TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dificuldade Aos Servicos públicos Saúde

Exames: Dificuldade Aos Servicos públicos Saúde. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/10/2013  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  409 Visualizações

Página 1 de 4

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

1 INTRODUÇÃO

Percebe-se que vem crescendo a importância do reconhecimento técnico sobre a perspectiva do usuário quando se aborda a qualidade de serviços de saúde. O seu papel como protagonista do sistema de saúde tem impacto direto na melhoria da relação entre ele e o serviço. Assim, é fundamental conhecer como os usuários avaliam o atendimento a eles prestado, para repensar as práticas profissionais ou intervir sobre a forma de organização dos serviços, visando seu aperfeiçoamento. É necessário considerar, porém, os limites próprios a estudos baseados na percepção do usuário, cujo olhar deve ser complementar ao do técnico.

O desafio do nosso país é tornar a saúde uma real prioridade de governo, pois todas as pesquisas de opinião mostram que a saúde é o principal problema na visão da população respondam aos anseios da população brasileira, aumentando significativamente o orçamento da saúde e fazendo a sua regulamentação definitiva. O que se fala em melhorias ao atendimento a população, já que a diferença de classe infelizmente é prejudicial aqueles usuários que frequenta os postos de atendimento público.

Em relação aos impasses do SUS, uma questão muito importante é a interferência política na implantação do sistema. Um sistema único, que deveria funcionar como rede, não resiste a comandos políticos, às vezes, antagônicos, nos municípios, estados e no próprio governo federal. O exemplo disso é ver que tem postos de atendimentos equipados, mas no entanto, não tem o profissional para atender os usuários que precisam de certos acolhimentos, isso acontece, exemplo de descaso em muitos postos de saúde, não tem capacidade e a população necessitada de tal atendimento fica horas e horas esperando por atendimento do SUS. Consultas que demoram meses, deixando quem necessita deste atendimento em longas espera.

2 DESENVOLVIMENTO

Considerando-se que acesso e acolhimento são elementos que podem favorecer a reorganização dos serviços e a qualificação da assistência prestada, este estudo tem por objetivo caracterizar, a partir da ótica de usuários, o acesso ao atendimento e como vem sendo prestado o serviço que lhes é oferecido, quanto à forma como são acolhidos, em uma unidade de saúde.

Acesso e acolhimento são elementos essenciais do atendimento, para que se possa incidir efetivamente sobre o estado de saúde do indivíduo e da coletividade. Tem-se observado inúmeros problemas nos serviços básicos de saúde com relação a acesso e acolhimento. Há serviços com áreas físicas tão pequenas que não dispõem de uma sala de espera, outros em que, mesmo contando com um bom local para espera, não encontraram fórmulas para extinguir as filas. Outros ainda em que, pela grande demanda reprimida, existe comercialização de lugar na fila de espera. Às vezes as condições materiais são boas e busca-se praticar um bom atendimento, mas inexiste qualificação adequada dos funcionários da recepção ou, pelo contrário, monta-se um bom serviço de recepção, triagem e pré-consulta que culmina com um mau atendimento no momento da consulta, na qual se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com