TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Duas Escolas

Monografias: Duas Escolas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  6.041 Palavras (25 Páginas)  •  459 Visualizações

Página 1 de 25

UNIUBE

Educação e responsabilidade social

Universidade de Uberaba

Componente especial

Espírito Santo

Novembro / 2012

TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM

Trabalho de construção de aprendizagem

para obtenção da habilitação no curso

de pedagogia apresentando a universidade

de uberaba-uniube.

Preceptor: Marcelo Girondoli

Espirito Santo

Novembro/2012

NTRODUÇÃO

O esforço para atingir estas metas fornece a moral necessária para que o professor tranparaça a segurança de seus conhecimentos e sua autoridade nos assuntos que vai ensinar. É ouvindo o aluno com paciência e criticamente que aprendemos a falar com ele. Aprendendo a escutar o educando, ouvindo suas dúvidas, em seus receios, em sua incompetência provisória, faz com que o docente aprenda a falar com ele. O bom professor deve ser curioso e deve provocar curiosidade. Esta curiosidade deve ser incentivada para que mantenha viva a chama do querer saber, do querer entender. Se esta troca não ocorrer, com o tempo o professor se verá diante de uma situação quase estática, paternalista da maneira de ensinar, que impedem o exercício livre da curiosidade. A curiosidade deve ser democrática. A curiosidade que silência a outra se nega si própria. A educação deve também servir de meio e forma para transformações sociais, mas deve-se ter consciência da sua indevida utilização como meio de reprodução de ideologias dominantes.

Escolhemos a escola EEEF Profª Mariuza Sechin situado em Nova Rosa da Penha Cariacica.

Profª Mariuza Sechin

Segue abaixo a abaixo a história verídica da Professora que deu nome á EEEF Profª Mariuza Sechin.

Nascida aos 24 dias do mês de Janeiro do ano de 1963, no município de nova venécia, Espírito Santo, Mariuza Sechin mudou- se para Cariacica ainda criança e tão logo completou o 2° grau, formou-se no magistério e passou a lecionar na Escola Joaquim Barbosa Quitiba no ano de 1981, de lá foi para a Escola Stelita Ramos, onde permaneceu até seu último dia de trabalho.

Extrovertida e muito dedicada à profissão, Mariuza passou a fazer um curso adicional de matemática, Em 1984 no dia 19 de outubro desse ano, depois de sair da casa de uma amiga de sala de aula, em Itaquari, ela não mais regressou à sua casa, causando um terrível desespero em seus familiares e amigos, principalmente pelo fato de, na ocasião, terem ocorrido alguns crimes contra mulheres naquela região.

No dia 25 de outubro de 1984, o corpo de Mariuza foi encontrado totalmente desfigurado em um matagal, próximo a escola Maria Penedo, em Itacibá, ela fora violenta da e morta no dia 19 de outubro, sendo seu corpo achado seis dias depois.

No ano seguinte em sua homenagem, em Nova Rosa da Penha ||, foi inaugurada a Escola de 1° grau Mariuza Sechin. O presidente era João Figueiredo esta escola atende a cerca de 300 alunos matriculados.

Os planejamentos com os professores acontecem por meio dos chamados PL, com o acompanhamento da Pedagoga de cada horário, a metodologia ainda presente na escola publica,são meio tradicionalistas, como aplicação de provas e trabalhos, porem o uso de projetos que motivam a participação do aluno.

A segunda escola escolhida foi a EMEF Valdice Alves Baier, localizada em Areinha, Cariacica

HISTÓRICO DA NOSSA ESCOLA...

Valdice era diretora do sindicato dos trabalhadores em Educação Pública do Espírito santo (SINDIUPES) e professores de Educação física formada pela Universidade Federal do Espírito santo (UFES). Uma profissional competente empenha na luta por uma educação de qualidade que foi brutalmente assassinada em Maio de 2006.

As obras de construção da escola tiveram inicio através de um Projeto Estadual e logo repassado aos encargos da prefeitura Municipal de Cariacica. Depois de vários problemas relativos á construção, que fez com que a obra ficasse paralisada por anos. O Prefeito Helder Ignácio Salomão, através da Secretária de Educação Célia Maria Tavares, convidou a professora Nara Fonseca Calmon para intermediar e junto com a comunidade, fiscalizar a retomada das obras e a finalização do prédio. Isto implicava toda a parte elétrica, hidráulica, conclusão da quadra poliesportiva, construção da rampa de acesso ao segundo andar (adaptada para atender ao público com necessidades especiais), tudo de acordo com as exigências do Ministério Publico.

A escola municipal de ensino fundamental, VALDICE ALVES BAIER, localizada em Areinha- Cariacica recebeu este nome em homenagem a Professora Valdice e foi finalmente Inaugurada em 16 de junho de 2007. A escola funciona hoje em dois turnos (matutino e vespertino), com 692 alunos frequentando, atendendo ao Ensino Fundamental até ao 7° Ano.

Valdice Alves Baier

exemplos de projetos desenvolvidos nesta escola

PROJETO TRÂNSITO

Na maquete foi construída uma vila, com casas próximas a rodovias, e diversos outros elementos. Nosso objetivo foi trabalhar a questão da sinalização, da responsabilidade do pedestre e do motorista, e também de como a criança deve se comportar, sempre acompanhada de adultos, frisa a nossa diretora Nara. Além da exposição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com