TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Destaques da primeira e segunda revolução industrial

Por:   •  19/5/2019  •  Artigo  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

Destaques da 1ª e 2ª Revolução Industrial

No início da história da humanidade, o homem em suas terras produzia muito pouco, não havia muitos recursos nem instrumentos ou máquinas agrícolas. Com o passar dos anos e o aumento de sua população acabaram sendo desenvolvidos novas técnicas e tecnologias, com isso novas mudanças das paisagens também acabaram sendo notadas como um avanço das atividades agrícolas.

Neste sentido, o que marcou o início da Primeira Revolução Industrial, aproximadamente na metade do século XVIII na Inglaterra, foi a invenção da máquina a vapor. Criada por James Watt que foi um matemático, engenheiro e construtor da máquina. Watt gostava de passar o tempo na oficina de seu pai, um construtor de casas e barcos. Aos 18 anos viajou para Londres a fim de estudar fabricação de instrumentos e com o apoio da universidade acabou desenvolvendo a máquina a vapor e sua aplicação na produção têxtil. Esse processo trouxe modificações significantes na economia e na sociedade tornando-as mais complexas no aumento e na qualidade de suas profissões. As cidades passaram a crescer em um ritmo muito acelerado e o campo começou um processo de mecanismo. Foram instaladas ferrovias que aumentaram a circulação de pessoas e mercadorias, agilizando o transporte da matéria-prima. Sobretudo a máquina havia sido doada por seu inventor com a idéia de  revolucionar  a produção em longa escala, mas paralelo a isso se  inicia também o processo de divisão de tarefas e a extinção dos trabalhos artesanais que até então auxiliavam no abastecimento da população. A revolução industrial chegou em seguida nos transportes  e nas comunicações que usavam  navegação a vapor. O surgimento das hélices que substituiria as rodas também foi outro grande feito para a revolução industrial. Na comunicação veio a criação do Telégrafo eletrônico, uma invenção que impulsionou o desenvolvimento social, econômico, tecnológico e industrial.

Esse modelo industrial estipulado no século XVIII foi sofrendo diversas mudanças e essa busca constante por novidades vem abrir novos caminhos para cientistas e estudiosos. Especificamente, vemos que, a partir de 1870, uma nova onda tecnológica surgiu, a chamada então Segunda Revolução Industrial. Esta ocorre entre o fim do século XIX e o inicio do século XX onde diversos inventos passaram a ser produzidos e comercializados com um ritmo mais acelerado. Os avanços tecnológicos passaram a se intensificar mais ainda com a substituição do ferro pelo o aço e suas produções. A troca das máquinas a vapor pelas de eletricidades também é um dos grandes destaques desse período, assim como a utilização de derivados do petróleo como fonte de energia. O invento do rádio (1891) impulsionou de forma efetiva as comunicações assim como a televisão (1920) e do telefone (1876).  Nos meios de transportes a invenção do automóvel (1885) e do avião (1906) trouxeram drásticas evoluções assim como o surgimento de novas organizações e todos os processos da industrialização.

Essas situações de avanços tecnológicos contribuíram para a modernização de produtos e equipamentos. No entanto percebe-se uma tendência à desvalorização do que não é moderno e um incentivo ao consumismo nas sociedades das quais acabam tendo uma grande perca de riquezas culturais. Essa nova fase apresenta alguns processos tecnológicos da integração física entre a ciência e a produção de novas revoluções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (52.2 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com