TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvendo O Lider

Artigo: Desenvolvendo O Lider. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/9/2014  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 5

Situações:

 Marcelo Gonçalves, engenheiro, e agora gerente do setor de “Novos Produtos” de uma empresa de EletroMecânica, precisa lidar com o desafio de liderar e gerenciar uma equipe de 30 pessoas de diferentes áreas.

 Para ajuda-lo vamos dar algumas dicas de como gerenciar pessoas e dados ao mesmo tempo.

 Ao mesmo tempo precisamos ajudar Roberto, que deseja muito ser promovido, porém, sua eficiência com os dados não será o suficiente, ele precisa aprender a lidar com pessoas e desenvolver seus conhecimentos técnicos para realizar uma boa gestão.

Importante:

 Para que possamos entender sobre a dificuldade destes dois casos, não podemos deixar de falar sobre alguns pontos importantes.

 Em uma pesquisa divulgada em agosto deste ano, a empresa de recrutamento Vagas revelou que 60% dos brasileiros estão insatisfeitos com seus chefes. Na enquete, respondida por mais de dez mil trabalhadores, a maioria dos gestores são descritos como bipolares, autoritários, inseguros ou enroladores. Além disso, 36% dos que opinaram na pesquisa consideram pedir demissão por causa de seu superior. Segundo especialistas ouvidos por UOL Comportamento, o alto nível de insatisfação pode ser consequência de diferenças na forma de trabalhar, de se relacionar, dificuldade de entender os desafios daquele cargo e reconhecer os méritos do superior ou até mesmo inveja. Mas o problema, muitas vezes, está mesmo com quem está ocupando o cargo mais alto. Para os especialistas, de fato, existem muitos chefes incompetentes e despreparados para a posição que ocupam.

 Clara Linhares, professora da Fundação Dom Cabral com experiência em desenvolvimento gerencial e de pessoal, afirma que o tipo mais comum de chefe incompetente é o que não tem preparo para gerenciar. "O chefe não precisa ter conhecimento de tudo, ele precisa liderar a equipe", diz.

 A melhor forma de se trabalhar isso é através de cursos preparatórios para desempenhar uma boa gestão.

 Feedback é uma palavra inglesa que significa realimentar ou dar resposta a uma determinado pedido ou acontecimento. O termo é utilizado em áreas como Administração de Empresas, Psicologia ou Engenharia Elétrica. Em alguns contextos a palavra feedback pode significar resposta ou reação. Neste caso, o feedback pode ser positivo ou negativo. Ex: Apresentei o meu relatório para os acionistas e o feedback foi muito positivo.

 Coaching é um processo de desenvolvimento humano, pautado em diversas ciências como: Psicologia, Sociologia, Neurociências, Programação Neurolinguística, e que usa de técnicas da Administração de Empresas, Gestão de Pessoas e do universo dos esportes para apoiar pessoas e empresas no alcance de metas, no desenvolvimento acelerado e, em sua evolução contínua.

 O termo Fluxograma designa uma representação gráfica de um determinado processo ou fluxo de trabalho, efetuado geralmente com recurso a figuras geométricas normalizadas e a setas unindo essas figuras geométricas. Através desta representação gráfica é possível compreender de forma rápida e fácil a transição de informações ou documentos entre os elementos que participam no processo em causa. A existência de fluxogramas para cada um dos processos é fundamental para a simplificação e racionalização do trabalho, permitindo a compreensão e posterior otimização dos processos desenvolvidos em cada departamento ou área da organização.

 Rotina administrativa é formada por vários processos que acontecem de forma sistemática e que requerem conhecimento técnico e domínio de tecnologias. Sendo, que processo é todo conjunto de procedimentos com entradas, processamento e resultados.

Liderança e Motivação:

 Seres humanos são muito diferentes entre si na maneira de pensar, agir e expressar seus sentimentos. E muitas vezes, diferente de si mesmo, conforme o momento que está vivendo. Diversos fatores interferem no estado físico e psicológico do indivíduo. Tais influências refletem diretamente no desempenho do trabalho dessa pessoa e consequentemente no resultado final do grupo.

 Se nos reportarmos à literatura da área, encontraremos ferramentas baseadas nas idéias de grandes mestres como: Maslow e a pirâmide de necessidades, onde no topo encontramos estima e auto-realização. Além deHezberg e os fatores motivacionais, destacando o reconhecimento, trabalho em si, progresso e crescimento como fatores de satisfação do ser humano e ainda Maclelland e a busca pela excelência.

 No entanto, sabemos que é muito difícil definir e identificar quais fatores são motivacionais ou não para determinado indivíduo, ou para um grupo. O que motiva uma pessoa pode desmotivar outra! Um problema pessoal reflete na produtividade de um colaborador de maneira diferente. Podemos observar uma queda na operosidade em razão de tal problema, ou um aumento no rendimento em resposta à dificuldade enfrentada. Do mesmo modo, uma grande alegria pode levar a pessoa a produzir mais e melhor, ou simplesmente, passar o dia todo (ou grande parte dele) pensando na boa notícia e assim prejudicar seu desempenho na realização de suas tarefas e no relacionamento com os colegas de trabalho.

 Por isso que administrar pessoas é tão desafiante. Quanto mais preparado estiver o gestor, maiores as chances de se obter os resultados esperados. Precisamos conhecer cada vez mais as ferramentas disponíveis no mercado (palestras, treinamentos, bibliografias, benchmarking, entre outros) e procurar aplicá-las à realidade de nossas equipes. Por outro lado, não basta que somente os gestores conheçam as ferramentas, mas que os membros do grupo também possam ter a oportunidade de acesso a tais instrumentos. Devemos capacitar nossos colaboradores de modo a termos cada vez mais pessoas preparadas para assumir responsabilidades e enfrentar desafios. E isso envolve também a importante habilidade de disseminar conhecimento, dar oportunidades e saber delegar tarefas. Não é fácil lidar com conflitos no ambiente de trabalho, daí a necessidade de se tirar melhor proveito da situação.

 A motivação da equipe, e isso inclui o gestor, é fator decisivo para a otimização do relacionamento entre as pessoas e reflexos positivos na execução das atividades na organização. Não podemos cobrar algo que não praticamos. Líderes desmotivados jamais terão colaboradores plenamente motivados. Embora a motivação esteja dentro de cada um, seus reflexos são sentidos em todo o grupo. Devemos dar o exemplo! Entretanto, esse exemplo depende de nossa motivação real.

 Não basta tentar passar uma imagem de que se está motivado se essa não for a realidade de nosso momento. A naturalidade faz com que os exemplos sejam sentidos pelas pessoas. Não queira transmitir um conceito que não corresponda à sua atitude. Seja franco consigo mesmo. Seja fiel a seus princípios.

Referências:

http://www.rh.com.br/Portal/Lideranca/Artigo/5159/lideranca-e-motivacao.html

...

Baixar como  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »