TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula - Ensino Fundamental I - Ciências

Por:   •  18/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.600 Palavras (7 Páginas)  •  567 Visualizações

Página 1 de 7

Plano de Aula

Colégio: Escola Santa Teresa D’Ávila

Aluna/Estagiária: Fernanda Fernandez Madeira

Disciplina: Ciências                                                 Ano/Série: 1ª série

Duração da aula: 4 horas/aula                                Total de aulas: 2 aulas

Conteúdo: Dentro do nosso corpo

Objetivos: Nomear alguns órgãos (coração, pulmões, estômago, intestinos, rins), localizando sua posição no tórax e no abdômen e reconhecendo suas funções.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular: Localizar, nomear e representar graficamente (por meio de desenhos) partes do corpo humano e explicar suas funções.

Recursos utilizados: aula expositiva por meio de slides (retroprojetor e notebook), materiais recicláveis, balões, canudos, fita adesiva, massa de modelar colorida e papel kraft para painel.

Estratégia de ensino:

1ª etapa: Leia com os alunos o título da aula. Converse com eles sobre o que pensam que vão estudar nesta aula. Identifique se ficaram com dúvidas sobre o significado do título da aula. Dê tempo para os alunos conversarem entre si e registre os dados que considerar relevantes para a retomada posteriormente.

2ª etapa: Projete o slide (Figura x) e oriente os alunos para que leiam a proposição. Dê alguns minutos para que observem as imagens e respondam sobre o que estão vendo (se considerar necessário, leve as imagens impressas ou recortes de imagens semelhantes). Converse com eles, questionando-os sobre como podemos fazer tantas atividades no dia a dia e apresente mais alguns questionamentos e observações que os estimulem a pensarem sobre o que tem dentro do corpo humano e sobre alguns aspectos do seu funcionamento: O que acontece com o alimento depois que mastigamos e engolimos? Para onde ele vai? O que você sente depois de correr bastante em uma brincadeira ou jogo? Como fica seu corpo? Como fica sua respiração depois de correr muito? Você já observou as batidas do seu coração depois de fazer atividades físicas, como correr e dançar? O que acontece com a água e o suco que bebemos dentro do nosso corpo? Deixe que os alunos comuniquem suas respostas sem dizer se está certo ou errado. Neste momento, apenas estimule a investigação por meio do levantamento de hipóteses. Explique aos alunos que o nosso corpo é um sistema integrado e que têm órgãos que estão sempre em funcionamento para que possamos realizar nossas atividades diárias.

[pic 1]

Figura x. Slide projetado para elaboração da 2ª etapa da aula.

3ª etapa: Depois do estímulo à discussão sobre a temática da aula no momento anterior, leia a questão disparadora da aula com os alunos, projetada no slide ou escrita no quadro (Figura x). Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sobre o que pensam que tem dentro do nosso corpo e sobre o seu funcionamento. Percorra entre os alunos, certificando-se de que estão conseguindo manter o diálogo investigativo. Não intervenha de forma definitiva em relação às construções argumentativas. Intervenha apenas na organização das discussões, identificando a participação e as hipóteses levantadas. Finalizado este tempo de levantamento inicial de hipóteses, estimule a participação de alguns alunos na comunicação do que pensaram em resposta à questão apresentada. Depois da comunicação das hipóteses levantadas pelos alunos, inicie a exploração conceitual do tema da aula. Explique que o corpo humano é um todo integrado com sistemas e órgãos que o compõem, realizando funções específicas e colaborando para a manutenção e desenvolvimento da vida. Comunique aos alunos que nesta aula irão identificar no corpo humano alguns órgãos internos que estão localizados na região do tórax e no abdômen.

[pic 2]

Figura x. Slide contendo a questão disparadora apresentada na 3ª etapa.

4ª etapa: Depois da conversa inicial explorando as hipóteses levantadas sobre parte do funcionamento do corpo humano, esclareça aos alunos que nesta aula irão aprender sobre a localização de alguns dos órgãos internos do nosso corpo, localizando-os no tórax e no abdômen (coração, pulmões, estômago, intestinos e rins) e reconhecendo um pouco sobre suas funções. Leia para os alunos o título do slide e a proposta de atividade (Figura x). Dê alguns minutos para que desenhem o contorno do corpo de um colega. O desenho servirá como modelo para a construção coletiva da representação e localização de alguns órgãos internos do corpo humano. Um aluno deverá deitar-se sobre o papel kraft e os demais farão o contorno com caneta ou giz de cera. Depois do desenho, convide os alunos para sentarem em círculo com o desenho no centro para conversarem sobre o que pensam em relação a localização dos órgãos. Pergunte aos alunos, convidando-os a mostrar no desenho: “Onde acham que fica o coração? E os pulmões? Será que algum dos órgãos que estamos estudando ficam na parte de trás do nosso corpo? Quantos órgãos ficam no tórax? E no abdômen? O estômago fica perto ou longe dos intestinos?”. Acompanhe a interação dos alunos nas respostas tirando algumas dúvidas e contribuindo para a construção do conhecimento. Intervenha se surgirem equívocos, minimizando as falhas conceituais.

[pic 3]

Figura x. Slide apresentando a proposta de atividade da 4ª etapa.

5ª etapa: Com os alunos ainda sentados em círculo, projete o slide com as imagens dos órgãos internos que estão trabalhando nesta aula ou leve cópias impressas das imagens (Figura x). Retome os questionamentos apresentados anteriormente sobre os nomes destes órgãos e como pensam que eles estão localizados em nosso corpo. Estimule os alunos na apresentação de suas ideias confrontando-as com as primeiras hipóteses levantadas em resposta aos questionamentos feitos no momento do contexto e da apresentação da questão disparadora. Proponha aos alunos a complementação do modelo do corpo humano desenhado por eles no papel kraft. Questione os alunos sobre como pensam que podem acrescentar no desenho os órgãos trabalhados nesta aula. Provavelmente, irão sugerir o desenho e pintura com lápis, giz de cera, canetinha ou tinta. Depois das sugestões, proponha algo diferente (caso as sugestões apresentadas sejam apenas as previstas). Apresente aos alunos alguns materiais (embalagens recicláveis, balões, canudos, fita adesiva e massinha de modelar) que poderão utilizar neste momento da aula para a complementação do modelo. Solicite aos alunos ideias sobre como poderão utilizar os materiais disponíveis para a representação dos órgãos em estudo nesta aula. Após conversa sobre como pensam utilizar os materiais, direcione os encaminhamentos para a parte final da construção do modelo. Sugira aos alunos que utilizem a massinha de modelar e embalagens recicláveis para a construção da representação do coração, do estômago, dos intestinos e rins.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.9 Kb)   pdf (788.3 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com