TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico

Artigos Científicos: Desenvolvimento Econômico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  3.560 Palavras (15 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 15

Atividades Práticas Supervisionadas

Administração

Desenvolvimento Econômico

Desenvolvido por:

Waldecy Costa Junior RA -3830714802

Edilaine Ap. R De oliveira RA- 4542876590

Rodney Willian Furquim RA-3869751581

Maiara C. O. Faiz RA- 4541654763

Viviane Lopes Dias RA-3808627540

Tutor Presencial

Natalia Ferrazoli

Campinas 2014

Índice

Conceito sobre PIB........................................................................................ 04

Índice Gini .................................................................................................... 05

Conceito de Curva de Lorenz ....................................................................... 05

Índice de Desenvolvimento Humano ........................................................... 06

BRICS .......................................................................................................... 07

Índice de Desenvolvimento Humano em Campinas .................................... 11

A Influencia dos BRICS para o Mundo........................................................ 12

Conclusão ..................................................................................................... 14

Introdução

Apresentaremos neste ártico conceitos históricos sobre o PIB (Produto Interno Bruto). Desenvolvido pelo economista Richard Stone (1913-1991), e sendo publicado no Brasil em 1948.

Destacamos a formação do agrupamento BRICS (Brasil/ Rússia/ Índia/ China e África do Sul), e sua influencia para o Desenvolvimento econômico de cada um desses países, e seu impacto na Economia Mundial.

A utilização do método Gini, que aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos. A curva de Lorenz; um gráfico que consiste num diagrama em que num dos eixos é colocada a variável Rendimento e no outro a População.

Falaremos também sobre o PIB da nossa região Campinas. E seus índices de desenvolvimento econômico.

Etapa I

PIB

O conceito Histórico do Desenvolvimento econômico sobre o PIB (Produto Interno Bruto) por habitante, o Índice Gini, a curva de Lorenz e o IDH dos países do BRICS e a influencia do bloco na economia mundial.

O PIB trata se da soma de todos os serviços de bens produzidos num período seja um mês, um ano, numa determinada região. O PIB normalmente é expresso em valores monetários, no caso do Brasil é em Reais (moeda corrente local).

Este método foi desenvolvido pelo economista Richard Stone (1913-1991), ele formulou os princípios na década de 1940. O PIB foi aplicado em nível mundial e no Brasil em 1948, ficando em seguida sob responsabilidade de Fundo Monetário Internacional (FMI) – que tratou de espalhar seus conceitos as nações. No Brasil, a responsabilidade pelo calculo já esteve a cargo da Faculdade De Getulio Vargas. Em seguida o IBGE assumiu a medição.

O PIB representa o crescimento e as atividades econômicas de determinada região. Para realizar o calculo do PIB os insumos como: matérias primas, Mao de obra, de todos os serviços de bens produzidos na região escolhida em um período determinado. A soma de todos os bens de um país é o PIB, e quanto maior for, mais demonstra o desenvolvimento do país, com essa medição podemos classificar os países de acordo com seu PIB como: países pobres, Ricos ou em desenvolvimento.

Para calcular o PIB de uma região em questão; devemos seguir a seguinte formula:

PIB = C+I+X-M. Onde:

C = consumo privado

I = Investimentos totais realizados na região

G = Gastos do Governo

X = Exportações

M = Importações

O PIB per capita, ou seja, por habitante, também conhecido como renda per capita, é obtido ao pegarmos o PIB da região escolhida e dividi La pelo numero de habitantes desta. O valor total das riquezas geradas no Brasil no ano de 2013 alcançou R$4,84 trilhões. A economia brasileira cresceu cerca de 0,7% no quarto trimestre de 2013, em comparação com os três meses anteriores, evitando que o País caísse em recessão técnica na final do ano. Em relação ao quarto trimestre de 2012, o PIB do país registrou crescimento de 1,9%.

O Brasil é um grande produtor e exportador de mercadorias de diversos tipos, principalmente commodities minerais, agrícolas e manufaturados. As áreas de agricultura, indústria e serviços são desenvolvidas que estão em momento de expansão.

Para poder mensurar o Desenvolvimento Econômico, existem três possibilidades: Índice Gini, Curva de Lorenza, Índice de Desenvolvimento Humano. Estes são utilizados para qualificar ou comparar como outras regiões e/ ou países.

Índice Gini

O coeficiente de Gini é uma medida de desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini que tem como objetivo medir a concentração ou desigualdade. É comumente utilizada para calcular a desigualdade na distribuição de renda. O índice de Gini aponta a diferença entre os rendimentos dos mais pobres e dos mais ricos.

Numericamente, varia de “0 a 1”, onde o zero corresponde a completa igualdade de renda, ou seja, todos tem a mesma renda

...

Baixar como (para membros premium)  txt (25 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com