TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico

Monografias: Desenvolvimento Econômico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2013  •  735 Palavras (3 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 3

Índice de Gini

O Índice de Gini é uma medida de concentração ou desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Corrado Gini, em 1912, para suprir a necessidade de uma medida que tomasse como pressuposto a desigualdade distributiva da renda, criando uma escala comparável desse grau de desigualdade. O Índice de Gini é calculado como razão das áreas no diagrama da Curva de Lorenz – um dos instrumentos analíticos mais usados para compreender a desigualdade.

Curva de Lorenz

A Curva de Lorenz é uma representação gráfica construída a partir da ordenação da população pela renda. Em termos práticos, para obter a Curva de Lorenz, se deve seguir os passos:

1) Ordena-se a população por renda domiciliar per capita;

2) No eixo horizontal, acumula-se a porcentagem da população de 0% a 100%;

3) No eixo vertical, acumula-se a porcentagem da renda detida pela população.

curva começa no ponto (0,0) e termina no ponto (100,100). Se a renda for distribuída de forma perfeitamente equitativa, a curva coincidirá com a linha reta diagonal ligando os pontos (0,0) e (100,100). Essa linha é chamada de Reta da Igualdade Perfeita e representa uma situação hipotética na qual todos têm o mesmo rendimento. Na situação oposta, na qual existisse uma desigualdade perfeita, ou seja, se uma pessoa detivesse toda a renda, a curva coincidiria com o eixo das abscissas até o ponto (100,100) e iria até o ponto (100,100).

Em geral, essas são situações extremas. O que comumente se tem é uma curva em situação intermediária. Quanto maior a distância entre a reta de igualdade perfeita e a curva de distribuição efetiva, maior a desigualdade de distribuição de renda.

Cálculo e análise do Índice de Gini

O Índice de Gini é calculado a partir da área formada pela Curva de Lorenz e a linha da perfeita igualdade. Dividindo essa área α pela área de plena desigualdade, formada pela área do triângulo ABC, tem se:

α

G = ______________

α + β

Define-se, assim, um coeficiente que varia de 0 a 1, em que: 0 ≤ G ≤ 1. O coeficiente igual a zero corresponde à completa igualdade de renda (em que todos têm a mesma renda). Quanto mais próximo de hum for o coeficiente, maior será a desigualdade na distribuição de renda, e um resultado igual a hum corresponde à completa desigualdade (em que uma pessoa tem toda a renda, e as demais nada têm).

A análise do índice de Gini para o Brasil revela que o país possui, historicamente, uma das piores distribuições e renda do mundo. Hoje, o Brsil tem o 3º pior Índice de Gini do mundo, segundo pesquisa realizada pela ONU, no ano de 2010.

Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi desenvolvido em 1990 pelo economista Mahbub ul Haq, com a colaboração de Amartya Sem, para ser uma ferramenta a mais para aferir o avanço do bem-estar de uma população. Desde 1991, vem sendo atualizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com