TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dever Do Advogado

Monografias: Dever Do Advogado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/8/2014  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 2

dever do advogado

A advocacia é uma profissão que exige ao advogado que tenha uma reputação, esta se mede por sua moral e seu talento. O advogado é responsavel também pela tutela da moralidade pública, por isso, deve o advogado amoldar sua conduta, sua vida, aos princípios básicos dos valores culturais de sua missão e seus fins, em todas as esferas de suas atividades.

A nossa Constituição mensiona que todos merecem igual proteção da justiça, por isso, não importa classe social, raça e a causa o advogado deverá se comportar de idêntica forma em todos os feitos em que atuar. O advogado deve sempre informar o cliente, de forma clara e inequívoca em relação aos eventuais riscos da sua pretenção e das consequências que poderão advir da demanda, e nunca deve aconselhar seu cliente a desistir de seus direitos; pois viver injustiçado é viver indignamente, também não se deve garantir ao cliente que seu direito será reconhecido, estimular sempre a conciliação entre os litigantes sem ser necessário entrar em aventura judicial. E todavia para o advogado a paciência há de permanecer durante todo andamento da causa, e nunca deve se negar a escutar o cliente, quando atingir um estágio em que o cliente o aborreça ou cause irritação, deverá renunciar o mandato.

O Código de Ética veda ao advogado patrocinar causa contrária à ética, a moral ou à validade de ato juridico, porém o direito de defesa a todos assegurado pela Constituição confere o direito de defesa por um advogado ao acusado do crime mais hediondo e repulsivo pela sociedade.

O advogado está eticamente sujeito a desenvolver o melhor de si na boa representação dos clientes.

O advogado comete falta de ética ao dar tratamento diferenciado entre os clientes de diferentes níveis sociais?

Como diz o Art. 5º " Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade."

Conclui-se então que o advogado deve tratar todos os clientes iguais independentes de classe social, etnia ou raça. Se isso não acontecer o advogado não só comete falta de ética como também age contra a Constituição Federal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com