TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Da Criança

Artigo: Desenvolvimento Da Criança. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/8/2014  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  241 Visualizações

Página 1 de 2

Passo 2 – Texto dissertativo-argumentativo sobre o conceito de brincar e sua importância para o desenvolvimento da criança.

O desenvolvimento da criança vai se formando através do tempo, conforme suas vivências com a família, principalmente com os pais, e a maneira com que eles se relacionam com a criança, bem como com a sociedade.

Além disso, o seu corpo é uma peça de grande importância nesse desenvolvimento, é através dos órgãos dos sentidos que ela vai aprimorando suas habilidades, tanto de coordenação motora como de linguagem e socialização com as demais crianças. Nesse sentido, a brincadeira exerce sobre a criança um mundo de descobertas, e de imaginação, pois, ela representa na brincadeira aquilo que vivência, ou seja, a sua realidade, tanto de momentos prazerosos como os difíceis, e é através da brincadeira que a criança aprende também, seus limites, a respeitar a vontade do próximo, e construir suas próprias fantasias, o que auxiliará no adulto que um dia ela virá a ser.

Nessa forma, ressalta-se que, a melhor brincadeira é aquela em que a criança cria, que surge de si mesma, contudo, estamos na sociedade do consumo, em que tudo é descartável, mostrando do recém nascido até o mais “grandinho” brinquedos dos mais variados estilos, muitos até mesmo sem utilidade nenhuma para o desenvolvimento da criança, onde alguns até prejudicam a mesma, ou mesmo não respeitam o seu tempo, mostrando que sempre há mais e mais. Sendo assim, é importante deixar que a criança explore seu corpo, para que ela perceba que ela pode criar suas brincadeiras, não precisando necessariamente só de brinquedos industrializados, ai então, entra o papel dos pais, estimulando a imaginação da criança, criando juntamente com ela brincadeiras, fazendo com que ela perceba que se pode ter diversão espontaneamente, lembrando sempre que, o momento da brincadeira para a criança é aquele em que ela está fantasiando, exercitando o seu dom, de ser criança.

Além disso, deve-se ter explicito que, a criança tem suas fases, e que em cada uma delas ocorre algo de importante para a mesma, para o seu desenvolvimento, começando com os jogos de exercícios, que ocorre dos 0 aos 2 anos de idade, onde a criança vai aprimorando suas habilidades motoras e sua autonomia, seguido pelos jogos de faz de conta, que ocorre dos 2 aos 7 anos de idade, onde a criança aprimora a compreensão e a aprendizagem dos papéis sociais, e por fim, a partir do 7 anos, os jogos com regras, onde a criança vai desenvolver estratégias e tomadas de decisão. Sendo assim, o brinquedo apresenta à criança a oportunidade de desenvolvimento, fazendo com que, tudo que aconteça na hora do brincar, desde os problemas até os momentos prazerosos, faça com que a ela cresça e aprenda com suas próprias experiências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com