TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho Técnico

Monografias: Desenho Técnico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/10/2013  •  3.181 Palavras (13 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 13

RESUMÃO DE DESENHO TÉCNICO

UM POUCO DE HISTÓRIA

Desenho:

- Desde a antiguidade o homem se comunica através de símbolos/ Desenho.

- Comunicação Gráfica das ideias

- Contudo, o desenho continua sendo a comunicação gráfica das ideias, mas atualmente com dois significados e classificação.

Temos então o desenho artístico e o desenho técnico. Como distingui-lo?

DESENHO ARTÍSTICO: destinado apenas para transmitir uma imagem, sem grande ênfase na quantificação das dimensões do objeto, chamado também de desenho livre. O desenho livre/ artístico pode ter várias interpretações e significados do mesmo objeto.

DESENHO TÉCNICO: é a representação gráfica destinada a explicitar com rigor a forma e as dimensões do objeto representado, bem como aspectos relevantes para sua produção. O desenho técnico deve ser perfeitamente perceptível e sem ambiguidades na forma como descreve determinado objeto.

O DESENHO TÉCNICO NASCE A PARTIR DOS FUNDAMENTOS E APLICAÇÕES DA GEOMETRIA DESCRITIVA.

O QUE É GEOMETRIA DESCRITIVA? É a parte da matemática que tem por fim representar sobre um plano as figuras do espaço, podendo resolver problemas tridimensionais com o auxílio da geometria plana.

· GASPARD MONGE (1746 – 1818 /séc. XVIII – XIX): francês, sábio desenhista. Um dos fundadores da Escola Politécnica Francesa. Foi ele quem desenvolveu um método de interpretação dos desenhos. Ele quem criou a geometria descritiva e grande conhecedor da geometria analítica (pai da geometria diferencial)

· Com ele o desenho técnico, que já era utilizado pelos egípcios – planta, elevação e perfil são aprimorados com relação à técnica de representação.

· Surge então o MÉTODO DE MONGE: onde se utiliza dois planos de projeções perpendiculares entre si: o PLANO HORIZONTAL e o PLANO VERTICAL.

· GASPARD MONGE, criador da Geometria Descritiva, o pai do desenho. Ele unificou, ou melhor, inventou a linguagem do desenho. E matematicamente explica a formação de um sólido a partir de duas faces ou planos ou vistas e determinou a vista frontal como principal, depois as laterais (esquerda e direita), superior, inferior e posterior.

MÉTODO EUROPEU – 1º DIEDRO

MÉTODO AMERICANO – 3º DIEDRO

· TECNICAMENTE: - Representações ortogonais;

- Diedros de representação;

- Vistas;

- Perspectivas

AS NORMAS ASSOCIADAS AO DESENHO TÉCNICO

Para que seja universalmente entendido é necessário que o desenho técnico obedeça a regras e convenções.

Portanto, uma norma de Desenho Técnico não é mais do que um conjunto de regras ou recomendações a seguir , seja na execução e/ou leitura de um desenho técnico.

Existem vários organismos, nacionais e internacionais, que produzem normas:

· ISO (International Organization for Standardization) – Organização Internacional para Padronização . UNIVERSAL.

· EM: são as euro-normas. Aceitáveis e aplicadas a nível Europeu;

· ANSI: American National Standards Institute – são normas americanas de aplicações exclusivas;

HÁ TAMBÉM A NORMALIZAÇÃO NO NÍVEL DE CADA PAÍS

· IPQ: Instituto Português de Qualidade(Portugal), é o organismo responsável pelas normas e utiliza o prefixo NP (norma portuguesa);

· BSI: British Standards Institute - Inglaterra, usual com o prefixo BS;

· Para normas de elementos de máquina são muito usadas as normas alemãs DIN;

· ABNT: Associação Brasileira de normas Técnicas.

Para que não haja conflitos existe uma hierarquia e sempre em primeira instância baseia-se nas normas ISO.

No Brasil as normas são aprovadas e editadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, fundada em 1940.

Para favorecer o desenvolvimento da padronização internacional e facilitar o intercâmbio de produtos e serviços entre as nações, os órgãos responsáveis pela normalização em cada país, reunidos em Londres, criaram em 1947 a Organização Internacional de Normalização (International Organization for Standardization – ISO).

Quando uma norma técnica proposta por qualquer país membro, é aprovada por todos os países que compõem a ISO, essa norma é organizada e editada como norma internacional.

As normas técnicas que regulam o Desenho Técnico são normas editadas pela ABNT, registradas pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) como normas brasileiras -NBR e estão em consonância com as normas internacionais aprovadas pela ISO.

NORMAS DA ABNT

A execução de Desenhos Técnicos é inteiramente normalizada pela ABNT. Os procedimentos para execução de Desenhos Técnicos estão em normas gerais que abordam desde a denominação e classificação dos desenhos até as formas de representação gráfica

As normas específicas abaixo tratam os assuntos separadamente, conforme citado:

- NBR 10647 – DESENHO TÉCNICO – NORMA GERAL, cujo objetivo é definir os termos empregados em desenho técnico. A norma define os tipos de desenho quanto aos seus aspectos geométricos (Desenho Projetivo e Não Projetivo), quanto ao grau de elaboração (Esboço, Desenho Preliminar e Definitivo), quanto ao grau de pormenorização (Desenho de Detalhes e Conjuntos) e quanto à técnica de execução (A mão livre ou utilizando computador)

- NBR 10068 – FOLHA DE DESENHO LAYOUT E DIMENSÕES, cujo objetivo é padronizar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com