TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento de PAG

Trabalho acadêmico: Desenvolvimento de PAG. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/3/2014  •  Trabalho acadêmico  •  3.495 Palavras (14 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 14

SUMÁRIO

1.0. Introdução PAG.3

2.0. Desenvolvimento PAG.3

2.1. Premissas da Teoria da Administração PAG.3

2.2. Organizações Mecanicistas x Organizações Flexíveis PAG.4

2.3. Estudo e Características das Teorias PAG.5

2.3.1. Teoria Clássica da Administração PAG.5

2.3.2. Teoria da Burocracia PAG.6

2.3.3. Teoria Estruturalista PAG.6

2.3.4. Teoria das Relações Humanas PAG.7

2.3.5. Teoria Comportamental PAG.8

2.3.6. Teoria de Sistemas PAG.8

2.3.7. Teoria Matemática PAG.9

2.3.8. Teoria da Tecnologia da Informação PAG.9

2.3.9. Teoria Contingencial PAG.10

3.0. Considerações Finais PAG.11

4.0. Referências Bibliográficas PAG.12

1.0 - INTRODUÇÃO

Com este trabalho veremos como as teorias evoluíram e quais as suas contribuições para as organizações, diante das pesquisas realizadas e das conclusões que nos levaram a confecção desta Atps.

Descobriremos a sua importância na solução de problemas, sua evolução e como continuam a evoluir diante dos cenários organizacionais, passando por todas as etapas propostas neste trabalho.

Desenvolveremos de certa forma, de como exercer o trabalho em equipe, respeitando o colega, sabendo aceitar opiniões, estudando a melhor forma para finalizar um trabalho.

2.0 – DESENVOLVIMENTO

2.1 - Premissas da Administração

Desde as primeiras teorias a respeito da administração, os filósofos influenciaram as primeiras ‘definições’ sobre administração. A partir dos pensamentos de filósofos como Sócrates, Platão e Aristóteles como o homem sensorial e investigativo, a argumentação, a análise racional, a ética e a moral, pode-se definir conceitos da divisão do trabalho, da ordem e do controle. A administração não era o desdobramento de uma ciência na antiguidade, e se vista do ponto de vista comercial, segundo Platão, era um mal necessário à sociedade, mas que não era digno de considerações filosóficas.

Tomam-se destaques desde a idade média, com o desenvolvimento militar e seus métodos de defesa, estratégia e tecnologias permitindo desenvolvimento de cidades, comércio e estruturação de economia.

No século XVIII e XIX, inicia um processo de êxodo, visto que crescia a produção agrícola e o desenvolvimento de maquinários, fazendo com que pequenos artesãos contratassem mão de obra vinda do campo, que era pouco qualificada. Alguns fatores culminantes para o surgimento do Taylorismo inicia-se ai, sendo que era necessário melhora nas estruturas e recursos, bem como sinergia entre as pessoas. Outro fator de influência foi à estrutura militar.

Frederick Winslow Taylor, considerado o pai da administração científica é um dos primeiros sistematizadores da disciplina científica da Administração de empresas adotando modelos cartesianos. O método cartesiano derivou do Ceticismo Metodológico, originário da filosofia de Platão, onde se questionava cada ideia que não fosse clara e distinta seguindo quatro regras básicas: Evidências Reais; Análise do todo em partes; síntese e reagrupamento; enumeração das conclusões.

Com isso o taylorismo caracterizou-se pela ênfase nas tarefas, sendo especializadas, com objetivo de eficiência, além de trabalho ético, eliminações de desperdícios, transferência de experiências, em massa e melhores práticas (Best practices) e gerou muita insatisfação, demissões e estresses para os operários e sindicalistas. O professor PhD em Administração Henry Mintzberg afirma que Taylor foi conduzido por obsessão de seu método que o permitiu um considerável sucesso, mas que ofuscaram completamente os benefícios sociais e o ser humano envolvido nesse processo.

A administração científica teve seus co-fundadores que na mesma época colaboraram com Taylor para a transformação da administração apenas como um modelo organizacional para uma ciência, apesar do empirismo ainda estar muito presente. Destacam-se o casal Frank e Lillian Gilbreth no estudo dos movimentos, onde se propunha uma sistematização e padronização nos movimentos necessários para se realizar uma determinada tarefa, e uma atenção especial à fadiga; Henry Gantt nos estudos sobre resistência à mudança e normas grupais, mutualismo e o controle gráfico diário da produção acompanhar os fluxos produtivos; Hugo Münsterberg que defendia o uso da psicologia como ferramenta da administração através de testes de seleção de pessoal para empresas, definir condições psicológicas mais favoráveis ao aumento da produção e produzir as influências desejadas, na mente humana, do interesse da administração; por analogia cita-se ainda Henry Ford que aplicou com sucesso o taylorismo em sua fábrica de automóveis.

2.2 - Organizações mecanicistas x Organizações Flexíveis: Existiria um meio termo?

Chegamos à conclusão de que se trata de um embate (choque entre ideias) comparativo entre as teorias clássicas e humanísticas, que visavam uma revolução na forma de administrar cada uma em sua época respectivamente.

As teorias clássicas, destacando o taylorismo, propuseram seus métodos numa época em que o mundo estava despertando para a industrialização. O cenário eram fábricas primitivas com mão-de-obra desqualificada e apenas uma urgência: os burgos estavam abarrotados de trabalhadores recém-chegados dos campos, a escassez de comida tornou-se um fator preocupante, tinha-se que aumentar a eficiência da produção, pois as terras cultiváveis eram limitadas.

As teorias humanísticas vieram logo em seguida quando esse cenário socioeconômico se transformou. Outras ciências se desenvolveram e permitiram que a forma de administrar também se desenvolvesse como ciência, pois até então, a teoria clássica era empirista. Com a aplicação das ciências sociais à forma de administrar, teorias como a Munsterberg, mais voltadas à psicologia, e as conclusões da experiência de Hawthorne por Elton

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com