TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Pessoal E Profissional

Monografias: Desenvolvimento Pessoal E Profissional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2013  •  1.014 Palavras (5 Páginas)  •  1.300 Visualizações

Página 1 de 5

Observe a situação a seguir:

Quer ver um relato real de um líder que descobriu que sua empresa estimulava hábitos prejudiciais aos funcionários e decidiu deixar a companhia? Quem escreve é um ex- gerente regional de uma companhia que tem escritório em Pernambuco. “Há 4 anos fui desligado de uma empresa porque não aceitei desenvolver processos seletivos meramente legitimadores de indicações políticas. Ou seja: como gerente regional (respondendo por toda a região Nordeste) eu abria o processo seletivo, recebia currículos e indicações e antes mesmo de fechar o processo o “talento” já estava “selecionado”. Fui demitido porque na visão corporativa eu não fui maduro o suficiente para administrar uma situação que deveria ser absorvida como pertinente às minhas atribuições. Meu estilo gerencial até hoje não admite injustiças, pois são elas que debilitam o trabalho em equipe, provocam a desintegração social do grupo e criam uma atmosfera de desmotivação no ambiente.”

Qual dos conceitos trabalhados durante a aula corresponde à idéia central do texto:

Escolher uma resposta.

a. Tomada de decisão.

b. Dificuldade de comunicação.

c. Relações virtuais.

d. Comportamento pessoal adequado.

e. Networking.

Question 3

Notas: 1

Leia o texto abaixo:

Inteligência Feminina

Foi-se o tempo em que emoção era sinônimo de fraqueza profissional. Um estudo realizado com 700 pessoas pelo Massachusetts Institutteof Technology (MIT), com o auxílio das universidades Carnegie Mellon e Union College, demonstrou que sensibilidade social é um fator imprescindível para uma equipe inteligente. Quanto maior a habilidade de perceber e responder a emoções de outras pessoas - característica considerada feminina -, mais bem feito é o trabalho.

(Fonte: Revista Você S.A , Especial Mulher, Dez/2010)

O texto se relaciona diretamente com as discussões propostas pelo capítulo. Em qual das afirmativas essa relação aparece mais diretamente?

Escolher uma resposta.

a. Assertividade significa manifestação de desejos e opiniões de forma sincera, sem ofensas e críticas negativas.

b. As habilidades sociais profissionais envolvem sensibilidade para o trabalho em equipe, assertividade e saber lidar com pessoas.

c. A autenticidade é uma das dimensões do gerenciamento de impressões e significa alinhamento com o autoconceito.

d. O relacionamento interpessoal no trabalho deve considerar fatores subjetivos e emocionais para compreender o outro e promover a motivação.

e. A interação das pessoas com o ambiente social tem um papel especial no desenvolvimento de cada ser humano.

Question 4

Notas: 1

Leia atentamente o texto:

Myron R. Chartier nos apresenta cinco elementos críticos que contribuem para uma comunicação interpessoal eficaz. São eles: auto-imagem; saber ouvir; clareza de expressão; capacidade para lidar com sentimentos de contrariedade; auto-abertura. Vamos destacar aqui dois desses elementos:

Auto-imagem - É o centro do seu universo, seu quadro referencial, sua realidade pessoal. Funciona como um visor através do qual o SER HUMANO percebe, ouve, avalia e compreende as coisas; é seu filtro individual do mundo que o cerca.

Auto-abertura - A capacidade de falar francamente sobre si mesmo pode facilitar a comunicação eficaz .

(Extraido e adaptado de Szacher, M.L. Costa Filho, J.B. A Qualidade e a Importância das Relações Interpessoais” disponível em: http://www.ogerente.com.br/novo/artigos_sug_ler.php?canal= 15&canallocal=47&canalsub2=151&id=692)

Com base no texto e nas discussões propostas pela aula, é possível afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. A comunicação interpessoal eficaz ocorre em função de um conjunto de habilidades que se complementam.

b. A comunicação eficaz é uma habilidade pessoal que independe do relacionamento interpessoal.

c. A autoimagem é o elemento central no processo de comunicação, pois é responsável pela percepção dos conflitos interpessoais.

d. As pessoas podem promover um bom nível de comunicação ao cuidar de omitir críticas e opiniões.

e. Saber se expressar corretamente é o componente mais importante da comunicação interpessoal.

Question 5

Notas: 1

Leia o trecho do texto de Raul Candeloro:

Para o Bruce Siedman (do Sandler Sales Institute, uma empresa especializada na consultoria e treinamento para equipes de vendas), a arte de criar um network demanda tempo, paciência e consistência. É um processo exigente de longo prazo, que requer muitos contatos, durante meses e, às vezes, anos. Algumas pessoas acham que é suficiente bater papo em feiras ou trocar cartões em eventos. Mas é preciso muito mais se você quiser ver resultados realmente concretos. Por isso, é fundamental aprender a administrar o tempo e recursos financeiros aplicados no estímulo do seu network.

(Fonte: “Você faz Network?”, disponível em http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/voce-faz-network/26722/)

Considerando as informações do texto e as discussões propostas pela aula, qual das afirmativas contraria o conceito de network:

Escolher uma resposta.

a. O desenvolvimento de uma rede de contatos eficiente exige abertura para novos relacionamentos, fora de seu círculo de amizades.

b. O network é um investimento em contatos profissionais que exige dedicação de tempo e desenvolvimento do relacionamento interpessoal.

c. As relações estabelecidas através de contatos profissionais devem ser reforçadas por troca de informações e apoio.

d. Manter uma rede de contatos ativa significa disponibilizar seus conhecimentos, habilidades e atenção às pessoas.

e. O network é uma estratégia de manipulação que deve ser estabelecida em função de seus interesses pessoais.

Question 6

Notas: 1

A matéria de capa da Revista Administrador Profissional destacou o aumento da internacionalização das empresas brasileiras e as oportunidades que se abrem para que nossos profissionais tenham experiências de trabalho no exterior. Um dos executivos entrevistados foi Lucas Entringer Simões, que atuou na China. Em seu depoimento relata: “O impacto de se morar na China é único, principalmente nos primeiros meses. Tudo é bem diferente, comida, idioma, cultura, negócios, e isso mais do que tudo torna essa experiência tão única e interessante, tanto pelo lado profissional quanto pelo pessoal”(Fonte: Administrador Profissional, Fev/2011, Ano 34, Nº 296)

Segundo a autora do capítulo uma situação como esta exigiria o desenvolvimento das habilidades citadas em:

Escolher uma resposta.

a. Cuidados com apresentação profissional, pois inclui o asseio corporal e a vestimenta adequada a profissão, tipo de função e localização geográfica.

b. Competência social, pois integra todas as habilidades citadas, todas elas necessárias e importantes ao bom desempenho na situação apresentada.

c. A capacidade de adaptação e flexibilidade, pois devemos conhecer a outra cultura sem sobrepor nossas valores sociais.

d. Habilidade de comunicação, pois além dos fatores necessários a comunicação eficaz, acresce a necessidade de aprender o idioma do país.

e. Boas Maneiras e Etiquetas Sociais, pois envolve diretamente a questão de ter respeito por costumes diferentes e lidar com situações difíceis.

...

Baixar como  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »