TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Contribuição da Biomecânica no Futebol/futsal

Por:   •  21/8/2022  •  Trabalho acadêmico  •  781 Palavras (4 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO

EFD 143- BIOMECÂNICA APLICADA AO DESENVOLVIMENTO HUMANO

DOCENTE: DANIEL BARBOSA COELHO

DISCENTE: CECI EMANUELE DA SILVA.

MATRÍCULA: 20.1.6148

DATA DE ENTREGA: 10/08/2022.

CONTRIBUIÇÃO DAS ÁREAS DE PESQUISA DA BIOMECÂNICA EM REABILITAÇÃO

A Biomecânica é uma disciplina que estuda e faz análises físicas de movimentos do corpo humano (Art. pág. 1 parágrafo 3). Uma das tarefas da Biomecânica no que se refere as atividades esportivas é a caracterização e melhoria das técnicas dos movimentos através de conhecimentos científicos. No futebol, por exemplo, pode-se observar diversas contribuições para o esporte, dentre estas contribuições podemos citar a análise e melhoria da técnica desportiva, prevenção de lesões, desenvolvimento de equipamentos esportivos etc. Com isso, possibilitando descobrir possíveis falhas existentes na execução de gestos e possibilitando a melhoria do desempenho atlético através da correção e/ou adaptação da técnica desportiva para uma técnica mais eficaz (Art. pág. 2 parágrafo 4).

        No caso da modalidade esportiva futebol, um dos objetos de estudo que está mais evidente nos estudos é como melhorar a técnica do chute, visando um melhor entendimento da habilidade motora, que possa gerar planos de treinamento mais eficazes, em diferentes setores, seja na aprendizagem básica ou no treinamento desportivo de alto nível. O chute é o fundamento do futebol onde o atleta visa, através da sua utilização, atingir a meta adversária, com o intuito de fazer o gol. Esse fundamento pode ser realizado utilizando-se várias partes do pé para realizar o contato com a bola. O conhecimento teórico do chute é um fator importante para o jogador, pois o habilita a diminuir as possibilidades de erros. Deve ser desenvolvido ao máximo sob condições difíceis e com qualquer parte do pé.

        Por exemplo, através de um sistema de medição biomecânica utilizando parâmetros cinemáticos, tais como: cinemetria bidimensional e parâmetros cinéticos, tais como: dinamometria, representada pela força de reação do solo e aceleração (Texto 2, pág. 10 parágrafo 10). É possível trabalhar o chute colocado ou preciso, juntamente com a potência ou ganho maior em velocidade visando dificultar as ações defensivas do goleiro adversário.

        Os profissionais buscam entender mais sobre as habilidades e os movimentos, a partir disso, pode-se definir um padrão cinemático de movimento, ou seja, encontrar um modelo para uma habilidade motora ou movimento. Com isso, poderão ocorrer intervenções na prática, corrigindo o movimento visando à melhora na execução. É importante destacar que em biomecânica esportiva deve-se analisar o movimento de maneira cinemática, através de imagem ou filmagem de um determinado evento. Os equipamentos utilizados podem ser muito simples ou muito sofisticados (Texto 2, pág. 10 parágrafo 3).

        Podemos citar três importantes aspectos de destaque na biomecânica do futebol. Primeiro, a influência dos equipamentos usados em treinos e competições, sendo que, os calçados desportivos atuais são projetados de modo tão específico para atividades determinadas, que a utilização de um calçado inadequado pode contribuir para a probabilidade de lesão. (Cap. 1 pág 23 parágrafo 4). Segundo a análise da eficiência mecânica das habilidades motoras específicas e terceiro, mas não menos importante, estudo da sobrecarga mecânica como estratégia para o entendimento do surgimento das lesões, sem prevenção e tratamento. Através da biomecânica, os profissionais conseguem medir os ângulos e as velocidades das articulações durante os movimentos de salto, corrida, chute, entre outros movimentos de acordo com a necessidade individual de cada atleta. Conseguindo também, medir as forças de reação dos apoios durante a aceleração e a desaceleração, e desta forma pode-se analisar como esse esforço afeta as articulações e os músculos do atleta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (101.6 Kb)   docx (759.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com