TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho Técnico

Casos: Desenho Técnico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/5/2014  •  2.359 Palavras (10 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 10

Introdução

O desenho técnico é uma das principais formas de comunicação gráfica entre desenhistas. Na construção civil a necessidade de representar um objeto ainda não construído e de fazer o diálogo entre o projetar e o fazer fez com que surgissem várias formas de simbologia e de representação de projetos e de seus elementos, originando por vezes, normas técnicas de representação pela Associação Brasileira de Normas Técnicas. As associações de normas nacionais tentam melhorar detalhes para a obtenção de aceitação mundial, fixando as condições gerais que devem ser observadas na execução dos desenhos técnicos.

No entanto, a prática tem demonstrado que as normas referentes à elaboração de projetos de construção civil não tem sido aplicadas pelos projetistas, causando um desconforto quanto ao entendimento dos projetos em geral. Dessa forma houve a necessidade de uma investigação mais profunda acerca de como tem sido na prática a representação gráfica de projetos de construção civil, com o objetivo de identificar essas representações por parte dos projetistas dentro dos padrões normativos e não normativos.

Enfim, o desenho técnico tem por finalidade a representação dos objetos o mais próximo possível, em formas e dimensões, assim, o aprendizado de um engenheiro irá depender, de uma forma ou de outra, do desenho técnico.

1) Simbologia de instalação hidráulica.

Os componentes hidráulicos são representados por símbolos para facilitar o desenho de circuitos hidráulicos. Na maioria da bibliografia liga à indústria os símbolos são baseados em normas conforme a nacionalidade da publicação, mas, em geral é usada a norma ISO 1219.

O objetivo dos símbolos é mostrar o tipo ou função da conexão de componentes e trajetórias de fluidos. Símbolos básicos podem ser combinados para formar um símbolo composto. Eles não dão indicação do tamanho e não são orientados numa direção particular. Onde um elemento de controle é mostrado sobre um componente este não representa a sua localização física verdadeira.

Uma seta transversal sobre um elemento hidráulico indica ajuste ou variação.

É usual representar os símbolos em sua condição de não funcionamento, parado.Uma linha cheia representa uma linha de fluxo, ela não dá uma indicação da pressão na linha. Pode ser uma linha de sucção, pressão ou retorno ao tanque.

Uma linha de drenagem é aquela que representa uma tomada do elemento para que o fluido retorne para o reservatório, é representa por linha tracejada com traço curto.

Uma linha piloto , ou seja, que é usada para transmitir um sinal de pressão de um ponto a outro com vazão mínima é representada com linha tracejada com traço longo.

Na maioria das vezes a linha de drenagem e a linha piloto não são diferenciadas, porque as mesmas são facilmente identificadas devido às suas aplicações, uma linha de drenagem tem junto uma representação do símbolo do reservatório.

Uma válvula de retenção consiste de uma esfera ou carretel é mantida fechada pela ação de uma mola. Verificar representação.

Caso a pressão que a válvula de retenção deverá abrir é crítica para o funcionamento do circuito, a mola que mantém a válvula de retenção fechada deverá ser representada.

A válvula de retenção pode ser pilotada remotamente. Neste caso o piloto é usado para retirar do assento a esfera e permitir a passagem de fluido no sentido normalmente fechado da válvula. A válvula é conhecida como válvula de retenção pilotada.

Similarmente, o piloto pode ser empregado para evitar que a válvula abra.

Válvulas de controle direcional são representadas com uma quantidade de retângulos; se existirem dois retângulos a válvula tem dois estágios ou posições que ela pode assumir.

A representação da linha da tubulação de trabalho deve ser representada em apenas um dos retângulos; ela é representada naquela posição em que a válvula fica inoperante. Uma válvula com duas tomadas tem duas conexões e pode ser aberta ou fechada. Observar as duas formas de representação.

Efetuando a combinação das duas e fazendo que uma mola mantenha a válvula aberta,teremos uma representação como mostrado na figura abaixo.

Uma forma mais conhecida de uma válvula de controle direcional é com quatro tomadas.

As tomadas (ou portas ou orifícios) são representadas por letras: P é o fornecimento ou pressão; T é retorno ou tanque; A e B são as tomadas de trabalho. No retângulo da esquerda P está conectado com A e B ao T, este é muitas vezes designado como "posição paralela". No lado direito do retângulo, P está conectado com B e A com T; isto inverte a conexão e é algumas vezes chamado de "posição cruzada". Para visualizar a operação de uma válvula de controle direcional imagine a tubulação de trabalho permanecendo fixa e a os retângulos efetuando movimento.

As válvulas direcionais podem ser operadas manualmente, mecanicamente, eletricamente, pneumaticamente ou hidraulicamente. O método de operação é mostrado na extremidade lateral do retângulo ao qual a válvula é operada, embora isto não representa uma posição física.

Uma válvula para controle de pressão pode ser normalmente aberta ou normalmente fechada. Uma válvula de controle de pressão é representada através de um único retângulo com uma passagem sobre ela. A condição de normal aberta ou fechada dependerá da função da válvula.

2) Simbologia de instalação sanitária.

São sistemas mecânicos destinados ao transporte de fluidos, líquidos ou gasosos, constituídos de tubos, conexões e acessórios e construídos por materiais compatíveis com o tipo e o uso do fluido a ser transportado.

O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com