TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento

Tese: Desenvolvimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/4/2014  •  Tese  •  1.015 Palavras (5 Páginas)  •  408 Visualizações

Página 1 de 5

1-Introdução

Os carboidratos são as biomoléculas mais abundantes na natureza, tem como fórmula geral: [C(H2O)]n, daí o nome "carboidrato", ou "hidratos de carbono" e são moléculas que desempenham uma ampla variedade de funções, tais como, fonte e reserva de energia, matéria-prima para a biossíntese de outras biomoléculas. No corpo humano, o carboidrato é a única fonte de energia aceita pelo cérebro, importante para o funcionamento do coração e todo sistema nervoso.

Os carboidratos são divididos em três classes de carboidratos, monossacarídeos, como exemplo desta classe, as pentoses e as hexoses, os oligossacarídeos, tendo como representante os carboidratos lactose e sacarose.

Os polissacarídeos é a classe de carboidratos mais encontrada na natureza, são polímeros de alto peso molecular, diferindo na composição dos açúcares, nos tipos de ligação, comprimento e no grau de ramificação de cadeia. Os polissacarídeos são subdivididos em homopolissacarídeos, tendo como representante as moléculas de amido e glicogênio e os heteropolissacarídeos, sendo representado pelo peptidioglicano e glicosaminoglicanos.

Açúcares redutores apresentam extremidade da cadeia carbônica com carbonos não impedidos para reagirem, conhecidos como carbonos anoméricos, isto é, carbonos que não estão envolvidos em ligações glicosídicas, como, por exemplo, a maltose e a galactose. A sacarose é um açúcar não redutor, mas a glicose e afrutose, produtos da degradação da sacarose, são redutores. O fundamento do método de análise de açucares redutores da técnica realizada em aula está na reação de oxidação-redução do açúcar com o íon cúprico.

A sacarose é um dissacarídeo composto pelos monossacarídeos da glicose e da frutose. Os açúcares redutores possuem grupos aldeídos e cetonas livres na cadeia e são chamados redutores por atuarem como agentes redutores, isto é, que sofrem oxidação. A sacarose pode sofrer hidrólise ácida e ser convertida em frutose e glicose, esta mistura de monossacarídeos provenientes do dissacarídeo pode ser chamada de açúcar invertido.

O termo invertido decorre de uma característica física da sacarose, que se altera durante o processo de hidrólise: originalmente, um raio de luz polarizada que incide sobre a sacarose é desviado para a direita, ou seja, a sacarose é uma molécula dextrógira (D, +). Após o processamento de inversão, a glicose (D, +) e a frutose (L, -) resultantes têm a propriedade conjunta de desviarem a luz para a esquerda; ou seja, o açúcar invertido é levógiro. Na decomposição da sacarose, a frutose (pentose) e glicose (hexose) são formadas, eessas oses em meio alcalino e sob aquecimento tornam-se fortemente redutoras.

O teste de Fehling consiste num teste químico para determinar o carácter redutor de uma substância orgânica (substância que, em reação química, cede elétrons a outra substância). Este teste é geralmente utilizado para detectar açúcares redutores (monossacarídeos, como a glucose, e dissacarídeos, como a maltose e a lactose) e aldeídos. A solução de Fehling é constituída por uma solução de sulfato de cobre (II) e por uma solução alcalina de tartarato de sódio 2,3-di-hidroxibutanodiato.

Se adicionar à solução-teste uma quantidade igual das duas soluções e se aquecer até à fervura, verifica-se a formação de um precipitado vermelho cor de tijolo de óxido de cobre(I) que prova que a substância em estudo é redutora.

2-Desenvolvimento

As práticas realizadas na aula foram, extração de óleo de amendoim a partir da paçoca, e análise de açúcares redutores.

Primeira prática: Extração com Soxhlet

Material a ser utilizado:

Balão, pedras de vidro, garra, manta de aquecimento, suporte, vidraria soxhlet, condensador, solvente hexano e paçoca.

Figura 1: Aparelhagem de Soxhlet

Resultado:

Conseguimos extrair o óleo de amendoins.

Segunda Prática: Açúcares redutores

Material a ser utilizado:

Pipetas, tubo de ensaio e aquecimento em banho-maria.

1- Reação de Fheling

Pipetamos em tubos de ensaios diferentes 2 mL de solução 0,1% dos seguintes açúcares: glicose, frutose,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com