; sempre colocar a simbologia no desenho seja ela de diâmetro ou de quadrado; deve-se sempre que conveniente e necessário, colocar cotas básicas no desenho; quando não usar milímetros colocar a unidade após a cota; as cotas devem ser colocadas de modo que o desenho seja lido da esquerda para direita e de baixo para cima, paralelamente a dimensão cotada; deve-se evitar colocar cotas dentro do desenho; sempre que possível é bom evitar colocar cotas em linha tracejadas.

C- Tipos de cotagens

• Cotagem em série;

• Cotagem em paralelo;

• Cotagem em paralelo com linhas de cotas sobrepostas;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com