TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Design de sinalização

Por:   •  30/10/2016  •  Projeto de pesquisa  •  1.466 Palavras (6 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4

3 OBJETIVOS 6

3.1 OBJETIVO GERAL 6

4 JUSTIFICATIVA 7

5 METODOLOGIA 8

5.1 MAPA MENTAL 10

5.2 BRIEFING 11

5.3 NATUREZA DO PROJETO 11

5.4 PÚBLICO ALVO 11

6 PROBLEMATIZAÇÃO 13

6.1 PROBLEMAS INFORMACIONAIS 15

REFERÊNCIAS 16

1 INTRODUÇÃO

Sinalizar significa informar, orientar. Nessa perspectiva integradora, o conceito de sinalização se refere como uma união de informações distribuídas em um espaço físico e vincula-se a aspectos consideráveis como a legibilidade de elementos sinalizadores e a solução dos problemas aos acessos em determinados ambientes (CHAMMA E PASTORELLO, 2007).

A sinalização procura oferecer todas as informações necessárias a respeito de um determinado local ou ambiente. Pode ser utilizada para diversos fins, sendo os principais a identificação, a orientação, a informação e a advertência, todos dentro do contexto a qual ela se encontra, fazendo com que o seu público alvo tenha noção do local que será explorado. A sinalização busca atingir o indivíduo, o qual terá acesso, provocando uma interação que o leva a seguir o que ela induz. Deve ser uma mensagem visual instantânea e que não produz erros, para guiar as decisões do observador de maneira rápida e eficiente, sem que ele tenha que parar para ficar analisando e pensando. Para atingir essa resposta espontânea é necessário, conforme Finke, utilizar de conhecimentos de tipografia, cor e forma, além de wayfinding e também de processos de fabricação.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 SINALIZAÇÃO E DESIGN

A sinalização deve sempre estar em destaque, de preferência utilizando cores que se contrastam, com uma tipografia legível e com tamanho recomendado ergonomicamente, porém não deve alterar a estética decorativa do ambiente e ser discreta, pois o uso dela não é uma obrigatoriedade. É importante ressaltar a necessidade da existência de uma identidade visual, pois assim ela será percebida mais facilmente e manterá uma certa coerência.

As cores utilizadas sempre devem possuir contraste, para assim causar um destaque e ter uma boa legibilidade. A tabela a seguir tem as cores mais indicadas para fazer tais contrastes:

Tabela 01 - Tabela de contrastes. Fonte: Revista Eletrônica Senai SP

É válido também ressaltar o uso de setas e flechas que conseguem indicar uma direção específica e também ícones minimalistas para deixar mais simplificado a sinalização do que com o uso de palavras, obviamente que tais dicas devem ser impostas apenas quando se encaixa no contexto. O tamanho da fonte também precisa ser levado em consideração. Para definir um tamanho, primeiramente é necessário analisar a distância a qual o usuário poderá utilizar a informação contida na sinalização. Deve-se observar a seguinte tabela:

Tabela 02 - Altura mínima das letras em placa de sinalização em função da distância de leitura. Fonte: AfixGraf

2.2 O DESIGN DE PLACAS E SINALIZAÇÃO

Segundo Chamma - A sinalização de rodovias é um bom exemplo. A leitura das placas deve ser imediata e precisa para que o condutor tenha tempo hábil de processar a informação e tomar uma decisão (por exemplo, reduzir a velocidade). Ainda neste exemplo a preocupação com a transmissão da informação é tamanha que se recorre à redundância para relembrar os motoristas constantemente: “saída a 1.000 m”, “saída a 500 m” etc. Mas até mesmo em projetos nos quais a segurança não seja o principal aspecto, a legibilidade ainda é uma constante. Afinal, qual o propósito de se empenhar recursos para transmitir informações que não serão lidas ou que sejam desnecessárias?

A legibilidade é determinada por diversos aspectos e provavelmente irá determinar muitas das escolhas de design. O primeiro aspecto é a chamada qualidade do texto, o qual deve ser conciso e objetivo. Placa não é lugar de romance, ou pior, de enigmáticas poesias concretas. A prática nos ensinou que em textos de sinalização o único modo que realmente funciona é o imperativo: faça isso e não faça aquilo. Nada de ‘talvez’ ou ‘quem sabe’. Suponha que existem três caminhos distintos de um determinado ponto A ao remoto ponto B. Agora apenas imagine colocarmos essas três alternativas em uma única placa – rodoviária, por exemplo. Alguém será capaz de entender algo se estiver atrás de um volante a 100 km/h? Temos três informações que na verdade representam nenhuma.

3 OBJETIVO

O objetivo geral foi criar um novo modelo de placa de logradouro para o município de Londrina, e assim, unificar conhecimento, reduzir custos e aliar a qualidade de legibilidade e compreensibilidade das placas inadequadas e, consequentemente garantir a satisfação da população.

O objetivo espcífico é, através do design, organizar e estruturar o desenvolvimento de uma nova identidade das placas de logradouro, por meio de uma identidade visual, contendo tipografia, conjunto de cores, diagramação que compreenda a correta identificação das informações das placas.

4 JUSTIFICATIVA

Visto que o município tem uma necessidade de melhorias na parte de placas de sinalizações dos logradouros, o projeto tem a finalidade de melhorar e padronizar.

5 METODOLOGIA

A metodologia tem como função direcionar e orientar o desenvolvimento do projeto. Para a realização deste utilizamos a metodologia de Chamma e Pastorello (2007), a qual é divida em 4 fases, sendo elas: de preparação, da geração, da avaliação, da realização. O objetivo da fase de preparação é coletar informações que geram em torno do problema, que possam servir de apoio para as fases seguintes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.2 Kb)   pdf (88.8 Kb)   docx (15.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com