TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Do Desenvolvimento Regional

Trabalho Escolar: Teoria Do Desenvolvimento Regional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/11/2014  •  9.534 Palavras (39 Páginas)  •  453 Visualizações

Página 1 de 39

1 INTRODUÇÃO

No final do século XX o Pará assume, no bojo da política brasileira de integração nacional, o papel de Estado captador e gerador de divisas externas necessárias à continuação do processo de desenvolvimento nacional como também do modelo substitutivo de importações.

Nesse período o dinamismo da economia paraense encontrava-se centrado na exportação quase que exclusiva de um conjunto de produtos de origem extrativo mineral, baseado pela presença em seu território de diversos empreendimentos capitalistas de grande porte, intensivos em capital, objetivando basicamente a extração e beneficiamento mineral, sendo sua produção destinada exclusivamente para abastecer o mercado internacional, de acordo com a política de desenvolvimento planejada para a economia nacional.

Ao Estado do Pará, e, por conseguinte, a economia paraense, foi imposto um novo modelo de desenvolvimento, baseado seja na transformação do modelo de desenvolvimento da economia brasileira como pela presença do Estado brasileito como agente incentivador do processo de desenvolvimento da Amazônia.

A partir da integração da sua economia à estratégia de desenvolvimento nacional, o Estado do Pará passou a se especializar na produção e exportação de produtos minerais, de alta intensidade de capital, e de produtos agroindustriais, voltados para o atendimento do mercado internacional.

Em face disto, formula-se a seguinte questão: De que forma se consolidou a estratégia de desenvolvimento da economia paraense de dependência ao mercado internacional? Uma vez que os produtos que predominam na pauta de exportação da economia paraense são oriundos da indústria de mineração e da agroindústria, que tem como lógica a expansão e o desenvolvimento subordinado e dependente da demanda do mercado internacional.

O presente estudo tem por relevância entender como se deu e como está sendo direcionado o desenvolvimento da Economia Paraense, visto que os vários estudos feitos foram considerados limitados por não abordar tal questão.

Sendo assim, objetiva-se nesse estudo, de maneira geral, analisar o desenvolvimento da economia do Pará no período de 1995-2008 com vistas a evidenciar a consolidação da Estratégia de Desenvolvimento de inserção da economia regional à globalização econômica.

Especificamente, objetiva-se analisar a relação existente entre a Teoria da Base de Exportação e a Teoria dos Pólos de Desenvolvimento com o desenvolvimento da economia paraense no período a ser analisado, bem como identificar a relação existente entre a Estratégia Nacional de Integração Regional com a Estratégia de Desenvolvimento planejada para o Estado

paraense, e ainda analisar de que forma e sob quais setores produtivos se deu a consolidação de tal estratégia.

Para a realização desta pesquisa, será utilizada a base de dados do sistema Aliceweb, sistema oficial de estatísticas do governo brasileiro, desenvolvido e administrado pela Secretaria de Comércio Exterior – SECEX, que faz parte do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Será necessário ainda pesquisar os constantes trabalhos da questão do Desenvolvimento Regional, dos pólos de crescimento e do Desenvolvimento do Pará.

Os dados analisados, no período que compreende os de 1995 até o ano de 2008, serão os da pauta de exportação do estado, para assim identificar se a estratégia de desenvolvimento que vinha planejada pelo governo brasileiro desde o início da década de 90, de integração da economia nacional com o mercado internacional globalizado, foi consolidada no âmbito da economia Paraense.

O período dos anos de 1995-2008 foi selecionado, visto que, a estratégia foi concebida nos anos 70, mas a sua consolidação se fez nos anos 80 em diante, onde começa a produção de todos os empreendimentos, como também a consolidação da estratégia de desenvolvimento planejada no II PND.

Far-se-á necessário também a análise bibliográfica sobre o assunto, assim como as abordagens dos diversos especialistas sobre o assunto, para que, seja feita uma análise consistente sobre o problema de pesquisa.

Para tanto, esta pesquisa, constituída neste trabalho foi dividida em quatros capítulos, incluindo este capitulo introdutório. O capítulo 2 refere-se ao estudo acerca da Teoria da Base de Exportação e da Teoria de Pólos de Crescimento e sua relação com o desenvolimento da economia do Estado do Pará. Por conseguinte, o capítulo 3 discorrerá sobre a política de integração regional à economia nacional, evidenciando as consequências desta integração a economia paraense. O quarto capítulo discorrerá sobre a análise dos dados e resultados colhidos na pesquisa com vistas a evidenciar sobre quais setores se deu a consolidação estratégia planejada para economia paraense. Por fim, no último capítulo serão apresentadas as conclusões auferidas com o presente estudo bem como as considerações finais sobre o tema pesquisado.

2- ASPECTOS TEÓRICOS DO DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL E URBANO.

As atividades econômicas não estão presentes em todas as partes do território, visto que a concentração econômica, as descontinuidades espaciais e as desigualdades regionais são fatores difíceis de serem evitados. No entanto, os custos da mobilidade espacial têm sido relaxados.

Ao longo do processo de crescimento econômico as regiões crescem de forma diferente, seja por sua estrutura produtiva seja por sua disponibilidade de recursos, independente de políticas relacionadas a este fato, sendo que, por conta desse processo, o desenvolvimento econômico não ocorre de forma homogênea.

Assim, objetiva-se neste capitulo apresentar as noções de espaço e região, objetivando o máximo entendimento acerca da discussão sobre a economia regional. Busca-se ainda analisar as principais teorias de desenvolvimento regional, para que seja possível identificar de que maneira o desenvolvimento econômico acontece em diferentes espaços, bem como quais os determinantes dos diferentes padrões e encadeamentos do desenvolvimento, a partir do uso da Teoria dos Polos de Crescimento e da Teoria da Base de Exportação.

2.1. ESPAÇO E REGIÃO E SUA INTERAÇÃO COM A ECONOMIA REGIONAL.

A compreensão das atividades regionais é feita através do estudo da economia espacial e regional, sendo que seus principais problemas estão relacionados à concentração do capital e o agrupamento das atividades produtivas distribuídas irregularmente ao longo do espaço (HADDAD, 1989). Assim, como as regiões são economias abertas e estão constantemente relacionando-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 38 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com