TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didatica Geral

Exames: Didatica Geral. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  1.854 Palavras (8 Páginas)  •  425 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA

Polo IACS – Taquara RS

Curso de Pedagogia

Disciplina Didatica

Atividades Praticas Supervisionadas

Taquara, 17 de outubro de 2013.

Introdução

Este trabalho é importantíssimo para o desenvolvimento das habilidades práticas do curso de pedagogia, pois forma um pilar importante para a construção da prática docente, ele nos ajuda a descobrir como poderemos desenvolver uma boa aula aos nossos alunos.

Publico alvo

A turma de Educação Infantil, Berçário IIA observada pelo grupo, encontrada na cidade de Taquara, no Bairro Empresa, é uma escola que dispõe de uma estrutura e materiais adequados às necessidades da turma: TV, rádio, DVD, bolas para esporte, de acordo com a quantidade de alunos que são 15. Os alunos tem idade de 1 a 2 anos e meio.

Na sala de aula, há brinquedos e jogos de estímulo como legos, jogos de encaixe, bonecas, carrinhos. Além de ter também, o canto da Hora do conto, com revistas, livros de histórias e jornais. Disponíveis para exploração dos alunos, e recorte. A sala possui um espaço amplo, e adequado ao numero de alunos, tendo a possibilidade de organizar as crianças em grupos, porém, as mesas são em forma de círculo, não tendo a possibilidade de organizá-los em duplas.

A turma na qual foi feita a observação, demonstra ser bem calma e receptiva, quanto às atividades propostas pela professora. Os alunos são calmos, apenas em alguns momentos, como após o lanche e perto do horário da saída ficam um pouco agitados, mas nada exagerado.

Tema da aula: “Sítio do Seu Lobatto”

Onde falaremos dos animais que vivem no sitio o som que fazem e seus alimentos.

Justificativa

O Projeto surgiu com o interesse dos alunos por músicas infantis e especialmente relacionadas aos bichos. O encantamento dos alunos pelos bichos fez com que escolhêssemos esse tema para ser trabalhado. De acordo com GARCIA (2002, p161), conteúdo é [...] “tudo aquilo que é passível de integrar um programa educativo com vistas à formação das novas gerações. Um conteúdo pode referir-se a conhecimento, atitudes, hábitos etc.” Tudo que é passado a eles é conhecimento, informação, ativação de sua criatividade.

Objetivos

No relatório abordaremos questões do estudo reflexivo e a dimensão do processo didático: ensinar, aprender e avaliar. Para tanto, buscamos na vivência diária de alunos e professores do Berçário A, crianças com idade de um a dois anos, elementos que sustentaram o relato que apresentamos a seguir.

Manifestamos neste relato a importância do professor na construção de um novo cidadão, seus conhecimentos, suas trocas e seus saberes somente serão possíveis através da interação professor/aluno, “Os objetivos da educação resultam da filosofia que orienta a vida dentro de uma cultura. Representam os atributos que a sociedade espera e necessita encontrar em seus membros, delineiam o perfil do homem que a sociedade espera formar”. (HAYDT, Centro de Estudos de pessoal, Operacionalização de objetivos educacionais, 2005, p.11).

O objetivo da aula é desenvolver a fonoarticulação fazendo os alunos imitarem o som dos bichinhos, desenvolver a habilidade motora ampla e fina enquanto estão imitando os bichinhos, fazer os alunos respeitarem os animais e o meio onde eles vivem.

Temos como objetivos:

• Aprimorar a fala e audição através de métodos lúdicos;

• Reforçar a pronúncia dos sons e cores;

• Conhecer e distinguir os bichinhos;

• Incentivar o contato e o cuidado com a natureza e os animais;

• Desenvolver a fonoarticulação;

• Brincar de faz de conta;

• Conhecer as partes do corpo dos animais e do que eles se alimentam;

• Conhecer o que eles produzem e o ambiente em que eles vivem.

Procedimentos de ensino e método

Lançamento do tema

Em “rodinha” iniciar de maneira descontraída e atrativa uma dinâmica – O Professor apresenta uma caixa, com tampa, decorada da maneira que achar mais atraente a seus alunos e dentro de suas possibilidades – Podendo ser caixa de sapatos, de madeira, de vime, de qualquer outro artigo que tenha consumido, ou até mesmo um pequeno baú.

O professor apresenta a caixa dizendo que dentro dela tem o que existe de mais precioso, de mais importante, um verdadeiro tesouro. Propõe, então, uma brincadeira onde cada um terá que olhar o que tem dentro da caixa, ver qual é este tesouro e manter segredo – Um a um deve olhar e voltar ao lugar sem poder contar o que viu – Esta é a regra da brincadeira: Manter segredo.

Dentro da caixa deve conter vários livros de bichinhos, de alimentos, do sitio do seu lobatto, vários por toda a caixa. No momento em que a criança for olhar o tesouro verá varias historias. A professora deve ficar atenta a cada reação individual ao deparar-se com as historias. É fundamental criar um clima de muito interesse provocando sempre: Qual será este tesouro? Após todos terem olhado dentro da caixa e terem tido as mais diferentes reações, cuidando sempre para que não falem enquanto todos não olharem, abrir então o debate, a conversa informal.

• O que vocês viram dentro da caixa? Descobriram o tesouro?

• Aproveitar cada resposta dos alunos, orientando-os quando necessário, mas propiciando que se expressem.

• A conversa deve fluir até o ponto em que o professor perceber que os alunos perceberam que as historias são um tesouro.

A atividade foi realizada com o intuito de desenvolver a fala e a audição através de métodos lúdicos, Brincando de faz de conta imaginando as historias como um verdadeiro tesouro.

Após a realização da Dinâmica do Tesouro, ainda em círculo, sentados de forma confortável, provocar os alunos para que observem que tipos de historias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com