TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Disciplina Esportes Coletivos: Futebol, Futsal e Voleibol

Por:   •  31/10/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.011 Palavras (5 Páginas)  •  449 Visualizações

Página 1 de 5

ATIVIDADE DO CICLO 1

Disciplina Esportes Coletivos: Futebol, Futsal e Voleibol

                                                                

Porto Alegre

2018

  1. Explique com suas palavras como foi o processo de nascimento do futebol, a criação das regras e a padronização dessas regras a nível mundial.

O futebol, diferente alguns outros esportes como o voleibol e basquetebol, que foram criados para atender a determinadas demandas a partir de práticas esportivas já existentes. Ele foi fruto da evolução histórica de inúmeros jogos com bola, praticados por diversos povos em diferentes épocas, e que, em determinadas situações e condições históricas, foi alvo de institucionalização, tornando-se um dos pilares do esporte moderno.  As informações mais precisas em relação a gênese do futebol apontam que na China praticava-se o tsutchu, algo parecido com o futebol, há aproximadamente 2.300 anos. Já o futebol moderno começou a ser criado em 1848, quando, na Universidade de Cambridge, uma conferência reuniu a maioria dos diretores de colégio que praticavam o esporte. Nessa reunião, foi decidida a proibição de usar as mãos e os braços ( com exceção do goleiro ) no jogo. As regras, entretanto, não foram aceitas por todas as escolas. Quinze anos mais tarde, em 26 de outubro de 1863, reunidos na taberna freemason, em Great Queen Street, Londres, onze clubes e escolas criaram as bases para as regras que hoje regem o futebol. Foi fundada, então, a Football Association.

  1. A história conta que o futebol chegou ao Brasil trazido por Charles Miller em sua viagem de volta da Inglaterra, em que trouxe em sua bagagem bolas e uniformes. Lendo os relatos históricos, cite algumas semelhanças e diferenças do futebol inglês que chegou ao Brasil e do futebol praticado atualmente.

O futebol chegou oficialmente ao Brasil na última década do século 19, trazido por  Charles Miller, mais precisamente em 1894. Mas, apesar disto, há estudos que relatam que jogos com bola já eram praticados em nosso país. Por exemplo, existe registros que a partir de 1864  ingleses tripulantes de navios mercantes praticavam um jogo com bola no litoral brasileiro, que tudo indica ser o futebol.  Nesta época  o jogo era  considerado como um “ agrupamento de vadios e desordeiros”. Um tempo depois, já sendo considerado como futebol, e não apenas um “jogo de bola”, começou a fazer parte do regulamento do Colégio Pedro II, e era encarado com um caráter essencialmente elitista, em que apenas os estudantes dos colégios grã-finos tinham a oportunidade de participar. E por este motivo, no seu início no Brasil, o futebol enfrentava a concorrência de outras práticas esportivas, como o ciclismo, o remo, o tiro ao alvo, o críquete e corridas de cavalo.

  1. Em sua opinião, qual a relação do futebol com o racismo no início do século 20 e nos dias atuais?

O futebol desde o início funcionava como um diferenciador de classes sociais. Ou seja, pela prática esportiva amadora, a burguesia da época mostrava e reafirmava a todos a crença em sua superioridade social e, também, racial. O futebol, assim como os demais esportes da época, era extremamente elitista e excludente. Só eram admitidos praticantes de famílias ricas, como os barões do café, empresários e altos funcionários das companhias industriais inglesas. O próprio Charles Miller, quando organizou o futebol moderno no Brasil, realizou os primeiros jogos em clubes da elite paulistana. E realmente com o passar dos anos outras classes sócias foram inseridas no jogo, para momentaneamente conquistassem igualdade. Um exemplo disto foi em 1904, que no time de Bangu (The Bangu Athletic Club)  não havia um grande número de funcionários de alto escalão pra jogar futebol com dois times completos, então operários da linha de produção interessados em participar foram convidados, tornando o Bangu o primeiro clube a permitir o acesso de operários a este esporte, que até então era apenas da burguesia carioca a paulista.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (193.5 Kb)   docx (73.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com