TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico

Monografias: Desenvolvimento Econômico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 3

Atividade de Auto Desenvolvimento

Aula-tema 03: Desenvolvimento Econômico da China

Passo 1: Elabore uma pesquisa sobre as condições institucionais da China, facilidade de abrir empresas, burocracia, relações de trabalho, corrupção, entre outros fatores que possam afetar positiva ou negativamente os negócios de uma empresa que venha a investir na China.

Passo 2: Procure por reportagens que tratem dos dados de competitividade do Fórum Econômico Mundial e colete dados da China.

Passo 3: Escreva um texto de no máximo uma página sobre o assunto.

Dica: Acesse o site do Banco Mundial e conheça a pesquisa Doing Bussiness sobre a abertura de negócios nos vários países do Mundo. Disponível em: <http://portugues.doingbusiness.org/Reports>. Acesso em: 15 Jul. 2012.

O forte crescimento da economia da China nos últimos anos é fato amplamente conhecido. Da mesma forma é conhecido por todos, o extraordinário aumento da competitividade das exportações de produtos manufaturados chineses, deslocando rapidamente produtores tradicionais, inclusive de países desenvolvidos.

Existem várias vantagens em abrir uma empresa na China, uma delas é que se uma empresa estiver comprometida em atividade de produção por um período superior a 10anos, tem o direito a isenção de impostos pelo período de 05anos que significa uma grande vantagem pois com esse incentivo é possível ter aumento nos lucros. Quando acaba esse período de isenção caso a empresa exporte pelo menos 70% da sua produção anual ela ganha uma redução de 50% em impostos, ou se a empresa decidir investir em tecnologia avançada ela obtém redução de 50% nos impostos durante 03 anos.

Outra grande vantagem é o baixo custo da mão de obra, mas a explicação para essa vantagem não está apenas no seu baixo custo, diversos outros países possuem salários tão ou mais baixos. Existe uma oferta de mão-de-obra quase infinitamente elástica com algum grau ainda que baixo qualificado, portanto o aumento da demanda não provocou elevações substanciais nos salários. Outro ponto é que os trabalhadores chineses possuem uma concepção de hierarquia e disciplina que, aliada a proibição da criação de organização de empregados, dificulta a sua organização e a possibilidade de exercer pressão por aumento de salários. Além disso, o mecanismo de regulação das relações de trabalho e direitos trabalhistas são praticamente ausente na sociedade chinesa.

Um fator negativo em relação à China é que devido a estes incentivos fiscais, juros baixos e mão de obra barata, isso acaba chamando a atenção de vários investidores para abrir empresa, e desta forma existe uma grande competitividade. No entanto o problema de corrupção persiste em alguns casos envolvendo largas somas de dinheiro. A situação ainda é muito grave, as violações da lei e da disciplina tendem a ser mais camufladas, inteligentes e complexas.

Ao mesmo tempo em que recebem esses poderosos estímulos, as Multinacionais são obrigadas a conviver com um sistema que não garante proteção a propriedade intelectual. Para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com