TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Didática da aprendizagem à distância

Resenha: Didática da aprendizagem à distância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/9/2014  •  Resenha  •  598 Palavras (3 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 3

Didática do Ensino Superior a Distância

Muitos são os debates sobre a educação à distância (EAD). Existe uma definição no Decreto Lei 5.622 de 19 de dezembro de 2005, capítulo I:

[...] caracteriza-se a educação à distância como modalidade

educacional na qual a mediação didatico-pedagógica nos

processos de ensino e de aprendizagem ocorre com a utilização

de meios e tecnologias de informação e comunicação, com

estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas

em lugares ou tempos diversos (BRASIL , 2005).

Ela é uma forma de educação que utiliza métodos e processos que superam a distância física dos que ensinam para os que aprendem. A educação a distância criou uma relação de erudição com os que percebem a necessidade de aprendizado e infindável conhecimento da cultura digital. Novos conceitos, novas práticas de ensino, formas de aprender estão revolucionado conceitos que antes existiam somente na educação presencial.

Na EAD a forma de conhecimento, aprendizado e sucesso em grande parte depende do aluno, da sua condição de estudo, motivação, tempo. Os professores possuem uma importância muito grande em motivar os aprendizes, incentivando a interação, a troca de experiências, as pesquisas virtuais.

Moore (1990) afirma que “educação distância é uma relação de dialogo,

estrutura e autonomia que requer meios técnicos para mediatizar esta comunicação.

Educação à distância e um subconjunto de todos os programas educacionais caracterizados por: grande estrutura, baixo diálogo e grande distância transacional.”

Um dos grandes desafios do aluno do EAD é estudar sozinho, é ter autossuficiência para desenvolver habilidades de aprendizado. No EAD o aprendizado não possui limites, nem fronteiras, com um vasto acesso virtual, uma grande batelada de estratégias que conquistam os alunos no processo de aprendizagem.

Os papéis dos executores que buscam transformar o EAD numa maneira prazerosa de aprendizado e conhcecimento são:

1- Professor- autor de materiais didáticos: responsável pela elaboração dos materiais didáticos, planejando os conteúdos que serão executados e trabalhados.

2- Professor-executor- formador: é o responsável em trabalhar com os materiais didáticos, gerenciando todo o processo e orientando todas as propostas de trabalho e acompanhando o aprendizado dos educandos.

3- Tutores virtuais: São responsáveis pelos educandos, na motivação do processo de aprendizado, os orientando nos ambientes virtuais, realizando atividades presenciais nos pólos de atendimento.

Os três trabalham em sintonia , colaborando e cooperando, com intuito de interagir com os educandos, motivando e contribuindo com conhecimentos significativos nos ambientes virtuais.

Os ma

2. O processo de elaboração do material didático da disciplina “Didática”.

No contexto dinamico

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com