TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenlvimento Pessoal

Dissertações: Desenlvimento Pessoal. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2014  •  651 Palavras (3 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Para o filósofo alemão do século 19, Arthur Schopenhauer, o que temos dentro de nós é o essencial para a felicidade humana. Mas descobrir essa felicidade, eleger caminhos, identificar limitações, encontrar novas qualidades, observar-se a partir de um patamar íntimo e conhecer os próprios sentimentos e as potencialidades, para usar todas essas informações ao nosso favor, nem sempre é assim tão claro, não acontece da noite para o dia, é preciso usar os mecanismos certo, e mais importante, saber escolhê-los.

No coaching, descobrir esse caminho é parte do processo de desenvolvimento pessoal e profissional do ser humano e saber fazer os questionamentos corretos, um dos fundamentos para evoluir de uma condição desfavorável a uma melhor e mais produtiva. Todavia, o coaching não tenta melhorar a vida e nem o coach diz como o cliente deve fazê-lo. Em primeiro plano, ele visa ajudar a descobrir o que está contribuindo para criar a vida que o cliente está levando. Em segundo, identificar de que maneira ele faz isso e, em terceiro, encontrar as ferramentas que lhe proporcione às mudanças necessárias e, consequentemente, a realização de seus objetivos. No processo de coaching as perguntas são as respostas e as respostas são as perguntas.

DESENVOLVIMENTO

Coaching no Campo Profissional - O coaching notoriamente vive hoje seu ápice, e desde 1980, quando começou a ser efetivamente defendido no meio corporativo vem apoiando os mais diversos profissionais. Hoje as empresas descobriram nele uma forma de superar as limitações pessoais de seus colaboradores e por assim dizer, as próprias limitações. Nesse sentido, destacam-se três tipos de coaching: o de Projetos, - que envolve a gestão estratégica de uma equipe para obtenção de melhores resultados; o Situacional - que focaliza no aprimoramento ou melhora do desempenho dentro de um determinado contexto e, ainda, o Coaching Transicional - destinado a ajudar pessoas a mudar de função ou de um papel para outro dentro da corporação.

Profissionais que passam pelo processo de coaching, passam também por um processo de autoconhecimento, de identificação de novas habilidades, preparam-se para serem grandes líderes mais assertivos e efetivos, para identificar crises, resolver conflitos entre funcionários e também a motivá-los da forma correta para que desenvolvam todo seu potencial e dessa forma, cumpram as metas que a empresa projetou.

Coaching na Vida Pessoal - Quantas vezes nos sentimos inoperantes e sem o controle de nossa própria vida? Com certeza esse sentimento não é raro. O ser humano de forma geral vem, através dos tempos, buscando sanar essas insatisfações, criando novas vias e inventado novas fórmulas para ser feliz, mas a mesma regra que funciona para um pode não servir para o outro. Dessa forma, em nossa vida pessoal muitas vezes nos vemos cercados de limitações afetivas, dificuldades no relacionamento familiar e interpessoal, e isso dia após dia, vai causando danos à nossa vida como um todo e nos tornando menos felizes e mais solitários.

O coaching pessoal trabalha exatamente no sentido de vencer essas limitações, em mobilizar as qualidades do cliente para alcançar essas metas pessoais,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com