TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acesso Ou A Dificuldade De Acesso Da Populaçao Aos Serviços Publicos

Artigos Científicos: Acesso Ou A Dificuldade De Acesso Da Populaçao Aos Serviços Publicos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2013  •  222 Palavras (1 Páginas)  •  837 Visualizações

Primeiramente para dar inicio ao relato sobre o sistema de saúde temos que começar com a seguinte questão. O que é um sistema de saúde? Qual seu contexto histórico?

A lei que criou o sistema nacional de saúde no Brasil, como resultado de um processo de lutas, debates políticos que datam pelo menos ao início do século XX denominado reforma sanitária e simultaneamente a evolução das concepções de saúde pública no panorama internacional, define um sistema de saúde como… o complexo de serviços do setor público e do setor privado voltado para ações de interesses da saúde… abrangendo atividades que visem à proteção e a recuperação da saúde… Esse sistema particularmente evoluiu para criação do Sistema Único de Saúde SUS, mas refere-se ao complexo de serviços e atividades que aqui analisamos como componente dos sistemas de saúde.

Em Pernambuco todos os dias a imprensa e as redes sociais mostram denúncias e queixas dos usuários que buscam atendimento nas unidades médicas do estado, enquanto o governo mostra que tem construído UPAs em todo estado. Uma equação que não convém com a propaganda governamental de que tudo é uma maravilha.

Citamos como exemplo o caso do jovem Anderson José de Souza Martins, de 24 anos, que durante três, ficou sentado em uma cadeira no Hospital Getúlio Vargas, e faleceu, segundo a família, vítima de mau atendimento.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com