TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acesso Ou Dificuldade De Acesso Aos Serviços Publicos

Pesquisas Acadêmicas: Acesso Ou Dificuldade De Acesso Aos Serviços Publicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2013  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  668 Visualizações

Página 1 de 2

Introdução

Nos últimos anos a população vem testemunhando muitas mudanças nas estruturas políticas, sociais e econômicas do mundo. A chegada da internet revolucionou o acesso à informação, e como fruto deste processo de mudança, surge novos desafios para o Estado. Neste contexto, na construção de um ¬¬¬governo eletrônico integrado, a adoção de padrões torna-se fundamentais com vistas a garantir a acessibilidade portais governamentais. Por meio do uso de tecnologias e formatos digitais abertos é possível democratizar e universalizar o acesso aos serviços públicos. Distâncias físicas podem ser superadas, viabilizando a prestação de serviços públicos de forma ágil e eficiente a milhões de brasileiros. Os “velhos métodos” cedem lugar à um mundo novo, ágil, e cada vez mais digital. Este movimento traz reflexos diretos nos governos e nas estruturas necessárias a atuação do governo perante à sociedade, que por sua vez está se adaptando e aprendendo a lidar com este cenário. No Estado, diversas reformas se sucedem com características, métodos e técnicas de diferentes naturezas, que buscam modernizar a organização para adaptar as novas possibilidades e demandas da sociedade.

O advento da Internet trouxe a rápida expansão e evolução dos meios de comunicação, que ampliaram e revolucionaram o acesso à informação, provocando um processo de comunicação jamais experimentado pela humanidade. As fronteiras físicas estão desaparecendo em meio à revolução digital que evolui rapidamente. Como fruto deste processo de mudança, este cenário caminha em velocidade acelerada, com novos desafios e paradigmas para o Estado. Os projetos de inclusão digital estão mais abrangentes, proporcionando a expansão do acesso à Internet e tornando-o mais democrático. Os dispositivos móveis estão cada vez mais interconectados e tornando-se acessíveis a uma camada maior da população. A informação agora torna-se um dos principais ativos das organizações e, por consequência, o uso adequado das tecnologias da informação e comunicação tornam-se fatores determinantes para o sucesso neste ambiente. As reformas administrativas pelas quais o Estado passa, neste momento, são realizadas em todas as suas áreas, esferas e poderes, visando a flexibilização e modernização da máquina pública para adequá-la a esta nova realidade. Há um processo de transformação que é iminente e irrefutável.

Atualmente existem inúmeros serviços públicos prestados pela Internet, mas nem sempre oferecidos de forma integrada, o que obriga o usuário a realizá-lo em etapas; muitas vezes, até mesmo, a partir de mais de um local físico, mais de um sítio ou portal. Para mudar esse quadro, o governo vem estruturando soluções de integração desses serviços. Antes, porém, é necessário priorizar quais serviços devem ser integrados e as estratégias para garantir o sucesso da iniciativa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com