TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico

Seminário: Desenvolvimento Econômico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/2/2014  •  Seminário  •  217 Palavras (1 Páginas)  •  227 Visualizações

1. Defina desenvolvimento econômico e crescimento econômico, destacando as principais diferenças entre os dois conceitos.

Desenvolvimento econômico se baseia principalmente na análise dos aspectos de ganho de qualidade no processo produtivo e na distribuição de bens e serviços de um país. O crescimento econômico envolve o aumentou ou não do Produto interno bruto (PIB), ou seja, o desenvolvimento econômico abrange aspectos ligados diretamente ao bem-estar da população (incluindo aí saúde segurança e educação), é uma visão mais humanista de uma nação, já o crescimento econômico tende a valorizar o aspecto técnico e matemático, se preocupando com números de produção, lucros e despesas e como elas se correlacionam.

2. Define as funções do setor público conforme a corrente liberal e conforme os estudos de Keynes, destacando os pontos contrastantes entre essas duas correntes do pensamento econômico.

Basicamente a corrente liberal prega que o setor público deve ser o menos interventor possível no mercado econômico, ou até mesmo ausente do processo, justamente o oposto da linha Keynesiana, defensora do Estado como elemento regulador de todo o sistema econômico. O pensamento liberal define o Estado como um protetor do mercado econômico, impedindo qualquer tipo de intervenção alheia a ele, ao que o pensamento de Keynes se opunha, pois pregava ao poder público, a necessidade da intervenção na produção do capital.

Fontes: http://cchsvirtual.bem-vindo.net/node/157

http://www.carlosescossia.com/2009/09/o-que-e-crescimento-e-desenvolvimento.html

http://www.bresserpereira.org.br/papers/2006/06.7-ConceitoHistoricoDesenvolvimento.pdf

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com