TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento Regional

Exames: Desenvolvimento Regional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  2.547 Palavras (11 Páginas)  •  487 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Considerando que o mercado atual está cada vez mais competitivo e o ambiente mudo cada vez mais drástica e rapidamente, a necessidade de um bom relacionamento entre organização e seu ambiente externo fica cada vez mais evidenciado com o aparecimento da globalização. As empresas procuram se estruturar, reduzindo hierarquias e corrigindo deformidades, buscando assim uma adaptação de seus custos e incentivando a qualificação. Com isso, procura obter mais qualidade em seus serviços.

Essa nova realidade faz com que os administradores das organizações sejam avaliados por sua capacidade de identificar, desenvolver e explorar competências.

É através deste pensamento que vamos fazer um levantamento completo da empresa apresentando novas alternativas para que a mesma possa sobreviver e ampliar cada vez mais sua participação no mercado através do planejamento estratégico.

1 DESENVOLVIMENTO

1.2.1

REESTRUTURA ORGANIZACIONAL:

A reestruturação organizacional baseia-se na necessidade de readequar uma organização a um novo modelo de gestão com ênfase na eficiência de processos e transparência nos resultados.

A empresa do Sr. Eustaquio é um exemplo de organização totalmente avesso a este modelo. A empresa produz copos, talheres entre outros produtos descartáveis para festas e eventos diversos. Durante anos o pai do Sr. Eustaquio conduziu a empresa concentrando todas as funções e desempenhando quase todas as atividades de supervisão e orientação das atividades e dos funcionários.

Portanto, todas decisões sobre o negocio sempre foram tomadas por ele com pouca ou nenhuma participação dos demais envolvidos nos processos e atividades da empresa. Nesse sistema centralizado, a empresa cresceu e conseguiu sobreviver a todas as dificuldades que atravessou nos quarenta anos em que esta no mercado. No inicio eram apenas 4 funcionários e 2 maquinas de estrusão. A empresa esta dividida em duas áreas distintas, a de Administração e a de Produção.

Os setor administrativo preocupa-se exclusivamente em comprar e vender, pagar e receber, alem da folha de pagamento.a área financeira esta abandonada, pois os funcionários que deveriam atuar nesta área, estão somente preocupados com a contabilidade da empresa. Não existe setores de compras e nem de vendas, existem três vendedores, este não estão cumprindo seu papel dentro da empresa, pois se preocupam somente em anotar os pedidos repassados pelos revendedores parceiros.

Embora haja todos esses problemas o Sr. Eustaquio consegue manter sua condição financeira equilibrada junto com os bancos e fornecedores, deixando passar a oportunidade de investir na empresa, pois seu patrimônio proporciona condições interessantes para obtenção de recursos de terceiros a juros baixos, podendo assim melhorar as condições de trabalho, comprando maquinários novos e promovendo salários melhores aos seus colaboradores.

REESTRUTURA E REORGANIZAÇÃO NA AREA DE PRODUÇÃO

Na produção, a empresa conta com poucas maquinas para realizar os trabalhos, alem dos trabalhadores estarem totalmente desorganizados, fazendo todo tipo de tarefa relacionado ao processo produtivo, com isso desperdiçando tempo e de matérias. O repasse dos materiais fabricados é feita por uma pequena rede de revendedores. Fazendo com que a produção excedente fique estocada nas prateleiras a espera de compradores.

O investimento é a aplicação de capital em meios de produção, visando o aumento da capacidade produtiva,ou seja, em bens de capital. O investimento produtivo se realiza quando a taxa de lucro sobre o capital supera, e o Sr. Eustaquio teria que adquirir mais maquinário. Com a compra de mais maquinas, seria necessário também contratar mais funcionários capacitados para trabalhar com as maquinas.

A proposta de organização para área de produção seria a seguinte:

- Colocar pessoas capacitadas para operar as maquinas, pois isso ajudará a produção da empresa a melhorar, conseqüentemente ira produzir mais, poderá vender mais e os salários que era baixo dos funcionários poderá sofrer um aumento.

- Instalação de um programa que integra toda loja, podendo então o cliente enviar seu pedido de compra, fazendo com que assim o programa disponibilize informações de tempo, material e pessoal a ser utilizado em determinada produção.

- Verificar disponibilidade dos produtos armazenados em estoque no setor da expedição, com devida identificação e lançamento em sistemas, para ter acesso de quantidades em relatórios, podendo assim prover uma venda programada.

Emitir e acompanhar as ordens de produção:

- Receber os pedidos dos clientes, realizar a análise crítica analisando as quantidades e prazos para entrega, gerar as necessidades de compras, emitir e acompanhar as Ordens de Produção.

- Gerar as necessidades de compra através das ordens de compras disponibilizadas no sistema, podendo assim verificar a matéria prima disponível no momento ou tendo tempo para providenciar sua reposição.

ELEMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO:

O planejamento é um elemento fundamental para a sobrevivência das organizações, para prever ações, escolher caminhos ou estabelecer processo de tomada de decisão, o planejamento precisa ter uma visão global do sistema e estudar cenário futuros. Por esses e outros fatores criou-se uma imagem de complexidade e de dificuldade sobre o planejamento. Entretanto, todos que lidam com ele no seu dia-a-dia o fazem com absoluta naturalidade.

O planejamento é a determinação antecipada dos objetivos a serem atingidos e dos meios pelos quais esses objetivos devem ser atingidos. É a decisão do que fazer, como fazê-lo e quem deverá fazê-lo. É a mais fundamental das quatro funções do processo administrativo porque estabelece a ponte onde estamos e onde queremos estar.

- Organização: É o processo administrativo que visa à estruturação da empresa, reunindo pessoas e os equipamentos, de acordo com o planejamento efetuado.

- Divisão do Trabalho; O objetivo imediato e fundamental de todo e qualquer tipo de organização é a produção, Para ser eficiente, a produção deve basear-se na divisão do trabalho

- Especialização; A especialização do trabalho constitui uma maneira de aumentar a eficiência e de diminuir os custos de produção,

- Hierarquia; Em toda organização formal existe uma hierarquia, Portanto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com