TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diario Pronto

Casos: Diario Pronto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2014  •  1.108 Palavras (5 Páginas)  •  825 Visualizações

Página 1 de 5

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA

PROGRAMA PROFUNCIONÁRIO

CURSO TÉCNICO EM SECRETARIA ESCOLAR

MARIA DAS GRAÇAS DAMASCENO BATISTA

DIÁRIO REFLEXIVO DA PRÁTICA PROFISSIONAL

Irará -Bahia

2014

MARIA DAS GRAÇAS DAMASCENO BATISTA

DIÁRIO REFLEXIVO DA PRÁTICA PROFISSIONAL

Memorial apresentado ao Programa Profuncionário, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, como requisito parcial à obtenção do certificado de técnico em Tecníco em Secretaria Escolar

Orientadores: Profo Vanessa Reis e Aydê Soza Barbosa e Souza.

Irará Bahia

2014

Disciplina: Educadores e Educandos :Tempos historicos

Orientadores: Vanessa Reis e Aydê Souza Barbosa e Souza

Período: 27/12/2013– 04/01/2014

Memórias reflexivas da prática

Relatório Reflexivel da disciplina Educadores e Educandos: Tempos históricos

A temática a qual se refere esta disciplina é de extrema importância, visto que leva a uma compreensão, por parte dos educadores, da organização da educação, da escola e dos processos de construção das instituições escolares a logo da história do Brasil. Isso possibilita aos profissionais da educação entederem-se como sujeito inseridos nesse processo. Por meio dos estudos das unidades propostas, refletir acerca da importância de estudar e compreender a educação por meio da história.

PRATIQUE 1 -> Como ocorreram as relações entre colonizadores e os nativos? Segundo o filme A MISSÃO, a chegada dos colonizadores foi muito impactante para os índios, visto que eles tiveram suas vidas modificadas. Salientamos que eles tinham uma organização e uma relação com a natureza a qual foi cortada pela imposição cultural imposta pelos colonizadores europeus. No final do filme, podemos notar que índios trocaram a vida na floresta pelas vilas das missões; isso vem nos mostrar que o interesse econômico nesse encontro de culturas distintas a maior vitima foram os nativos. Logo, este encontro acabou com a liberdade indígena, eles adquiriram doenças, perderam suas terras e muitas tribos foram dizimadas. Podemos relatar situações semelhantes segundo o filme DESMUNDO, onde mostra que os nativos pagaram o preço da construção dos sonhos da colônia, sendo escravizados, massacrados e humilhados. O filme também ressalta o sofrimento das mulheres índias, as quais eram estupradas e quase sempre afastadas dos seus filhos os quais eram escravizados nos engenhos. Dessa forma, podemos afirmar que as relações entre colonizadores e nativos não foram de forma ordeira como alguns historiadores tentaram passar, muitos conflitos ocorreram e muitas mortes aconteceram.

Neste quadro ,nós funcionários da Escola Municipal Manoel Joaquim da Silva,chegamos a conclusão que existiu presença raças índigenas também em nosso município, começando pelo significado do seu nome que tem orígem indígena IRARÁ, nascida da luz do sol”.

A palavra IRARÁ vem de “ARARA” uma espécíe de formiga que aparece sempre depois da trovoada e os índios brincavam com elas. Documentos históricos relatam que os primeiros habitantes dessa terra,foram os índios pertencentes à tribo Paiaias.

Historicamente alguns acontecimentos são esquecidos rapidamente, outros permanecem na memória das pessoas. Assim, as escolas atuais vivem momentos de ressignificções de suas funções sociais pedagógica e políticas .As transformações locais, regionais e nacionais podem expressar processos de continuidade ou ropturas com a ordem econômica e social. No cenário, das escolas brasileiras, percebemos muitas mudanças tanto no campo pedagógico ,tanto no campo administrativo e estrutura física.

Levando em conta o Pratique 2 e 3 da história da educação do município de Irará foi iniciada nas fazendas em várias localidades em casa particulares e com professores leigos. A primeira escola oficial do município construída e mantida pelo estado no ano de 1935 e denominada Escola Dr. Juliano Moreira,funcionando até a presente data, atendendo do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, muita coisa já mudou nesse espaço atualmente e uma escola municipal, já passou por várias reformas diversas,houve ampliação,mudanças no campo pedagógico e outras. Todas as mudanças foram em pró da educação do município. Com o crescimento da população e o desenvolvimnto do município muitas mudanças aconteceram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com