TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento humano e globalização em um ambiente empresarial moderno

Tese: Desenvolvimento humano e globalização em um ambiente empresarial moderno. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Tese  •  1.010 Palavras (5 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 5

Desenvolvimento humano e a globalização na atual conjuntura nas empresas

Com o advento da globalização, as barreiras que existiam entre os continentes foram quebrados. Hoje, por exemplo, crianças navegando no mundo virtual e com acesso a informações que ocorrem nos extremos do planeta virou uma cena comum. No universo corporativo acontece um processo bem semelhante e numa velocidade cada vez mais acelerada, pois adquirir novas tecnologias tornou-se não apenas um privilégio para poucos, mas sim uma exigência para ser competitivo no mercado acirrado.

Dentro desse contexto, as organizações passaram a investir mais no capital humano, afinal são as pessoas que fazem a diferença para o negócio. Em outras palavras, o estímulo ao desenvolvimento do ser humano transformou-se num investimento de mão dupla, afinal ganha a empresa que passa a contar com colaborador mais capacitado como também o profissional que adquire novas competências, sejam essas técnicas ou comportamentais.

A globalização tem exercido uma influência tão significativa no comportamento organizacional, que os negócios extrapolaram as barreiras regionais e se verifica cada vez mais a adoção de estratégicas mundiais. No mercado é completamente corriqueira a instalação de filiais de grandes empresas pelo mundo, que precisam reportar resultados imediatos e diretamente às matrizes ou às regionais. Dessa troca de informações, depende a conquista de novos clientes, o lançamento de novos produtos e de uma infinidade de outros fatores que determinam a sobrevivência da companhia.

Para atender e essa nova demanda corporativa, inúmeros são os treinamentos ministrados que podem ser observados no mercado. Acompanhar esse ritmo normalmente exige que as organizações contem com profissionais que tenham uma visão ampla do mercado e a realidade demonstra ser necessário ter a presença de colaboradores que dominem mais de um idioma. A questão é como a empresa deve fazer esse investimento de maneira otimizada e que garanta resultados concretos. Por onde começar? Como não obter erros primários? Essas são apenas algumas questões levantadas por muitos profissionais de RH que recebem a missão de capacitar os colaboradores a dominarem um idioma estrangeiro.

Segundo Cláudia Shimizu, gerente de soluções empresarias da Seven idiomas, diante dessa realidade global o inglês foi adotado língua oficial no mundo corporativo. “Podemos, inclusive, observar que há vários grupos de funcionários brasileiros de multinacionais sobressaindo-se em relação aos seus pares estrangeiros e, muitas vezes, eles se tornam líderes de projetos mundiais. Essa já é uma realidade evidenciada na área da Tecnologia da informação”, acrescenta. Estimular os funcionários a falar o inglês tem sido uma realidade visivelmente crescente, pois são esses profissionais que, geralmente, exercem cargos de destaque nas empresas e que fazem a interface com representes estrangeiros.

“Há uma parcela de funcionários de alta performance que necessita do inglês de forma rotineira, onde a cobrança com relação ao aprendizado é acentuada, e talentos sendo desenvolvidos para atingir essas posições de destaque no futuro”, ressalta, ao acrescentar que também existem os casos de funcionários que têm contato com a língua, mas que recebem esses treinamento. Hoje, completamente Shimizu, observa – se que as organizações que mais investem em cursos de língua, são aquelas consideradas altamente competitivas, que já apresentam uma necessidade constante do uso do inglês no cotidiano corporativo, como também empresas que estratégicas e planos globais a curto e médio prazo.

COMO CONDUZIR OS TREIANAMENTOS - Para a gerente de soluções empresarias da Seven idiomas as aulas podem ocorrer tanto no ambiente de trabalho quanto a empresa opta pelo treinamento interno os alunos podem apresentar um melhor rendimento, já que não precisam gastas tempo com deslocamento até à escola. Nesse caso, é fundamental que a empresa ofereça condições necessárias para a realização dos cursos e isso, por sua vez, significa

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com