TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenho técnico

Pesquisas Acadêmicas: Desenho técnico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/8/2014  •  242 Palavras (1 Páginas)  •  266 Visualizações

Atividade

A semana 1 é a fase introdutória do componente Desenho Técnico (DT), então você teve noções básicas sobre desenho técnico, normatizações, instrumentos e materiais necessários, escalas.

A partir desses conhecimentos, observe as figuras 1 e 2, referentes a dois mapas de riscos. Depois, responda às perguntas seguintes e envie suas respostas ao tutor. Bom trabalho!

1. Na sua opinião, qual dos mapas abaixo está em conformidade com as normas de desenho técnico? Justifique sua resposta.

Resposta: MAPA 2

Justificativa: Mapa com vistas ortogonais, cortes, seções, determinação de distâncias, áreas e planificação de sólidos.

2. Para você, futuro técnico em segurança do trabalho, qual mapa colaborará com a conscientização dos funcionários? Justifique sua resposta.

Resposta: MAPA DE RISCO 1

Justificativa: Mapa pronto em execução com: legenda em cores como indicação de tipos de riscos, indicadores de grupos de riscos (pequenos, médio ou grande), riscos (estes riscos podem prejudicar o bom andamento da seção, portanto, devem ser identificados, avaliados e controlados de forma correta). Cartazes e placas sinalizando os riscos que possam ser prejudiciais aos trabalhadores.

3. Compare o mapa 1 com o mapa 2 e liste quatro diferenças entre eles, principalmente em relação ao desenho das plantas (traçado, delimitação dos espaços, legendas etc.).

Diferenças entre

Mapa 1: simbologia,

Mapa 2:

Dica: a intensidade dos riscos é identificada por círculos grandes (risco alto), médios (risco médio) e pequenos (risco baixo); e cada tipo de risco (biológico, ergonômico, físico, mecânico e químico) é marcado com uma cor diferente.

Mapa 1

Fonte: <http://pt.slideshare.net/proftstsergioetm/mapa-de-riscos-14343530>.

Mapa 2

Fonte: <http://www.mc.med.br/servicos/engenharia-e-seguranca-do-trabalho

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com