TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Diferenças De Administração

Seminário: Diferenças De Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  Seminário  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 2

Começamos com a escola clássica, que tinha o seu modelo de liderança formal dentro das organizações, dando ênfase aos processos e estruturas,

O treinamento e incentivos financeiros aumentavam a produção

Características: divisão do trabalho, especialização do trabalhador, centralização das decisões, impessoalidade nas decisões, e a busca por Processos e Estruturas Perfeitas, agiam com racionalidade absoluta

Seguiam apenas uma linha de raciocínio, observando o homem como previsível, controlável, egoísta e utilitarista em seus propósitos, que receberam criticas como, uma visão limitada do homem e incompleta da organização.

Logo após veio a Escola de Relações humanas, modelo de liderança Informal, considerando o lado humanista, que o homem não tem apenas necessidades fisiológicas, e sim necessidades de segurança, necessidades sociais, de estima e de auto-realização.

começa a tratar de forma mais complexa os seres humanos. Criando novas perspectivas para a administração,buscavam conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos, começa-se a pensar na participação dos funcionários na tomada de decisão e na disponibilização das informações acerca da empresa na qual eles trabalham. O Humanismo é uma corrente filosófica que afirma que o homem é o valor mais importante de uma sociedade e que todos os seres humanos são iguais.

Já o estruturalismo mostra-se como divisor de águas, essa teoria trouxe uma importante ruptura com relação às anteriores. Ela mostra a organização como sendo um sistema aberto que se relaciona com o ambiente e com outras organizações. A Teoria Estruturalista baseia-se no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam. Portanto, o todo é maior do que a simples soma das partes. O que significa que os sistemas organizacionais não são a mera justaposição das partes. A teoria da burocracia também fazendo parte do estruturalismo.Esta teoria caracteriza-se por sua múltipla abordagem, englobando em sua análise a organização formal e informal, recompensas materiais e sociais e entre outros, reconhecem os conflitos organizacionais, ditos como inevitáveis. Por fim, os estruturalistas fazem uma análise comparativa entre as organizações, propondo tipologias.

Visavam, a necessidade de visualizar "a organização como uma unidade social complexa na qual interagem grupos sociais" que compartilham alguns dos objetivos da organização (como a viabilidade econômica da organização), mas podem se opor a outros (como a maneira de distribuir os lucros).

O estruturalismo vê a organização interagindo com o meio externo, porém seu foco não está nos estudos do ambiente. A organização para os estruturalistas era considerada um sistema aberto de trocas, entretanto focavam nos aspectos internos e estruturais do sistema organizacional, concentrando assim suas idéias. Visava o homem como individuo flexível, resistente á frustração, capaz de adiar recompensas, com desejo permanente de realização, habilitado a mudanças rápidas e continuas que age estrategicamente para atingir seu objetivo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com