TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Econômico

Casos: Desenvolvimento Econômico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/9/2013  •  5.371 Palavras (22 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 22

Universidade Anhanguera – Uniderp

Centro de educação a Distância – Unidade Catalão / GO

Curso Superior Serviço Social

Disciplina: Desenvolvimento Econômico

Profª Ma. Helenrose A. Da S. Pedroso Coelho

Alunas: Cláudia Moreira do Vale Nascimento: 334075

Lucélia Rosa Miranda: 337471

Gletiei Miranda Rodovalho: 33652

Patrícia Aparecida Amaro Lima: 337473

Catalão, 12 de junho de 2013

Resumo:

O presente trabalho pretende investigar os principais condicionantes dos níveis de crescimento econômico verificados pelos países que compõem o BRICS ao longo dos últimos anos. A relevância da pesquisa está associada à importância que estas economias têm revelado no comércio mundial e na atração de fluxos de investimentos, e à posição relativa que as mesmas ocupam no conjunto das chamadas economias emergentes. Além disso, deve-se destacar as diferenças significativas em termos de desempenho econômico entre tais países, sendo que a China e Índia têm recebido atenção especial no período mais recente em função de suas expectativas taxas de crescimento econômico, que diferem significativamente quando comparadas com Brasil, Rússia e África do Sul, ao se tornar como referência o período pós-década de 1990.

A questão chave deste trabalho é se o crescimento econômico dos BRICS está promovendo simultaneamente da desigualdade sociais internas e se a parte inferior da pirâmide social está sendo de fato beneficiada. Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul concentram quase 50% da população mundial.

A análise teórica e empírica desenvolvida nesse trabalho sobre os determinantes do crescimento nos países do BRICS revela uma diversidade de fatores na explicação do desempenho desses países. Especificidades essas que estão associadas não apenas às características políticas e econômicas de cada um, mas que também têm se alterado ao longo do tempo, conferindo uma dinâmica própria ao crescimento. A tentativa aqui desenvolvida não é de unificar as lições para o crescimento dos países do BRICS, mas buscar elos nessa explicação, de forma que os formulados de política econômica possam incorporar tais elementos como subsídios valiosos para a definição futura de estratégias de crescimento sustentável nestas economias.

DESENVOLVIMENTO

CONCEITOS DE PRODUTO INTERNO BRUTO (PIB), ÍNDICE DE GINI, CURVA DE LORENZ E ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO (IDH);

PIB é a soma de todos os serviços e bens produzidos num período (mês, semestre, ano) numa determinada região (país, estado, cidade, continente). O PIB é expresso em valores monetários (no caso do Brasil em Reais). Ele é importante indicador da atividade econômica de uma região. Representando o crescimento econômico. Vale dizer que no cálculo do PIB não são considerados os insumos de produção (matérias-primas, mão-de-obra, impostos e energia).

Ele é usado como indicador, pois quanto mais rico o país é, mais seus cidadãos se beneficiam. O PIB possui apenas uma consideração, é possível que o PIB aumente enquanto os cidadãos ficam mais pobres, e isso ocorre pois o PIB considera o nível de desigualdade de renda das sociedades.

PIB per capita é o produto interno bruto, dividido pela quantidade de habitantes de um país. O PIB per capita é um indicador muito utilizado na macroeconomia, e tem como objetivo a economia de um país, estado, ou região. Para o cálculo do PIB, é considerado apenas bens e serviços finais.

ÍNDICE DE GINI

O índice de Gini é uma medida de concentração ou desigualdade desenvolvida pelo estatístico italiano Conrado Gini, em 1912, para suprir a necessidade de uma medida que tomasse como pressuposto a desigualdade distributiva da renda, criando uma escala comparável desse grau de desigualdade. Embora comumente utilizado na análise da distribuição de renda, pode ser utilizado também para medir o grau da concentração de qualquer distribuição estatística. Por exemplo, o coeficiente de Gini Locacional é um indicador do grau de concentração espacial de uma determinada classe de indústria em certa base geográfica – um estado, uma região, ou mesmo todo o país. Neste caso, verifica quais atividades são regionalmente mais concentrados.

O Índice de gini é calculado como razão das áreas no diagrama da Curva de Lorenz – um dos instrumentos anal

CURVA DE LORENZ

A Curva de Lorenz (ou curva de concentração de Lorenz) consiste num gráfico muito utilizado pelos economistas e que procura ilustrar a desigualdade existente na distribuição do rendimento entre famílias numa determinada economia ou sociedade.

A Curva de Lorenz é um simples instrumental gráfico e analítico que nos permite descrever e analisar a distribuição de renda em uma sociedade, além de permitirem que ordenamos distribuições de renda sob um ponto de bem-estar. É uma curva que expressa a relação entre a proporção de pessoas com renda pelo menos tão elevada do que determinado valor e a proporção de renda recebida por essas pessoas. A Curva de Lorenz pode ser complementada com o Índice de Gini, o qual quantifica o grau de concentração dos rendimentos.

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) foi desenvolvido em 1990 pelo economista Mahbub ul Haq, com a colaboração de Amartya Sen, para ser uma ferramenta mais para aferir o avanço do bem-estar de uma população. Desde 1991, vem sendo atualizado e divulgado pelo Programa das Nações Unidas no seu relatório anual e publicado em mais de cem países.

Trata-se de um índice que se contrapõe a outro indicador muito utilizado, o Produto Interno Bruto (PIB) per capita, e que procura considerar não apenas a dimensão econômica, mas outros aspectos que influenciam na qualidade de vida humana.

O IDI varia de 0 (zero) a 1 (um) e representa uma medida conjunta de três dimensões do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.3 Kb)  
Continuar por mais 21 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com